Gustavo Roberto

www.gustavoroberto.blog.br

Manual de Bobinagem – Motor Trifásico —

Manual de Bobinagem

Cálculo dos dados de bobinagem:

Método prático e simples de cálculo da bitola do fio e quantidade de espira de motores cujos originais sejam desconhecidos.

Sempre que possível, prefira copiar a bobinagem original, se esta ainda existir, pois os cálculos e medições de fábrica são mais precisos.

Os dados que devem ser copiados são:

-dados da placa de identificação

-numero de ranhuras,

-número de bobinas,

-tipo de ligação,

-número de espiras de cada bobina,

-forma e dimensões de cada bobina,

-Passo do enrolamento,

-Seção do condutor

 

Determinação do número de espiras:

Dados necessários:

Di – Diâmetro interno do estator (cm)

L – Comprimento do pacote (cm)

P – Numero de pólos

N – Numero de ranhuras do estator

B – Indução estimada do entreferro(Considerar 5000Gauss)

f – Freqüência da rede

V – Tensão da rede (V)

 

Procedimento:

-Localizar o esquema a ser utilizado, conforme instrução do capítulo 4, determinando o passo médio do enrolamento(p),

-A partir do passo médio, determinar o fator de enrolamento(ξ),pela tabela de dados técnicos para escolher ou modificar o passo do enrolamento(anexo 2)

Cálculo do passo polar (tp):

Tp = (3,14 x Di)/P (cm)

Fluxo magnético estimado (Ф):

Ф = (B x tp x L)/1000 (M Maxuel)

Numero de espiras por fase (ZF):

ZF = (50 x V)/2,22 x Ф x f x ξ x (k x k1)/k2

Onde:

K=1, para enrolamento em camada dupla,

K=2, para enrolamento em camada única,

K1= numero de ligações em paralelo para tensão especificada,

K2= 1 para ligação em triângulo

K2= 1,73 para ligação em estrela

Numero de espiras pó bobina (Z):

Z = (3 x ZF)/N ; O valor adotado deve ser o numero inteiro mais próximo.

Para valores muito pequenos de Z, quando este arredondamento for superior a 5%, é necessária a escolha de esquema com maior numero de ligações em paralelo, aumentando-se assim o numero de espiras e minimizando o erro.

 

Determinação da bitola do fio:

A seção do fio a ser usado, pode ser determinada pela formula:

S = ( I x k2)/((d x 1,73 x k1)

Onde:

S=seção do fio em mm²

I=Corrente nominal do motor (obtida da placa de identificação ou catálogo)

d= densidade de corrente, escolhida em função da potência do motor, conforme abaixo:

- Menores ou iguais a 10CV, 7 A/mm²

- de 10 a 50CV, no máximo 5,5 A/mm²

K1 e k2 conforme definido anteriormente.

A bobina do fio é obtida através da tabela do fio de cobre esmaltado (anexo 1) onde escolhe-se aquela correspondente à seção normalizada imediatamente superior a calculada. No anexo 3 está a tabela comparativa entre bitolas no sistema AWG e Métrico e a respectiva variação percentual da área da seção transversal.

 

Ajuste final – Fator de enchimento:

A relação entre a seção de cobre dos fios e a área da ranhura é chamada fator de enchimento, cujos valores ideais são apresentados a seguir para vários tamanhos de ranhuras.

Área ran.(mm²)

30

50

75

100

150

Fator enchim.

0,28

0,32

0,37

0,40

0,43

 

Valores muito abaixo deixarão os fios muito soltos dentro das ranhuras. Muito acima aumentarão consideravelmente o tempo de inserção das bobinas.

No campo a determinação da área da ranhura é pouco prática, porem por experiência ou tentativas, poderá ser obtido o ajuste final do número do fio, caso o enchimento fique muito alto ou muito baixo.

OBS:

O ajuste na fábrica é feito a partir de ensaios e cálculos precisos sempre tomando-se em conta a elevação de temperatura do motor e buscando valores ótimos das demais características.

Por isso deve se desconfiar se o ajuste resultar em valores de densidade de corrente em completa discordância dos valores apresentados como típicos.

O máximo fator de enchimento executável, para fios de seção circular, está em torno de 0,45.

tabela_fios

 dados_tecnicos

 

P = Passo médio do enrolamento

Z = % de espiras a mais por passo do enrolamento encurtado

ξ = Fator de enrolamento

 

Exemplo: Se encurtarmos o passo do enrolamento de um motor de 36 ranhuras, 4 polos de 1:10 para passo 1:8, deveremos aumentar as espiras 6,4%.

Esta tabela informa a equivalência entre o padrão Americano A.W.G. e o sistema métrico internacional.

A medida refere-se a bitola do fio ou a sua área da seção reta:

tabela_awg

 

Fontes:

MANUAL DE BOBINAGEM WEG – CAT:541.17/022003

http://www.ufrgs.br/lmeae/arquivos_manuais/fios/fios.pdf

http://www.elbest.eng.br/tabelas/awgmm.htm

Se este texto te agradou, ou te ajudou de alguma forma, e você deseja me gratificar, basta clicar no botão abaixo.
Uma doação de qualquer valor, me ajuda com os custos de manutenção do Blog, e remuneração de alguns autores.







Categorised as: Eletricidade


430 Comments

  1. michel disse:

    mano esquemas de motores, aqueles dados que falam qual é o passo, calculo das espiras, tipo de fio etc vc tem? se voce tem posta, por que essa teoria não ajuda nada, esses calculos nao dão certo, se voce tem os esquemas weg posta os links e nao fica enchendo vidrinho

  2. Roberto Vasco disse:

    Michel, oa cálculos tambem fazem parte do dia a dia do profissional. Esses que voce vê acima são o mínimo dos mínimos(de cunho prático mesmo). Esses cálculos foram tirados linha por linha do próprio manual de bobinagem e sem ele voce não faz nada, a menos que voce ainda tenha o bobinado antigo em condições de identificação. Quanto ao manual WEG, não tem mais da forma impressa. Hoje é todo por meio eletrônico e só quem pode acessar são os representantes e oficinas autorizadas.
    Se voce estiver apertado, me informe exatamente qual é o seu caso e o que voce está precisando em termos de esquemas. Forneça como dados o tipo do motor, numero de ranhuras, etc, que aí eu consigo escanear o manual do pessoal de uma oficina conhecida e então te mandar via e-mail.

  3. [...] história começa num post onde nosso colaborador Roberto Vasco, publica um post : Manual de Bobinagem – Motor Trifásico e na sequência recebe o seguinte comentário : michel on julho 14th, 2009 at 9:56 am [...]

  4. Dailton disse:

    Olá Roberto, gostei bastante das fórmulas pois estava procurando material pra começar a rebobinar motores, estou inclusive buscando livros, manuais mas estou com dificuldade de encontrar. Por favor se vc tiver qualquer mais algumas informações que me ajudem a me tornar apto a bobinar motores por favor manda pro meu email cardosodai@ig.com.br

  5. Roberto Vasco disse:

    Dailton, bom dia. Seria interessante conseguir o manual de bobinagem WEG ou de outros autores. Voce poderia procurar em livrarias técnicas, na praça de São Paulo ou outras tambem fortes.
    O da WEG, segundo fiquei sabendo, hoje em dia já não vem mais em forma impressa e na forma de arquivo eletronico só os representantes e assistentes técnicos autorizados conseguem acessar. Se voce conseguir contatar alguns desses seria proveitoso. Se voce estiver apertado com algum caso específico de algum motor em manutenção na sua bancada, se voce me passar os dados dele, posso conseguir numa oficina de conhecidos, escanear a página do manual que eles tem e te enviar via e-mail.
    sds.Roberto Vasco.

  6. Paulo disse:

    Estou projetando dois motores DC brushless, trifásicos, um deverá ter diâmetro externo do estator que é fixo em 172 mm e o rotor é que roda externo, tipo de ventilador de teto, sendo este com 36 ranhuras no estator e 12 polos (imãs), e um outro menor com o estator com 100 mm de diâmetro externo tendo 16 ranhuras e 8 polos (imãs), ambos imãs samarium cobalto, ambos com ligação delta, e tô tentando descobrir a bitola dos fios e como seria a configuração das bobinas, outros dados 12 volts, 10 watts, 2000 rpm.

  7. Roberto Vasco disse:

    Paulo, não sou especialista em aspectos construtivos de motores nem habilitado a projetos de motores. Consultando verifiquei que o manual de bobinagem WEG fala em determinação do número de espiras;cálculo de passo polar; número de espiras por bobina; Cálculo da seção do fio e fator de enchimento. Esses cálculos são gerais para motores. Não sei se vale para um motor especial como esse caso ou se existe algumas diferenças significativas.Os esquemas de bobinado apresentados são para vários tipos de motor trifásico e monofásico; mas não há nenhum da espécie que voce deseja. robertovasco@hotmail.com

  8. ssoaresmartins disse:

    O tutorial que nosso amigo postou só não da certo se o técnico for incapaz, há anos faço os calculos de motores obedecendo essas regras e da certinho, agora quanto a esquema e passo polar isso qualquer experirnte despresa, porque é só dividir a circunferencia de acordo com a polaridade desejada, e tipos de bobinas vc se ajeita a que mais te sastisfaça. mas é muito boa a formula

  9. Carlos Renato disse:

    Boa Tarde,

    Roberto estou com dificuldade de rebobinar um motor, devido ele ter chegado a mim com o rebobinamento alterados, segue abaixo os dados do motor:
    – Arno
    – IV pólos
    – Monofásico
    – Diâmetro interno 110mm
    – Pacote 70mm
    – Ranhuras 36

    Espero que possa me ajudar, desde já Obrigado.

  10. roberto vasco disse:

    Carlos renato, verifiquei no manual de bobinagem que para monofásico, 4 pols e 36 ranhuras, voce tem 36 opções a escolher.Teria que pedir ao pessoal da oficina para escanear as seis folhas e te enviar, ou te apresentar o menu com as opções para voce escolher qual te atende e escanear só aquela.
    robertovasco@hotmail.com

  11. Carlos Renato disse:

    Roberto obrigado por se preocupar com a minha dificuldade, gostaria de receber as seis folhas citadas para fazer um estudo mais detalhado e decidir qual a melhor maneira de solucionar este motor.
    Desde já obrigado.

  12. Leonardo disse:

    Agradeço se tiver como mandar o manual da weg escaneado.

