Filmes 3D sem óculos especiais

Olá Pessoal

O que motivou a escrever esse post, foi a minha visita ao Youtube canal 3D. E também a nova moda do cinema: Os filmes 3D

Vejam um exemplo de filme 3D no Youtube:

Não faz muito sentido você entrar num canal 3D sem ter um óculos especial para isso, não é ?!

NÃO !

Não se você conhecer a técnica de assistir filmes 3D, sem óculos especiais :D

Voltemos um pouco no tempo, e paremos na era do livro “Olho Mágico”. Lembraram ? Se você leitor, não gostava muito de frequentar livrarias e bibliotecas, talvez não conheça, então vou lhes apresentar:

Te parece familiar ?!

Pois bem, a visualização da imagem 3D escondinda dentro da figura é possível da seguinte forma, fixe os olhos na imagem, e tentem olhar através dela. Com algum tempo, a imagem vai começar a se destorcer, e como num passe de mágica, uma imagem tridimensional, surgirá diante de seus olhos.

No ínicio leva-se um certo tempo até acostumar a ver essas figuras, mas depois fica bem fácil.

Agora a parte científica.

Essa técnica de inserir imagens 3D em figuras, chama-se : Estereograma. Buscando o verbete na Wikipédia encontrei :

Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional. Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da tridimensionalidade.

Há anos, os estereogramas têm sido feitos sobrepondo-se fotografias com tomadas de ângulos ligeiramente distintos. Atualmente voltaram à fama, graças aos RDS (Random Dot Stereogram), criados com softwares específicos.

Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.

Então ?! Viram como é fácil ver filmes em 3D sem precisar dos óculos especiais ? Basta treinar os olhos um pouco e vocês nunca mais precisaram de óculos 3D

Bem, espero que tenham gostado.