quarta-feira, 25 de maio de 2016

Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio conhecido como Enem 2016, é o caminho para o estudante ingressar no ensino superior, através dos processos seletivos do SISU, Sistema de Seleção Unificado PRO UNI.

Excepcionalmente as provas do Enem 2016 serão aplicadas no mê de Novembro, dia 05, no Sábado, e dia 6 no Domingo, a alteração foi feita pelo MEC já que este é o ano de eleições municipais que acontecerão em Outubro.

O MEC já assegurou que mesmo com estas alterações nas datas das provas, que a divulgação dos resultados individuais e a participação nos programas sociais voltados ao ensino superior não será afetada.

As inscrições para o Enem 2016 estão próximas de encerrar no dia 25 de maio de 2016 e podem ser feitas por qualquer estudante, inclusive pelos estudantes que ainda, não concluíram o ensino médio, mas, desejam utilizar as notas para obter o Certificado de Conclusão do curso.

A diferença é que esses estudantes no ato da inscrição devem informar o nome da instituição que está autorizada a receber os seus dados para obter o certificado. A lista de todas as instituições certificadoras está disponível no Edital do Enem 2016.

A inscrição pode ser feita até as 23h59min do dia 25 de Maio de 2016, através do site http://Enem 2016.inep.gov.br/ 

·       Para fazer a inscrição o aluno deve preencher os seguintes dados:

·       Número do cadastro de pessoa física CPF;

·       Número do documento de identificação pessoal RG;

·       Informar endereço de e-mail válido;

·       Pagar a taxa de inscrição de R$ 68,00, até o dia 25/05/2016, em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios, senão a inscrição não terá validade;

Alguns estudantes são isentos do pagamento da taxa de inscrição, isso vale para aqueles matriculados na rede pública de ensino e cursando o último ano do ensino médio, assim como estudantes que declararem carência socioeconômica.

Quem precisar fazer a declaração de carência socioeconômica, basta preencher o formulário no ato da inscrição, as informações são de responsabilidade dos participantes, mas, o Inep pode a qualquer solicitar documentos que comprovem a veracidade das informações.

Matérias das provas do Enem 2016

·       No dia 5 de Novembro serão aplicadas as provas de Ciências humanas e Ciências da Natureza;

·       No dia 6 de Novembro serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação;


É bom o aluno ficar atento ao horário de chegada, já que os portões dos locais de provas serão abertos as 12:00 h em ponto e fechados as 13:00 h em ponto. Nenhum atraso é justificado. As provas começam as 13h30min.

Fonte: enem2017.me

Nenhum comentário:

Postar um comentário