  13. roberto vasco disse:

    Leonardo, boa noite. Não tenho esse manual escaneado. Já procurei saber o preço para escanear tudo e vi que realmente é proibitivo pois são quase 200 páginas e o menor preço que consegui foi de 1,80 por página. Então quando preciso de pouca coisa, o pessoal de uma oficina conhecida me faz a gentileza de copiar.
    sds, robertovasco@hotmail.com

  14. nivaldo manoel da silva disse:

    ola! bom dia
    trabalho com motores eletricos e perdi minha formula de calculos de motores monofasicos, gostaria que se possivel me enviar.
    antecipadamente
    nivaldo

  15. Kim San disse:

    amigos,sou eletricista fiz meu curso na escola Escola cuca lega, eles tem o curso prático de enrolador de motores, bacana mesmos, já assisti a uma aula gratis, vale a pena.
    quem sabe poder ser util pra vc.o tel é (11) 4228 2861
    espero ter colaborado.
    um forte abraço

  16. Ermenson AMARAL disse:

    Se você puder gostaria de receber manual de bobinagem monofasico de 2, 4, 6 polos e trifasico

  17. roberto vasco disse:

    Ermenson,solicite pelo meu e-mail, robertovasco@hotmail.com, que te mando em várias partes pois é muita coisa e os arquivos são meio pesados ( fotos que tirei de um manual ).

  18. Roberto Leite Meira disse:

    POr gentileza,se possivel enviar p/ este email esquema de bobinagem de motor de 24 canais 6 polos (trifasico).
    no meu manual da WEG ñ tenho este esquema (tenho espiras e bitola de fio do motor) Já usei varias vezes o calculo demonstrado acima com certeza bate certinho. Desde já agradeço muito!

  19. roberto vasco disse:

    Roberto Leite, Motor trifásico 24 ranhuras e 6 polos não consta no manual de bobinagem da WEG que possuo, de 02/2003.
    Sugiro que entre no site da WEG e escreva um e-mail fazendo a consulta.

  20. llesco disse:

    eu conheço este tipo de bobinado de motor 24 ranhuras 6 polos
    na minha regiao tem aparecido muitos.

  21. Alvaro disse:

    tem como vc me passar oque significa 5 kgauss, se possivel me mande um exemplo de motor ja feito com esses dados

  22. Alvaro disse:

    tentei usar esses cauculos mais não deu muito certo, gostaria que vc me desse uma luz

  23. Roberto Vasco disse:

    Alvaro: K Gauss = 1000 Gauss(densidade de fluxo magnético ou indução magnética).
    No sistema CGS, Um gauss é a indução magnética num ponto de um campo magnético no vácuo no qual a intensidade do campo é um oersted.veja o estudo, por exemplo no site: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo_magnetico/inducao_mag/ . equivalente a 1 maxwell por cm2 ou a 1 linha de indução magnética por cm2.
    A indução magnética dos pacotes magneticos utilizados em motores e transformadores depende da qualidade do material do qual a chapa de ferro do pacote é feita. è uma característica do processo de fabricação, da composição química( Fe, Si, C, etc). Normalmente os fabricantes da chapas fornecem esses dados se for solicitado. Por outro lado o projetista tambem pode especificar para o fabricante o que ele precisa nesses termos. Normalmente as dos motores estão entre 5 e 15 kilogauss.
    Robertovasco@hotmail.com

    .

  24. Roberto Vasco disse:

    Alvaro, voce consegue ser mais específico em relação ao que não deu certo ou possivelmente onde o cálculo furou. Assim eu poderia consultar um especialista da área de bobinagem de motores para ver se ele poderia nos ajudar.

  25. Mateus disse:

    olá, Roberto eu preciso de uma ajudinha. Comprei um motor no ferro velho para colocar em uma maquina, mas o motor estava cortado, não pude tirar os dados dele, preciso dos dados pois tenho que terminar a maquina, se poder me ajudar.

    o motor é WEG modelo 160
    RPM 1160
    ranhuras 48
    comprimento do pacote: 260mm
    diametro: 160mm
    tensão: 380-660

  26. Roberto Vasco disse:

    Mateus, estou te mandando por e-mail
    robertovasco@hotmail.com

  27. Angelo Delabio disse:

    Olá, estou precisando de ajuda para calcular um motor trifásico de 42V.

    Segue os dados:

    12 PÓLOS
    60HZ
    0,5CV
    42V TRIÂNGULO
    36 RANHURAS
    PACOTE DO ESTATOR (COMPRIMENTO) 80MM
    DIÂMETRO INTERNO DO ESTATOR 80MM
    DIÂMETRO EXTERNO DO ESTATOR 120MM
    RANHURA QUADRADA (TIPO B) COM ÁREA APROXIMADA DE 47MM²
    DIÂMETRO EXTERNO DO ROTOR (ALUMINIO) 79MM
    DIÂMETRO DO FURO DO EIXO 24,5MM
    RANHURAS DO ROTOR 30

    Agradeço desde já.

  28. Angelo Delabio disse:

    Segue meu e-mail para resposta da dúvida acima.

    a.delabio@uol.com.br

  29. José Luiz Cabral da Silva disse:

    Gostaria de saber se você vende ou sabe quem vende bitola de fio de cobre e materiais para manutenção de motores elétricos.

  30. Mauricio disse:

    Boa noite. Faço rebobinamento de motores tambem e gostaria de saber como faço para mudar o numero de polos de um motor WEG mod. 100 de 24 ranhuras. Ele é de 2 polos e queria passar para 4 polos. Qual a maneira mais simples. desde já agradeço.

  31. Roberto Vasco disse:

    José Luiz, não vendo nem sei quem vende.Mas voce encontrará com facilidade as lojas especializadas no ramo que tem todo o material para te fornecer em várias cidades do brasil a fora que atendem inclusive pedidos a enviar pela transportadora que voce escolher, caso seja em outra cidade diferente da sua.
    Robertovasco@hotmail.com

  32. joseilson manoel monteiro disse:

    gostaria de recebe o esquema de rebobinamento do motor weg 50cv 4 polo mod.200L rpm 1730 dimensão do nucleo comprimento200mm largura 200mm.

    estamos com dificuldade em rebobinar alem do esquema completo e muito importante se poderem informar a expessura do fio,quantidade de espiras e o passe.
    atenciosamente agrademos jm motores
    sao jose do egito-pe.
    (87) 9619 3467

  33. Roberto Vasco disse:

    Joseilson, na tabela construtiva WEG consta:
    Notor 50 CV, 37KW,carcaça 200L, 4 polos, diâmetro 206mm comprimento 280mm, 48 ranhuras,fio 4×16 + 2×17,espiras 6:5:6:5, passo 8:10:12:14, ligação série, camada dupla, esquema 48-04-11/1-A.
    robertovasco@hotmail.com

  34. Dino disse:

    Ola amigos, preciso do esquema de bobinagem do motor monofasico 1/15CV de ar coodicionado a marca do motor e brasil 220V, duas rotação 50HZ 940/910 e 60HZ 1110/980rpm onde consigo pois naõ consegui tirar o esquema de ligação, danificou muito… abçs.

  35. mauricio disse:

    Tenho um motor Arno modelo E 180(LBVPRQQ)
    A=114(220V)
    A=66(380v)
    RPM=1750
    Di= 180mm
    L= 185mm
    P= 04
    N=36
    B=
    F=60Hz
    V= 220/380v
    Você pode me ajudar, informando o a bitola do fio e o número de espiras por bobina. Quanto retornar envie para mauriciobravet@ig.com.br e aline@reidasbombas.com.br aos cuidados de maurício .Desde já grato

  36. Roberto Vasco disse:

    Dini, não tenho essa informação de motor Brasil 2 velocidades 50/60 Hz. Vou perguntar a algum amigo da área de motores para ver se eles tem algo.
    sds, Robertovasco@hotmail.com

  37. Maria silva disse:

    Estou com um motor que veio alterado no bobinado,vc pode me ajudar/
    esse bobinado é para 50 HZ e esta trabalhando em 60 hz,não consegui fazer a mudança do calculo.

    Pacote 180
    Diametro 140

    Sendo que esse motor é duas velocidades,4 e 8 polos,7,5 Cv
    È possivel sanar esse ploblema?

    Fico no aguardo.

  38. Roberto Vasco disse:

    Maria, Olhando para as formulas do cálculo verifica-se que a mudança de 50Hz para 60Hz no cálculo, faz com que diminua o numero de espiras por fase em 1,2 vezes ou seja 20%).Conforme voce pode observar na fórmula:
    Zf = ((50 x Tensão x K x K1 ) / ( 2,2 x fluxo x Frequencia x Fator de enrolamento x K2 )).
    1,2 é a relação de 60 sobre 50.
    robertovasco@hotmail.com

  39. Carlos Humberto disse:

    Meu nome é Carlos Humberto e gostaria de tirar essa dúvida para efetuar os cálculos de bitola de fio:
    Onde encontro este dado? Como calcular?
    K1= numero de ligações em paralelo para tensão especificada.
    Desde já agradeço.

  40. Roberto Vasco disse:

    Carlos Humberto, a bitola do fia é obtida do dado calculado seção(mm²). Com esse valor voce vai na tabela de bitola de fios, escolhe o valor em mm² mais próximo ao que voce calculou. As vezes não cai muito próximo e assim voce acaba tendo que combinar quantidades de espiras de duas ou mais bitolas de fios diferentes cuja soma seja mais próxima da seção calculada.
    K1 é conforme o esquema de ligação escolhido no manual de bobinagem.
    Numero de espiras por fase (ZF):
    ZF= (50 * v * k1 * k2)/ (2.22 * Ф *F * ξ * k2 )
    Onde:
    K=1, para enrolamento em camada dupla,
    K=2, para enrolamento em camada única,
    K1= numero de ligações em paralelo para tensão especificada,
    K2= 1 para ligação em triângulo
    K2= 1,73 para ligação em estrela

    sds, Robertovasco@hotmail.com

  41. Carlos Humberto disse:

    Roberto, talvez não fui muito claro em minha pergunta. Não sei o que é o K1, o que é numero de ligações em paralelo para a tensão especificada. E se a ligação interna do motor for em série? Você poderia mandar um exemplo de cálculo de bitola de fio?
    Muito obrigado

  42. ADEMIR disse:

    OLÁ, GALERA ESTOU ENTEREÇADO NO MANUAL DE REBOBINAMENTO WEG ALGUÉM DE VCS PODIA ENVIA PRA ME NO EMAIL ademiralc@hotmail.com

  43. ADEMIR disse:

    Estou começando a aprender a rebobinar se alguem poder enviar qualquer dica pra agradecerei do basico ao avançado… ademiralc@hotmail.com.

  44. richardt disse:

    Roberto, bom dia.
    necessito fazer alteração de um motor

  45. richardt disse:

    Roberto, bom dia, necessito fazer alteração em um motor weg trifasico de 220 V para 380 V, 60 Hz. voce poderia me dar uma luz? sou um pouco leigo neste assunto. veja o que poderia fazer, me enviando uma tabela, pois não sou tecnico credenciado da weg, e estou no interior.
    muito grato desde já.

  46. dcvalencioeletricidade.zip.net

    Olá! Adentrei nesta pagina, por sinal muito boa, e notei seu grande conhecimento numa área que sou leigo, porem que tenho muito interesse mas pouco saber. O motivo pelo qual me fez navegar na net foi que estou precisando de um esquama de ligação de motores trifasicos em 220v. Esclareço que um dia obtive este esquema porem por motivos alheios a minha vontade, fiquei sem ele(fui até cidade ocian, vi um motor trif. funcionando com 2 capacitores de partida e um interruptor na rede 220v, desmontei o conjunto e fiz um esquema, porem na volta, na rodovia, fui assaltado e levaram junto o esquema. Resumindo: Nunca mais achei. Se voce poder me auxiliar, ficarei muito grato. Sem mais Daniel

  47. fabiano disse:

    tenho um motor de 15 cv modelo 132 4 polos weg
    tentei fazer o calculo mas nao consegui vc tem o esquema para me passar

  48. Roberto Vasco disse:

    Fabiano, deixe seu e-mail ou entre em contato por : robertovasco@hotmail.com

  49. fabiano disse:

    fabianoeletrica2008@hotmail.com

    roberto tenho um motor weg modelo 132 15 cv 220v/380/
    fiz o rebobinamento mas a corrente passo da nominal
    ligado em 380v era para dar 17A esta dando 25 e esta esquentando muito eu o copiei como estava antes mas acho eu que ja estava feito com esquema errado
    agradeco des de ja se voce poderia me passar o esquema desse motor

    di=47cm
    l=15,5cm
    p=4
    b=5000
    f=60
    v=380v

    obrigado

  50. Roberto Vasco disse:

    Fabiano, vai pelo e-mail.
    sds,robertovasco@hotmail.com

  51. fabiano disse:

    roberto muito obrigado pela resposta vc salvou meu emprego

    por curiosidade existe alguma tabela disponivel desses esquemas de motores weg.se disponivel vc pode me enviar obrigado.

    fabianoeletrica2008@hotmail.com

  52. Daniel Leite Medeiros disse:

    Gustavo Roberto,conheci o teu blog achei muito interessante e muito técnico,e bem formalizadas suas teorias.apenas gostaria de saber se há possibilidade do envio deste manual de bobinagem,pois sou eletricista enrrolador mas nunca adquiri este tal manual.pois mudei de categoria de eletrica com manutenção industrial onde compreende-se comandos e força.agora estou pretendendo ingressar na categoria de enrrolamento de motores e precisava dar uma atualizada.desde ja te agradeço o empenho em ajudar a acrescentar conhecimentos,a todos que busca uma resposta.

  53. Roberto Vasco disse:

    Daniel, só tenho o meu de uso, na forma impressa e são muitas páginas ficando difícil de copiar. Mas se você tem alguma dúvida específica cuja solução conste em alguma parte desse manual posso fotografar a(s) página(s) em questão. Talvez voce consiga com algum representante do fabricante ou encontre em alguma livraria técnica ou mesmo biblioteca de escolas técnicas.
    sds, robertovasco@hotmail.com

  54. Daniel Leite Medeiros disse:

    Roberto,valeu obrigado pela informação vou tentar adquirir com o fabricante. qualquer dúvida que me apareça antes de conseguir entrarei em contato contigo.no momento estou desempregado e não posso te ajudar.mas assim que melhorar vou fazer a minha parte.fico grato e valeu pelo blog na intenção de melhorar a educação técnica dos nossos profissionais e a quem tem interesse.

  55. gutemberg disse:

    olá! boa tarde ,gostaria de ganhar o calcúlo para motores trifásicos
    e monofásico;pois perdi á mesma, fico grato!

  56. Jessé disse:

    tenho uma carcaça de motor WEG 315 sm de 250 cv, gostaria de saber se posso rebobinar para 200 cv em 6 pólos e como ficaria o esquema de ligação.
    dados do motor:
    c/p: 470 mm
    d/p: 320 mm
    n° de ranhuras: 72
    agradeço desde já.

  57. Roberto Vasco disse:

    Jessé, andei consultando umas tabelas do fabricante e constatei que a de motores de 4 polos vai até 350CV, mas a de 6 polos acaba em 150Cv, então fiquei preocupado de haver algum impedimento técnico e nem fiz o cálculo. Achei melhor consultar pesoal especialista da área de motores para ver o que me dizem. robertovasco@hotmail.com

  58. Renato disse:

    Olá, preciso ligar uma resistencia calefartora 110v,194w de um motor de 350cv, é preciso proteger meu painel, ou simplesmente colocar um disjunto e ligar? me da uma dica ?

  59. Roberto Vasco disse:

    Renato, não se deve ligar nada sem proteção. Pelo menos um fusível para abrir em caso de curto circuito é prudente colocar. robertovasco@hotmail.com

  60. Udo Voigt disse:

    Gustavo Roberto.

    Gostei do seu trabalho,mas eu estou procurando um programa de execução de esquemas de bobinagem trifásico, dos mais variados sistemas, desde 4 polos ate 50 polos, ligaçoes serie paralelo etc.

    Se souberes alguma informaçao me mande a informaçao.

    Atenciosamente

    Udo Voigt

  61. Roberto Vasco disse:

    Esses são motores especiais para aplicações especiais. Se ben que hoje é mais comum usar o o inversor de frequência com um motor convencional. ESSE MATERIAL EU NÃO TENHO. Robertovasco@hotmail.com

  62. Ola pessoal.. alguem pode me ajudar em me fornecer uma apostilha de como rebobinar motores eletrico desde já acradecendo ajuda

  63. Roberto Vasco disse:

    Cláudio, não disponho desse material. è possível que voce consiga com alguem que tenha feito Senai ou outra escola profissionalizante. Tambem nas livrarias técnicas e bibliotecas de escolas técnicas, Senai e outyras escolas profissionalizantes. Hoje Voce encontra cursos por correspondencia, mas a prática depois é insubstituível.
    robertovasco@hotmail.com

  64. junior disse:

    ROBERTO BOA NOITE!

    ME TIRA UMA DUVIDA. É POSSIVEL LIGAR UM MOTOR TRIFASICO EM UMA REDE MONO COM O AUXILI DE UM CAPACITOR DE PARTIDA??

  65. Roberto Vasco disse:

    Junior, a última vez que conversei com alguem a esse respeito e começamos a conversar sobre isso, constatei que na verdade a pessoa utilizava um equipamento que está sendo oferecido hoje na praça para essa finalidade e que na verdade não é mais do que um inversor de frequêcia, alimentado com a rede monofásica. O funcionamento característico desse tipo de equipamento é assim: Voce alimenta com duas fazes ou fase e neuto ou três fases, com a tensão compatível com a que o fabricante indicou. Essa alimentação passa por uma ponte retificadora que a transforma em tensão contínua. Essa então serve de fonte de alimentação para uma ponte inversora trifásica constituída de seis componentes chaveadores de potencia( tiristores, IGBTs, etc), que entregam na saída tensão em corrente alternada trifásica que alimentará o motor das características indicadas pelo fabricante(tensão, corrente, potência, frequencia, velocidade, etc).
    sds, Roberto Vasco

  66. renato disse:

    boa noite meu caro amigo gostaria se possivel vc me ajudasse,estou com um motor trifasico eberle 8polos 36 ranhuras 3fios 19awg 32 espiras ligaçao em serie,rebobinei mas a amperagem esta alta 220-380 nominal 31-18amp.talvez o fechamento esteja errado desde ja agradecido.

  67. renato disse:

    esse è meu imail obrigado.

  68. Roberto Vasco disse:

    Renato, seu e-mail não apareceu aqui.

  69. wilson j.balardin disse:

    Olá estamos com um problema na rebobinagem de um motor 3 velocidades
    sendo 2 polos bobinagem individual e 4/8 polos um bobinado dahlander. Nas potencias 45/75/150 kw tensao 380v. Na bobinagem dahlander esta com a corrente alta.As medidas do pacote são :
    diam.260 mm
    comp.pac.330 mm

    equip. ELEKTROSCHEMA KUTTER.

    AGUARDAMOS SUA RESPOSTA.
    DESDE JA AGRADECEMOS.

  70. Roberto Vasco disse:

    Wilson, este é um motor especial a respeito do qual não possuo referências,nem de cálculos, nem de esquema de bobinados. Vale a pena ressaltar algumas considerações a respeito desse caso: Antes de pensar em recalcular, mexer na configuração do bobinado, etc, primeiramente voce precisa levantar as causas dessa alta corrente: Marcações duvidosas/ligações incorretas? Baixo isolamento? Curto entre espiras? Potência aquem da solicitada pela carga? Sobrecarga mecânica? Tensão de alimentação inadequada? Problemas no circuito de força? Depois de fazer uma teste de consistência de cada uma das hipótesis, mediante os resultados de cada ensaio específico para cada uma dessas e de chegar as causas mais prováveis, concentre-se nelas e vaça as verificações necessárias a uma análise mais profunda dessas, que certamente seu problema se não ficar resolvido totalmente, já estará bem encaminhado.
    sds, robertovasco@hotmail.com

  71. Nelson Donisete Amaral disse:

    tenho um motor weg !/2 cv que é de 06 polos sendo que a tensão maior
    é 2-3-6 são ligados juntos 5-1 rede 4 rede eu queria saber para tensão menor ou seja para ligar em 110.porque eu apaguei o esquema e agora preciso mudar para tensão menor. Obrigado

  72. Roberto Vasco disse:

    Nelson,
    Ligação 110V: 1-3-5-L1 e 2-4-6-L2
    Ligação 220V: 1-5-L1 e 4-L2 e 2-3-6 unidos
    sds, robertovasco@hotmail.com

  73. JAISON disse:

    ola meu nome e jailson tenho uma oficina de rebobinamento de motores nao fis curso o pouco que sei aprende com um amigo e gostaria de saber se existe alguma formula de mudar um motor 2 polos para 4 polos se tever envie para ese

  74. JAIlson disse:

    ola gustavo!Meu nome é jailson moro no interior dA BAHIA

  75. JAilson disse:

    ola gustavo!Meu nome é jailson moro no interior dA BAHIA eu acessecei seu cite e gostei muito trabalho no ramo de rebubinamento a 8 anos na cidade que eu moro so tem 2 ofícinas de rebubinamento de motores eletricos uma é a minha eu gostei muito da sua atitude pq aki niguem ajuda niguem nesse ramo de rebubinamento de motores eletricos se vc pudesse me ajuda me mandano o manual de rebubinamento de motores monofazicos weg eu ficaria muito grato tb gostaria de saber se é possivel passar um motor trifasico 2 poló para 4 poló. Ai está os dados: potencia 15.cv weg tensão 380.440 r.p.m 3.510 36 ranhuras 6 grupos de 3 bobinas passe 14.16.18 4 fio número 20 espiras 21 ligação em paralelo abixo meu email:
    jjeletrica2010@hotmail.com

  76. Geraldo Rocha disse:

    Ola Gustavo, sou Geraldo, moro no interior de Pernambuco e gostaria de obter uma tabela de preços de rebobinamento de motores elétricos, se possível você ou alguma pessoa que tiver e souber de minha nescessidade, pode me enviar uma?
    – Grato -

  77. JAilson disse:

    boa noite gustavo estou aguardando sua resposta jailson

  78. JAilson disse:

    ola geraldo eu tenho a tabela de preço se vc queser eu posso te ajudar a questão e que os preços são da minlha região

  79. Roberto Vasco disse:

    Geraldo, eu não tenho tabela de preços.
    robertovasco@hotmail.com

  80. JAilson disse:

    bom dia gutavo, obrigodo vc me ajudou muito jailsom

  81. gilvan disse:

    eu quero saber sobre o fechamento do rebobinamento do motor weg 7,5 cv

  82. Roberto Vasco disse:

    Gilvan, entre em contato com robertovasco@hotmail.com

  83. Geraldo Rocha disse:

    Bom dia, eu moro no interior de Pernambuco (recém chegado) e estou começando uma pequena oficina de mitores elétricos, eu preciso de uma tabela de preços de rebobinamento de motores elétricos, se você puder me ajudar fornecendo uma ou informando onde consigo, resolve o meu problema.
    Se tiver custo, me envie dados para eu efetuar o depósito.
    – Grato –
    Geraldo Rocha

  84. Erivan disse:

    Parabéns pelo site, ótimo conteúdo e bela ação em tirar dúvidas do pessoal. Abração e boa sorte!

  85. paulo celso disse:

    ola gustavo,gostei muito do seu blog, sobre motores eletricos.
    preciso de uma ajuda: um motor dahlander de 4/6 polos 54 ranhuras
    qual é a distribuição dos grupos e a quantidade de bobinas nos grupos
    e ligação interna,são 6 cabos

    meu e-mail : celsson@hotmail.com

  86. Roberto Vasco disse:

    Paulo, verifique/confirme as informações: O motor Dahlander trabalha com comutação de numero de polos, ou seja as bobinas ora estão em série, ora em paralelo. Trocando em miudos isso quer dizer que não se pode ter 4 e 6 polos. Ou são 4 e 2 ou 8 e 4 polos.
    No manual WEG existem 4 esquemas de bobinagem para 54 ranhuras(nenhum deles é Dahlander), com as seguintes característica:
    6 polos, camada dupla,concêntrico série,passo 1-6-8-10
    6 polos, camada dupla,concêntrico série,passo 1-7-9-11
    6 polos, camada dupla,concêntrico paralelo,passo 1-6-8-10
    6 polos, camada dupla,concêntrico paralelo,passo 1-7-9-11
    Informe qual é o seu caso.
    robertovasco@hotmail.com

  87. paulo celso disse:

    boa noite Roberto Vasco, tudo bem. quero te informar que o motor
    dahlader de 4/6 polos existe,a KOHLBACH fabrica de todas potencia,
    e tambem varias marcas importada.tem em ‘cojugado constante’ / ‘conjugado variavel’ etc. tenho projetado este tipo de motor, Ex:
    ultimo motor que fiz,peguei um motor weg 20 cv 4 polos 48 ranhuras
    carcaça 160M, passei p/ dahlander 4/6 polos 1770/1180 rpm , com
    um bobinado só,fiz os caculos de espiras e ditribuição das bobinas
    e grupos,esta funcionando muito bem.e aligação é ‘conjugado constante’
    O motor que fiz a pergunta que é de 54 ranhuras, se alguem conhece
    uma melhor distribuição das bobinas, que pode ser;14 ou 20… grupos
    totais.

  88. Roberto Vasco disse:

    Paulo, desculpas por não conseguir servi-lo desta vez, pois não tenho nenhuma referencia sobre esse motor. A lista de motores Kolbach que olhei não consta, deve estar desatualizada ou incompleta.
    Talvez fosse uma boa idéia consultar o serviço de engenharia desse fabricante, que certamente te fornecerá as informações que voce precisa.
    Se puder envie-me por e-mail os dados característicos desse motor para que eu pesquise com o pessoal da área de manutenção de motores e oficinas de reparos.
    sds, robertovasco@hotmail.com

  89. Valdino Vieira disse:

    qualquer coisa eu procuro ajuda com vc, um abraço!

  90. albert luiz disse:

    ola estou com um problema com um motor 6 polos que tem 24 canais gostaria de saber quantos grupos de bobina eu coloco nesse motor e a ligação como é feita sendo que na pasta da weg costa passo 5. se poder me ajudar ficaria muito grato.

  91. Roberto Vasco disse:

    Albert, na tabela WEG para moptor de 6 polos, 24 ranhuras, passo 5,ligação série, camada unica, constam 3 potencias, numero de espiras e numero de fios, assim:
    CV Carcaça Espiras Fio
    0,16 63 363 1×30
    0,25 71 398 1×29
    0,33 71 251 1×27
    para saber como fica o fechamento tem que olhar no manual de bobinagem, esquema:24-006-05/112-ND.

  92. Roberto Vasco disse:

    Albert, na tabela WEG para moptor de 6 polos, 24 ranhuras, passo 5,ligação série, camada unica, constam 3 potencias, numero de espiras e numero de fios, assim:
    ..CV,,,,,,,,Carcaça…….. Espiras…….. Fio
    .0,16……….63………….363………..1×30
    .0,25……….71………….398………..1×29
    .0,33……….71………….251………..1×27
    para saber como fica o fechamento tem que olhar no manual de bobinagem, esquema:24-006-05/112-ND.

  93. nilmar gilberto jacoby disse:

    Qual é custo deste manual com os calculos.

  94. Roberto Vasco disse:

    Nilmar,não forneço esse material e nem seu seu preço. Segundo fiquei sabendo esse manual não está mais disponível na forma impressa. Segundo me disseram só tem em forma de e-book e só quem tem acesso a ele é o pessoal das oficinas autorizadas.
    Provavelmente voce ainda consiga com algum representante da WEG ou em alguma livraria técnica que pode ser procurada na internet afora. Possivelmente encontre tambem em bibliotecas de escolas tecnico profissionalizantes para empréstimo e cópia de partes do seu interesse.
    Todo o cálculo que existe no manual de bobinagem para motor trifásico é esse que está aí no artigo e que alías é apenas aproximado, não se comparando em precisão com os dados de fábrica.
    robertovasco@hotmail.com

  95. Osmundo Pereira Lima disse:

    Eu Osmundo p lima, queria adquirir esta apostila, com faço para entrar em contato com você, para poder adquiri-la, meu telefone e, Fone: ][Editado para sua Segurança ] estou precisando com urgência se for possível entrar em contato o mais Rápido Possível tenha uma boa tarde.
    ASS: Osmundo P. Lima

  96. Osmundo Pereira Lima disse:

    Osmundo P, Lima outro imail e gynlanhouse1700@gmail.com

  97. Roberto Vasco disse:

    Osmundo, desculpe não poder servi-lo. Não comercializo livros nem apostilas nem qualquer tipo de material. Sou um pesquisador que se serve de bibliotecas e toma emprestado com profissionais do ramo para se informar.

  98. osvado piliello disse:

    como faço pra tyroca o fio 3 por um 22 de um motor monofasico

  99. Roberto Vasco disse:

    osvado, não entendi a pergunta.

  100. Vlader disse:

    Olá,sou tecnico em eletronica ,pouco conhecedor da da área de motor,estou com um motor da Erbele n48 e455 tenho 4 polos + dois de cada lado ,percebi pesquisando que falta um platinado.
    Como posso fazer ele trabalhar sem platinado?ficaria sobrando 4 fios?
    aguardo por favor sua ajuda abraços.

  101. Roberto Vasco disse:

    Vlader, voce parece estar falando de um motor monofásico. o Platinado desliga a bobina de partida quando o motor já pegou alguma velocidade. Para ficar sem essa ligação o motor teria que ter o eixo movimentado inicialmente para fefinir o sentido de rotação e ainda ficaria com o torque de partida super prejudicado. Mas voce pode ainda colocar um interruptor de partida de contato momentâneo (tipo botão de campaínha), externamente, desde que tenha capacidade de conduzir a corrente necessária. Ao ligar o motor voce aperta o botão até ele pegar velocidade, depois solta. Ou usar um relé auxiliar para fazer esse serviço, comandado pelo botão. Mas isso é gambiarra.`´E mais barato e seguro e menos gambiarroso voce comprar o platinado e instalar( claro, alem do platinado tem o sistema que o aciona, aqueles dois pedaços de ferro com as molas que se deslocam quando o motor roda.

  102. luiz mendes disse:

    Olá meu nome é Luiz , estou com uma dificuldade com um motor eletrico de lavadora d pressão …Oque preciso é dos dados do motor com passe ,espira e numero do fio , equema de ligação , compo e auxiliar … ele tambem tem dois capacitores , um permanente e outro comum

    O modelo do motor

    Motor metalcorte mod: RBK 90 L4 – E 3008 numero 1006
    3 cv kw 2,2 60 HZ 13,7 A 220 V
    isol F IP 55 REG s1 Fs 1,15
    monofasico 1715 RPM

    Desde já agradeço .
    Luiz mendes .

  103. Roberto Vasco disse:

    Luiz, desculpe não ser possível atende-lo, pois não possuo nenhuma referencia sobre esse motor.
    robertovasco@hotmail.com

  104. CRISTIANO disse:

    BT Roberto, tenho um motor de ar condicionado Eberle 110v. de 1/20 com capacitor de 3mf, ele ta com um problema de aquecimento e quando isso ocorre ele para, ja troquei o capacitor e até alterei por um de 4mf e outro de 2mf mas não deu certo, vc poderia me auxiliar pq isso ocorre?

  105. Roberto Vasco disse:

    Cristiano, é dificil avaliar de longe, mas creio que a primeira coisa a fazer é responder a pergunta: por que aquece? Será que a corrente está mais alta do que a nominal indicada na placa do motor Medir e comparar)? Esta ocorrendo uma dificuldade de trocar calor? (inspecionar e verificar: ventoinha, sujeira, exposição ao ambiente muito quente, circulação de ar deficiente…)
    Quando a corrente está mais alta do que o normal, entram mais perguntas: Porque a corrente está mais alta? A tensão de alimentação está correta? A carga (parte mecânica acionada pelo motor)está maior do que antes? por que? Travamentos, lubrificação deficiente, desgaste nos mancais?
    Se a carga está normal ainda sobra a pergunta: existe curto circuito entre espiras? Para responder essa existem duas saídas: medir e comparar com outro novo ou em boas condições ou com os dados anteriores caso voce tenha anotado. Ou então desmontar e verificar o aspecto do bobinado, o que nem sempre é visível.
    robertovasco@hotmail.com

  106. Eletrotecnica Longo disse:

    Bom dia

    Gostaria de uma ajuda de vc.
    Como calcular a transformação de um motor de 60cv.
    Esse motor e 220/380 preciso mudar ele para 380/660.
    Qual é a formular .
    Agradeço desde já Obrigado.

  107. Otto Motores disse:

    Olá! É muito simples:
    Número de espiras: (quantidade atual x 1,73)
    Seção transversal do fio: (medida atual x 0,57894)

    Desta forma seu motor passa de 220/380 para 380/660

    Otto.

  108. Otto Motores disse:

    Também tenho uma dúvida. Tenho uma bobina de motofreio weg e gostaria de saber como rebobiná-la. Não tenho noção de que forma calcular seção de fio nem espiras. se alguém puder me ajudar fico grato!

    Otto.

  109. olá gostaria de receber o esquema de ligação das bobinas e numeração das saidas de um motor trifasico dupla polaridade (IVIII pólos

  110. me informe um livro,de enrolamento de motores

  111. Roberto Vasco disse:

    Jorge, o unico material que conheço é o manual de bobinagem da WEG. Os outrs fabrcantes de motores tambem devem ter. Livros mesmo eu nunca vi.
    robertovasco@hotmail.com

  112. Rafael Almeida disse:

    Preciso retirar uma duvida enrolei um motor trifasico com rpm nominal do mesmo e de 3750/9000 a amperagem do mesmo e de 11,5A /18A
    a frequencia do mesmo e de 125HZ/300HZ o mesmo funciona apliquei uma tensão normal de rede e a corrente esta muito alta possivemente pode ser devido a frequenciA DE REDE QUE E DE 60HZ?

  113. Roberto Vasco disse:

    Rafael, não entendi direito.
    Esse motor é de quantos polos? São 4 mesmo?Pelo cálculo é (120*F/N)
    Voce está usando inversor para acioná-lo?
    em que modalidade está o inversor funcionando: V/F, vetorial VV,..?
    Quando voce usa um inversor para acionar uma carga, entre 30 e 60Hz a disponibilidade de conjugado é normal. abaixo de 30 e acima de 60Hz o conjugado cai e para suster a mesma carga de antes a corrente aumenta. Nesse caso estaria coerente, ou seja a corrente mais alta. Quando voce prcisa manter o torque independente da velocidade voce precisa usar o inversor no modo vetorial que trabalha com corrente imposta.

  114. Rafael Almeida disse:

    Pocha amigo valeu ,e sim e um motor importado cuja trabalha com inversor de frequencia e um amigo estava ligando direto trifasico o mesmo altera a corrente devido a uma defasagem de onda pois a frequencia de rede e de 60hz e de funcionamento do mesmo e de 125hz na baixa e de 300hz na alta ele e de duas rotaçôes e um so bobinado!!valeu pela dica abraço

  115. sidney disse:

    pergunta para Roberto vasco.

    qual valor de um inverso , para ligar um motor de 15cv

  116. Roberto Vasco disse:

    Sidney, uma dica meio empirica seria no pior caso, pegar a corrente nominal acrescida de 25% e escolher um inversor com essa corrente nominal.
    No caso dos inversores WEG do tipo CFW09, para a tensão de 220-230V volts É recomendado um inversor de 45A, que atende a um motor de 15CV para o caso de torque constante ou 11CV para o caso de torque variável.
    Para a tensão de 380-440V é um inversor de 24A que da mesma forma atende atende a um motor de 15CV para o caso de torque constante ou 11CV para o caso de torque variável. Isso porque os motores em 440 tem a corrente mais baixa que em 22oV,
    De qualquer forma voce sempre precisa consultar o catálogo de aplicação do inversor do fabricante que voce preferir para alem dessas condições de potencia e tensão, escolher outros detalhes importantes para a aplicação. Esses catálogos voce pode baixar direto nos sites dos fabricantes.

  117. carlos eduardo disse:

    olá , é possivel ligar um conjunto de capacitores de correção de potencia trifasico a um motor weg de 5cv trifasico de um compressor de ar , pois seria para trabalhar a um gerador de 5 kva trifasico , mas ele não da conta da partida .

  118. Carlos, è possível sim. Para motores de pequena potencia voce liga direto na saída do térmico e não nos bornes do motor. Para motores de potencias maiores liga direto a alimentação via proteções requeridas para ele(fusíveis que suportem pelo menos 1,3 vezes a In).
    (O motor considerado de potencia pequena é aquele cuja potencia em KW vezes o número de polos da um resultado menor ou igual a 4).
    ** O capacitor vai corrigir o fator de potência fazendo com que voce disponha de mais KW para um mesmo KVA, com isso a corrente vai baixar até um determinado valor, Mas se voce colocar o valor máximo permitido de capacitores e mesmo assim a corrente de partida não cair o suficiente, voce pode ter que repotenciar o sistema.Veja no site a seguir o cálculo e o valor recomendado para cada motor na tabela do anexo C: http://www.tla.com.br/files_download/LGDJhY113c5pTHp5JKAMVAli1vFEsl4hVqP170pl82v2DZ7JsR5uQCcHFD4.pdf . Voce tambem encontra o calculo de capacitores máximos no catálogo de capacitores para correção do fator de potencia que voce pode baixar direto no site da WEG.

  119. valter disse:

    Caro Roberto;
    Gostaria,se possivel,me Enviasse dados da ligação interna motor
    dahlander 9 cabos sew carcaça 132
    GRATO .:
    VALTER

  120. João disse:

    Caro amigo, eu trabalhei como 1/2 oficial eletricista enrolador há uns 13 anos. Tirava esquema e fazia ligações.
    Então resolvi sair desse ramo e entrar na área de informática e hoje sou técnico.
    Mas, surgiu uma oportunidade na antiga área e eu preciso relembrar os equemas, e o caderno que eu tinha com tudo anotado eu perdi.
    Será que vc poderia me indicar algum site com apostilas para download?.
    Já procurei e não acho.
    Agradecido.

  121. Roberto Vasco disse:

    Valter, não possuo nenhuma documentação sobre motores SEW. Alguma coisa que tenho conseguido emprestado e fotografado são páginas escolhidas do manual de bobinagem WEG.
    sds, Robertovasco@hotmail.com

  122. Roberto Vasco disse:

    João, realmente isso hoje está cada dia mais difícil. Segundo fiquei sabendo aquele manual de bobinagem da WEG não existe mais na forma impressa.Existe agora na forma de down load ou e-book mas não é mais aberto, so se concede aos autorizados e representantes. Talvez a melhor idéia seja entrar em contato com algum representante WEG e de outros fabricantes e tentar obter com eles a documentação necessária.
    sds, robertovasco@hotmail.com

  123. Henrique Hubner disse:

    opaa
    tenho uma dúvida em relação a um motor de 10 cv.
    O motor vai ser enrolado com meia ranhura,queria saber qual a distância do passo para enrolador o motor de 6 polos,e quantas bobinas é necessário.

  124. daniel disse:

    HENRIQUE EU COM A SIMPLICIDADE POSSO TE RESPONDER O PASSO DO MOTOR É 8 SÃO 18 BOBINAS 12JOGOS DE 3BOBINA 6JOGOS DE 2 BOBINA 333323232333323232 dlsaraiva@bol.com.br

  125. Paulo cesar disse:

    boa tarde Roberto gostaria de saber se vc tem uma tabela de esquela de ligacão de motores trifasicos e se vc tinha como manda pra mim
    des de ja acradesso e parabenizo seu trabalho aki ..

  126. Paulo cesar disse:

    meu imail e esse ai
    paulinhodapop@hotmail.com

  127. Roberto Vasco disse:

    Paulo, pelo que entendi voce precisa das informações constantes no manual de bobinagem. Esse eu não tenho. Quando alguem solicita um caso específico eu pego emprestado com alguem, fotografo a parte requerida e envio para o solicitante.

  128. nelson de souza disse:

    esquema da lg do motor dupla velocidade 4/8 polos paralelo sem fechamento com 12 grupos de bobina

  129. osvaldo piliello disse:

    como rebobina um motor trifasico de 20 cv para passar para 440 monofasico este motor e trifasico

  130. danilo disse:

    eu presiso de esquemas de motores, aqueles dados que falam qual é o passo, calculo das espiras, tipo de fio etc .

  131. danilo disse:

    quando vc puder me passa alguns manuais de rebunagem de motores mono e trif. por e-mail:gabby_imma@hotmail.com

  132. danilo disse:

    quando puder me manda catalogos de rebubinagens , manuais, videos de motores mono e trif. e-mail:daniloproart10@hotmail.com

  133. lindemberg disse:

    motor 12 polos 15 cv qual o passo polar

  134. lindemberg disse:

    parabens pela ajuda obrigado

  135. lindemberg disse:

    os dados do motor e 15 cv 12 polos 48 ranhura gostaria de saber o passo polar, fio, espira. sou enrolador de motor e moro no rio de janeiro depois que conheci voce me enteressei mas pela profisao e quero aprender mais

  136. Fabio disse:

    gostaria de saber a grupagem de bobina , motor weg 160m 15cv – 1170 rpm
    v.220/380/440 – 72 canais
    amp. 43.3/23.5
    obrigado
    Fabio

  137. Roberto Vasco disse:

    Fabio, favor verificar / confirmarmar esses dados. Pela tabela construtiva da WEG para motores não especiais, os motores de 72 ranhuras são a partir de 60CV ou 45KW com carcaça 220S/M,4 polos, Esuqema do manual de bobinagem:72,004-16/211-NA

  138. lindemberg disse:

    gostaria de receber os dados do motor 15cv 12polos 48 ranhura diametro 140 comprimento 180: passo polar, fio, espira, e grupo de bobinas berg duque de caxias rj

  139. Roberto Vasco disse:

    De 12 polos eu não tenho. Nem consta no manual de bobinagem WEG. Deve ser motor especial.Creio que voce só consiga mesmo com o fabricante.

  140. Adson Soares disse:

    olá gostaria de saber como conversar pelo telefone com o carlos

  141. irlanio disse:

    irlanio ola gustavo gostaria q/ vc m mandasse o manual de rebobinagem weg, se vc puder.

  142. Roberto Vasco disse:

    Irlanio, esse manual não está mais disponivel na forma impressa, só tem arquivo eletronico e a WEG só o disponibiliza para os assistentes técnicos autorizados e representantes. Bom seria se voce entrasse em contato com alguns desses aí mais próximo de voce.

  143. Devanil disse:

    Quero adquirir o manual prático de rebobinagem de motores eletrico.

    At. Devanil

  144. Roberto Vasco disse:

    Devanil, se com esse prático voce se refere a algo como um passo a passo, eu não conheço nenhum. Talvez isso só se consiga adquirir num curso profissionalizante de bobinagem, tipo Senai.
    Existem os manuais de bobinagem dos fabricantes, como aquele da WEG que normalmente é oferecido a quem faz os cursos em fábrica. Hoje esse não existe mais na forma impressa segundo me informaram. Só existe na forma de CD, mas segundo os mesmos informantes só disponibilizam para os assistentes técnicos autorizados.
    robertovasco@hotmail.com

  145. Benedito disse:

    Amigo estou na duvida entre o curso cuca legal ja postado neste exelente blog por um ussuario e o curso da escola argos voce tem alguma referencia ou mesmo poderia me dar uma opiniao? Deste ja agradeÇo

  146. Não tenho nenhuma referência sobre o tal curso.

  147. Oliveira disse:

    Amigo trabalho com maquinas de cafe expresso italianas e estou tendo problemas em relacao a frequencia pois na italia 50herts no brasil 60herts motores italianos esquentam muito qual seria o calculo de comversao?

  148. Roberto Vasco disse:

    Oliveira, façamos uma breve análise:
    O conjugado ou torque, que é aquele esforço de torção no eixo do motor para acionar a carga, é o produto do fluxo magnético pela corrente. O fluxo por sua vez é a tensão dividida pela frequencia. Claro que quando se alimenta um motor de 50 com 60Hz esse fluxo cai e consequentemente o torque. Como mecanicamente a carga é a mesma e não muda, para manter o mesmo torque com o fluxo menor, a corrente aumenta e pode aumentar ainda mais pelo incremento de carga, dependendo do tipo de conjugado da máquina, sem falar nas perdas no ferro e tambem no cobre que se manifesta por efeito Joule (em forma de calor), isso explica o aquecimento que voce observa.
    Assim, algumas opções seriam válidas:
    1- Diminuir a carga mecânica que o motor aciona
    2- Substituir o motor de 50Hz por outro de 50 mesmo mas com a potência maior.
    3- Substituir o motor de 50Hz por outro de 60Hz mantendo a mesma potência.
    4-Mandar enrolar o motor para 60HZ. Mas nesse caso a opção 2 ficaria possivelmente mais barata,segura e sem dúvidas.
    5 – Utilizar um inversor de frequencia para acionar o motor.

    robertovasco@hotmail.com

  149. iranil luis disse:

    ola roberto vasco eu tenho uma oficina na divisa do goias com a bahia eu reçebii um motor que veio de outra oficina e la eles perderao o calculo do motor agora epreciso faser ele mas nao tenho o calculo vc pode me ajudar motor kohlbach rpm 1755 kw 15,0 60 hz 48 ranhuras trifasico

  150. iranil luis disse:

    o motor e 4 polos eu preçiso saber quantas expiras qual a bitola de fio qual o passo qual o grupo

  151. Roberto Vasco disse:

    Iranil, primeiramente deve atentar para a potencia, se é mesmo 15KW ou se é 15CV.
    Em segundo lugar para as mediadss do pacote.
    De qualquer forma a´vão as opções que tirei de uma tabela qeg para motores de 4 polos,48 ranhuras, 380 V:
    15 KW, 20CV, Comprimento do pacote:160mm, fios: 5×20, espiras 21, passo 10:12, Ligação série, Camada unica,b/g=2, g/f=4

    15KW, 20CV,comprimento=200, fios:1×16 + 1×17, espiras=19, passo:10:12:14:6, ligação série, camada unica, b/g=4, g/f=2

    Mas se for de 15CV é:
    fios 2×20+1×19, espiras=23, passo:10:12, ligação série, camada unica,b/g=2, g/f=4
    robertovasco@hotmail.com

  152. Edmilson disse:

    estou com um motor de 50cv 4 polos modelo 200
    eu gostaria que se alguem estiver os dado por favor mim envie,agradeço desde ja.edmilson guarulhos-sp

  153. Edmilson disse:

    meu e-mail:eletromecanica.gomes@hotmail.com

  154. Roberto Vasco disse:

    Edmilson,conforme tabela construtiva WEG que fui la na oficina olhar, Para um motor de 50CV, 4 polos:

    50CV=37KW, 48 Ranhuras, Fios:4×16+2×17, Espiras: 6:5:6:5,
    Passo:8:10:12:14, Ligação série, Camada dupla, b/g: 4, g/f:4

  155. valderique disse:

    olá bom dia ?
    gostaria de saber se tem alguem interessado em trabalhar como enrolador de motores elétricos na vila sônia proximo ao shopping butántá.

    os interessados por favor entre em contato no email dedikmotores@bol.com.br.

    atenciosamente
    valderique

  156. Arnaldo disse:

    Amigos, eu tenho um motor WEG 112M queimado e preciso bobinar ele urgente se não minhas plantas vão morrer. Eu só tenho o fio 19, gostaria de saber se é possível enrolar com esse fio, qual o esquema para enrolar e ele dar os 7,5cv com 60Hz, ranhura 36, 220/380v, por favor, me ajude?

  157. oliver pereira de almeida disse:

    bom dia preciso de um fechamento interno de 4 e 8 polos triangulo interno gostaria q por favor mandar tds fechamentos
    abraço oliver.

  158. Harrison Júnior disse:

    Bom amigo Roberto Vasco,estou com um motor eberle,1/2 cv,8 pólos,trifásico,36 ranhuras,e ele veio limpo,com nada d fio,nem com rolamento,quanto ao rolamento é bronca safada,mas quanto ao número de aspira,qual o fio e o principal,o esquema de ligação,tow perdido,se puder me ajudar,desde já agradeço,grande abraço e fik com Deus.

  159. Aurelio disse:

    Aquí hay algo acerca de los cálculos de tres fases del devanado del motor:

    https://www.facebook.com/pages/AC-Windings/164148716959669?v=wall#!/pages/AC-Windings/164148716959669?sk=app_6009294086

    Aurelio

  160. edvaldo disse:

    Bom dia Paulo!

    Gostei dom blog, parabéns.

    estou necessitando da tabela de preços de rebobinamento de motores elétricos weg e do manual é possivel enviar-me por e-mail: aedvaldo93@yahoo.com.
    Grato,
    Edvaldo

  161. luis felipe dallosto disse:

    Gostaria de saber se vc têm informaçoes escritas sobre rebobinar induzidos de máquinas elétricas, se tiver me forneça por favor, um abraço.

  162. Roberto Vasco disse:

    Luis, não tenho esse material

  163. josé disse:

    olá Roberto,por favor se for possível,você teria os dados do motor weg
    60CV – 4 polos – mod:225sm – 72 ranhuras – 380/660V
    diâmetro=260mm
    comp.do pacote=220mm
    desde já,muito obrigado.

  164. Roberto Vasco disse:

    José,ver dados abaixo:
    fio:4×17
    espiras:17
    passo:14:16:18
    ligação:paralela
    camada: unica
    b/d:06, g/f:04
    esquema: 72-004–16/211-NA do manual de bobinagem WEG

  165. josé disse:

    muito obrigado Roberto! valeu mesmo.

  166. dean disse:

    olá roberto,gostaria de saber se vc tem um esquema de ligação interna
    do motor arno mod:e r 11 2 lx,ele tem 2 velocidades 1750,850
    quero liga-lo em 380V:obg…

  167. Ilbert Xavier disse:

    “Localizar o esquema a ser utilizado, conforme instrução do capítulo 4, determinando o passo médio do enrolamento(p)”

    Onde encontro esse “capítulo 4″? Existe uma tabela que você possa postar aqui

  168. Ilbert Xavier disse:

    “Localizar o esquema a ser utilizado, conforme instrução do capítulo 4, determinando o passo médio do enrolamento(p)”

    Onde encontro esse “capítulo 4″? Existe alguma tabela que vôcê possa postar aqui?

  169. Roberto Vasco disse:

    Dean, não tenmho esse material

  170. Roberto Vasco disse:

    Ilbert,essa referecncia é ao capitulo 4 do manual que possui uma tabela sobre escolha ou modificação do passo polar. Consegui fotografá-la no manual. solicite pelo e-mail: robertovasco@hotmail.com

  171. josenardo disse:

    Roberto preciso dos dados de um motor weg 30cv 72 ranhuras numero de espiras e bitola do fio. passo de bobina. Agradeço, atenciosamente.

  172. Roberto Vasco disse:

    josenardo, qual o número de polos?

    robertovasco@hotmail.com

  173. samuel disse:

    Sou samuel rebobinador de motores trab.frig.boiforte araguaina tocantins preciso de um esquema de um motor 75cv 2polos 72ranhuras 220/380 e outro 30cv 4polos 48ranhuras 380/660 se for preciso pago pelo seu serviço só me ajude por favor meu cel.(63)9222-1642 meu trab.(63)34136152 minha casa(63)34126277.

  174. rodrigo disse:

    tenho um motor de 30cv 8 polos weg queria saber se e possivel rebobinar o mesmo pra 75cv 4 polos ja que ambos sao carcaça 225S/M?????

  175. rodrigo disse:

    quando puder me manda catalogos de rebubinagens , manuais, videos de motores mono e trif. e-mail: rodrigootaviobrandaocosmo@hotmail.com

  176. sonia disse:

    sou rebobinadoura de motor eletrico e gostaria de pedir sua ajuda com os manual de motores tenho algum mas estou com dificudade estou com um motor voges 10 cv 220 440 monofasico estou com muita deficuldade por favor me ajuda sou de goias estou aprendento me ajuda ai com que vc puder sonia

  177. valderique disse:

    olá sônia meu nome é valderique
    mande-me os dados deste motor que você? tem modelo cv rpm tensão
    canais quantos capacitores este motor é especial.

    dedikmotores@bol.com.br

    um abraço

  178. Roberto Vasco disse:

    Sonia isso voce encontra no manual de bobinagem WEG. Não o possuo, mas voce consegue comprá-lo pelo site:http://www.quebarato.com.br/bobinagem-motores-monofasicos-trifasicos-esquemas-rebobinagem__41291E.html.

  179. Roberto Vasco disse:

    Rodrigo, ver seu e-mail

  180. Roberto Vasco disse:

    Samuel, entre em contato pelo e-mail robertovasco@hotmail.com

  181. KILDARE MELO disse:

    Por favor poderia me enviar dados de rebobinagem do motor arno 15 cv 1700 rpm 48 ranhuras, desde já agradeço.

  182. Luis Claudio disse:

    Estou com um motor de 7,5 HP, 4 polos e a tensão de placa é de 380v/760V. A ligação original esta em série,saindo 6 pontas e a ligação da placa para ligação em 220 é 1 e 6; 2 e 4 ; 3 e 5 e em 760 é L 1; L 2; L 3; fecha estrela em 4 5 6. Eu tenho que ligar este motor em 220V ou 440V, eu vou sair 12 pontas, neste caso como fica a ligação na placa?
    Desde já agradeço.
    att,
    Luis Claudio

  183. Roberto Vasco disse:

    Kildare,
    Só tenho o da WEG, carcaça 132M, Diâmetro:150, comp:150, 15CV, 11KW, 48 Rabhuras, fios 2×20+1×19, 23 espiras, passo 10:12, Ligação série , camada unica, b/g:2, g/f:4, esquema:48-004-11/111-NA.
    Acredito que seja próximo disso.

  184. Roberto Vasco disse:

    Luis, essa informação esta um pouco confusa:
    – O motor é de 6 ou de 12 pontas?
    – É motor comum ou motor Dahlander?
    – Quais são exatamente TODOS os dado de placa?

    Entre em contato: robertovasco@hotmail.com

  185. Pedro edenilson oliveira disse:

    Boa noite!

  186. Pedro edenilson oliveira disse:

    Boa noite!

    Poderia me enviar o manual de enrrolamento do motormono com dev auxiliar. É de muinta importância para mim, pois estou com um motor
    parado, foi rebobinado mas não gira o rotor,imanta e fica vibrando.
    acho que invertido o sentido das epiras.

    Desde ja agradeço.
    att.
    Pedro

  187. Roberto Vasco disse:

    Pedro, Não possuo o manual, mas voce consegue comprá-lo pelo site:http://www.quebarato.com.br/bobinagem-motores-monofasicos-trifasicos-esquemas-rebobinagem__41291E.html.

  188. gilvan disse:

    oi desejo saber sobre os fechamentos de motores eletricos, todos possiveis, me ajudaria muito,

  189. Adelson disse:

    Preciso de uma ajuda: gostaria de confirmar os dados para motor 60CV / 2pólos carcaça 200L / 36 canais / pacote 280mm / diämetro 185mm / 380/660V / 88,4/44,2A.Já que estou com dúvidas nos fio que vieram com 18 x 0,84 e 4 x 0,89 de diametro.
    Agradeço a atenção.

  190. Roberto Vasco disse:

    Adelson, deixe seu e-mail ou entre em contato por robertovasco@hotmail.com

  191. gilberto disse:

    ola Roberto, fiz um curso a distacia de eletricista enrolador,eu gostaria de saber se tem uma tecnica,para anotar o ,esquema das bobinas queimada, e o fechamento das pontas. conto com a sua atenção. Muito obrigado

  192. Gabriel disse:

    Olá amigo.Gostaria de saber o que define o numero de polos de um motor eletrico e se existe alguma equação.

  193. Roberto Vasco disse:

    Gilberto, existe sim, embora eu não saiba discorrer sobre o assunto com desenvoltura porque não sou bobinador e não prática em bancada. Vou tentar achar alguem a quem voce possa consultar melhor.

  194. Roberto Vasco disse:

    Gabriel, o que define o número de polos é a velocidade que voce precisa para algum tipo de equipamento: Alguns como bombas centrífugas precisam de motor de 2 polos, outros equipamentos de 4, outros de 6, outros de 8 e até alguns poucos menos comuns de uma quantidade de polos muito maior.
    A formula que relaciona o numero de polos com frequencia e velocidade é:
    P = 120.f/n, onde p é o número de polos(quantidade de polos), f é a frequência em Hertz e n é a velocidade em rpm e 120 é uma constante.

  195. Aurelio disse:

    Escrever, se você precisar de diagramas de enrolamento do motor.
    Veja:

    https://www.facebook.com/pages/AC-Windings/164148716959669?v=wall

    Aurelio

  196. Jailson Soares disse:

    Roberto, como faço pra ser autorizado weg e dancor

  197. Jailson Soares disse:

    Roberto, como faço pra ser autorizado weg e dancor,aguardando resposta

  198. Roberto Vasco disse:

    Jailson, creio que o primeiro passo é entrar em contato com os representantes dessas empresas mais próximo de voce ou talvez um contato direto com as próprias empresas.

  199. simiao pereira disse:

    ola gustavo eu tenho um motor trifasico 3 cv 24 ranhuras weg mod.90s
    e ja foi enrolado outras vesis por outros eu enrolei 1 ves mas eli queimou em 1 cemana eu tenho duvidas enquanto a bitola do fio poi eu erolei com o fio 19 com 32 espiras gostaria de saber se estar serto obrigado

  200. alexandre disse:

    semião se a motor 3 cv 24 ranhuras 2 polos for pacote 75 diametro 85: passo 10,12 correto e 2×21 42 espira ligação serie
    sevor pacote75 diametro 100 correto e 21e 20 espira e38 serie F76589634

  201. emerson silva disse:

    preciso de dados de rebobinagem de motor weg 2cv 2 polos weg 110 220v pacote 120 diametro 75 mod f56h0886 22/11a

  202. Roberto Vasco disse:

    Emerson, não tenho esse material informativo.

  203. edivan disse:

    Que produto devo usar para facilitar a retirada dos fios queimados do motor e Agradeço desde ja

  204. Roberto Vasco disse:

    Edivam, não conheço, mas é possível que exista algum produto para imersão de estatores e rotores bobinados de modo a deixar mais fácil a retirada dos fios, mas mesmo nas grandes oficinas que já observei o que tenho visto usar mesmo é maçarico, martelo, talhadeira, alicate, etc.
    Se voce pretende estudar a viabilidade, teria que identificar e encontrar o produto,ver seu preço, a quantidade usada por cada motor e bater com o preço do homem hora que voce gasta atualmente.

  205. edivan disse:

    ei´por favor da pra me responder preciso da respostas com urgencia obrigado

  206. Caro Amigo,

    Aqui é o Gustavo, dono do Blog.

    Você disse : ” ei´por favor da pra me responder preciso da respostas com urgencia obrigado ” ( sic )

    Gostaria de esclarecer que aqui NÃO é um blog de suporte, portanto as resposta serão dadas no devido tempo, nenhum dos participantes por aqui ganha para responder rapidamente, ou seja, tenha paciência para ser respondido.

    Atenciosamente.

  207. Roberto Vasco disse:

    Olha aí Edivan, consegui o nome de um produto que o pessoal la oficina está usando, trata-se do “CARBO 22″ do fabricante “CARBO SUL”. O produto é decapante, descarbonizante e desengraxante. Ajuda no serviço de desmonte dos bobinados porque ataca o verniz e os resíduos de queima, no entanto não funciona para resinas, nesses casos só mesmo a talhadeira e o martelo e maçarico.

  208. Eletro Motores Borges disse:

    Boa tarde! Gstaria de saber o esquem do motor weg trifásico 24 canais? Alguém me ajude..preciso urgentemente saber os dados desse motor?

  209. Eletro Motores Borges disse:

    Motor weg trifásico 24 canais e 6 polos? Alguém tem o esquema?

  210. Roberto Vasco disse:

    eletromotores, faltou dizer a potência CV/KW, pois WEG, 6Polos, 24 canais a WEG tem de 0,16; 0,25; e 0,33CV.
    robertovasco@hotmail.com

  211. Eletro Motores Borges disse:

    Boa Tarde! Na verdade a marca do motor é Eberle 1/2 c/v. Preciso saber o esquema do rebobinamento…se puder me fornecer eu agradeço…Obrigado

  212. Eletro Motores Borges disse:

    Oi…gostaria de saber o esquema do motor eberle 1/2 c/v? obrigado

  213. Roberto Vasco disse:

    Eletro Motores Borges, só tenho referências osbre motores WEG.

  214. João disse:

    Se alguém tem o esquema de bobinagem de motor de 6 pólos com 24 ranhuras, por favor me enviem

  215. Rinaldo disse:

    Olá Robertoo meu nomee é Rinaldo estou a procura dos dados de bombinagem do motor weg Modelo:132S977 Cv 7,5 e de 4 Polo de 220 e 380 volts. ao receber essa mensagem me reponda ugentee.

  216. sergio disse:

    Boa noite! Eu estou com um motor que sua plaqueta está 440 volts, preciso modificar para 220/380.
    a carcaça 132s 10 cv IV polos 48 ranhuras, desde já agadeço.

  217. Roberto Vasco disse:

    Rinaldo, na verdade é 7,5KW = 10CV, 4 polos, carcaça 132S e depende do numero de ranhuras(48 ou 36), então fica:
    48 Ranhuras:
    fios:1×19 + 1×20 – espiras:30 – passo:10:12 – Ligação: série
    Camada: unica

    36 Ranhuras:
    fios:3×20 – espira: 36 – passo: 8:10:12 – Ligação: série
    Camada: Unica

  218. nilton disse:

    estou precisando do esquema de um motor weg de 1,5 e 4 vc de 8 e 6 polos o modelo do motor e 112-m psalto
    . aspira . e o numero do fio .nilton

  219. Roberto Vasco disse:

    Nilton, não tenho essas informações

  220. adsn disse:

    Tenho um manual da weg 140 pag.para bobinamento de motores porem só tem os diagramas planificados, em cada pagina aparece um codigo diferente no canto superior EX: 78-08-08/4(72-008-08/122-N) 78-08-08/3 (72-008-08/421-N) não sei o que siguinifica (acho que exista uma tabela que indique a que motor cada codigo pertence)se algem tiver ou souber interpretar esse codigo agradeço.
    anderson.adsn@live.com

  221. Tiago disse:

    Boa tarde a todos.
    O manual de bobinagem da WEG citado em vários comentários está disponível para download no link: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg
    Espero ter ajudado!

  222. fernando disse:

    ola caros amigos, gostaria muito de sua ajuda por favor, estou precisando dos dados de um motor eletrico de 1,4cv,60hz,1630rpm,3,8amperes,24 canais, diametro do extrador onde vai encaixada as bobinas 28 milimetros, diametro interno do extrator 69 milimetros, diametro do rotor 68 milimetros,diametro das bobinas +- 70 milimetros de comprimento, a unica coisa que eu sei é que o passo é 4 – 6 . Preciso da bitola do fio do campo e auxiliar e as quantidades de espiras e se pode ser ligado em serie, o motor usa capacitor permanente de 25mf, muito obrigado pela atenção.

  223. fernando disse:

    caros amigos a tensão do motor é 110v.

  224. Roberto Vasco disse:

    Fernando, não tenho esse material. Voce encontra o cálculo no manual de bobinagem WEG:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg paginas:8 a 15.

  225. adilson disse:

    fernado me passa a marca de motor comprimento do pacote e o diametro interno do extator. Meu mail dinhobobinador@hotmailcom

  226. Adilson disse:

    Fernado desculpe… as informacoes anteriores foram incorretas. Por favor me passa a marca do motor,comprimento do pacote e o diametro interno do extator meu email dinhobobinado@hotmail.com,ou meu cel. 27 9809 7195

  227. Fernando Cordeiro de Sousa disse:

    Gostaria de saber como faço pra rebobinar um motor somente com o auxilio da plaqueta de indentificação e os dados da carcaça do motor tais como número de ranhuras…

  228. Roberto Vasco disse:

    fernando, geralmente isso só é possível quando voce tem a tabela construtiva do fabricante.

  229. wander disse:

    Gostaria de um tutorial bem detalhado, estou querendo fazer meu próprio motor elétrico, deste a fundição da carcaça, eixo etc..
    gostaria de alguma dica.
    me ajudem se possível

  230. wander disse:

    porque o estator tem q ser de placas uma seguida da outra, nao podia ser uma de ferro inteiriço?
    Um ima Polo S, Polo N, natural, nao ajudaria a diminuir o consumo?

  231. Roberto Vasco disse:

    Wander,
    – inicialmente preciso informar as fontes de consulta: Livros de eletrotécnica e livro máquinas elétricas de CA.
    – o pacote nagnético (é como chamamos tecnicamente a ferragem), precisa se laminado e as lâminas isoladas eletricamente umas das outras para evitar a circulação das correntes de Foucault(pronuncia-se Fucô), que ao circular causam aquecimento desnecessário da ferragem, representando uma perda de energia em forma de calor e é claro representando um consumo adicionar desnecessário. Ou seja, não devendo circular corrente no sentido longitudinal do pacote magnético, a unica maneira é isolar as lâminas o que geralmente é feito recobrindo-a em fábrica com uma película de óxido.
    – Alguns tipos de motores CC e alguns tipos especiais de motores CA síncronos possuem ímãs permanentes, mas são aplicações específicas e não é usual encontrar nos motores CA assíncronos de indução. Normalmente essas explicações são carregadas de muita teoria.

  232. wander disse:

    Obrigado por sua atenção, mas se o pacote fosse inteiriço? tipo vc pega um prego enrola um fio de cobre com isolamento, o prego num fica imantado qdo ligamos uma pilha nele ? Sou leigo no assunto, estou tentado adquiri conhecimento. Ja vi na internet motores feito de ima sem energia eletrica externa para alimenta-lo. Nao teria como aplicar esse principio nos motores eletricos para manter a potencia e diminuir o consumo?

  233. Roberto Vasco disse:

    Tudo isso que voce falo é válido eletricamente ou seja: se voce deixa o ferro macisso (sem laminar) magnetiza do mesmo jeito. Sevoce coloca um imã ao invés de uma bobina alimentada o ca,po magnético tambem está ali para reagir com o outro e produzir força. Mas o que é válido em princípio carrega consigo alguns inconvenientes que foram descobertos muito depois com o desenvolvimento dos estudos que resultaram em melhorias sigmificativas do desempenho, no evitar de perdas, no melhor rendimento e na economia de energia. Tudo isso é demonstrável na prática. Por exemplo voce faz um motor com uma ferragem macissa e outro exatamente igual com um núcleo em forma de pacote laminado com lâminas isoladas. A primeira perda que fica imediatamente evidente quando se coloca para funcionar é um aquecimento exagerado dessa ferragem no núcleo macisso. Inclusive posso lhe mencionar um teste de oficina que usamos para determinar se uma ou mais lâminas ficaram curtocircuitadas em alguns pontos (por acidente quando o rotor possivelmente encostou e atritou no estator). Esse se chama Loop Teste. Para realizá-lo tomamos um cabo singelo bem grosso porem extra flexível e fazemos com ele várias espiras em torno do pacote magnético onde foi extraído o rotor. Fazemos circular uma alta corrente, mais de 200A, por exemplo, de modo acriar um campo magnético. Apoós alguns minutos fazemos uma termografia com infravermelho ou simplesmente medimos a temperatura nos vários pontos da ferragem. Nos locais onde hove curto circuito entre lâminas o aquecimento é bastante evidente.
    – No caso dos imã permanentes temos muitas aplicações, por exemplo os pequenos motores usados em brinquedos e os motores de passo, alem de outros.
    – Essas experiencias simples com motores experimentais, tipo feira de ciencias só servem para demonstrar o princípio mas fua força, rendimento etc são pribitivos para efeitos práticos.

  234. wander disse:

    Agradeço em especial pela atenção, mas gostei de saber que dá certo um núcleo maciço com o incoveniente é claro do aquecimento. Como disse sou leigo no que se refere a motores elétricos, mas tenho bons conhecimentos em algumas áreas com o informática, mecanica e algumas outras. Acho que o aquecimento pode ser contornado com algumas formas de ventilação, a minha principal preocupação é quanto ao consumo. Sei que igual a você tem muita gente expert no assunto e é claro teria melhor condição de criar algo inovador, mas como disse estou e fase de experiência e nessa fase tudo parece possível, bom que tem sempre alguem gual a você que nos dá um norte para entendermos melhor fatos que desconhecemos.
    Como disse antes, pretendo fundir uma carcaça de aluminio, e fazer o nucleo (ranhuras) de ferro maciço, um eixo de alumino com ranhuras e nessa ranhuras colocar imas naturais o mais forte possivel no meu entendimento acho que teria uma ajuda dos imas naturais.
    O que vc me diz a respeito?

  235. wander disse:

    Se vc não se importar gostaria de seu e-mail para trocar mais informações.

  236. Roberto Vasco disse:

    Wander, qualquer tentativa é válida. Se não der em nada pelo menos voce pesquisou e aprendeu muito. Por outro lado tudo foi impossível até que alguem tentou. Ja pensou quando alguem tentou voar com um aparelho mais pesado do que o ar. Quando alguem teve a idéia de colocar 1200 baterias eletricas dentro de um submarino ou Quando alguem concebeu a idéia das eclusas para fazer oa navios subirem um tipo de escada liquida para vencer o desnível entre os aoceanos pacífico e atlantico, pois é a lista desses quando é enorme.
    Mas não abra mão de fazer um curso de eletrotécnica: lá voce vai encontrar uma grade curricular interessante para os conhecimentos que voce vai precisar: Eletrotécnica geral, máquinas elétricas de CC, Máquinas elétricas de CA, Transformadores, Mecânica técnica,desenho tecnico e muitos outros indispensáveis ao desenvolvimento de seus projetos e estudos e servirão de ponto de partida para estudos mais específicos e avançados.
    robertovasco@hotmail.com

  237. wander disse:

    Roberto, o que vc pode me ajudar na ideia que eu tenho?
    O que vc me indica, me aconselha?
    O que posso fazer, onde posso melhorar?
    Tem como dar certo?
    Preciso de um esquema para montar um gerador de energa.

  238. Eduardo disse:

    ola amigos . Estou com um motor de 3 cv mono 110/220v tenho que rebobinalo para as tensoes127/254. Os dados em 110/220v sao: Passo da bobina principal 6 8 10 12 espiras 12 16 17 18 ligado em serie com 4 fios 20. Passo bobina auxiliar 8 10 12 espiras 11 17 20 em serie com 2 fios 20. Sei q existe os calculos de substituicao de voltagem mas nao sei calcular. Se alguem calcular e me passar os dados ficarei grato.

  239. Roberto Vasco disse:

    Wander, a unica ajuda que tenho condições de prestar são mais ou menos essas:
    1- Consultar a literar´tura técnica que já te indiquei para voce conhecer todos os princípios físicos envolvidos naquilo que voce pretente pesquisar.
    2- Montar o seu laboratório de pesquisas. Quando se fala em laboratório as pessoas logo imaginam algo gigantesco estravagante e caro, nada disso, pode ser uma garagem no fundo do quintal, onde voce possa montar uma bancada com uma morsa para prender as peças para furar, serrar e tal, mesa forrada com borracha para melhor conter impactos, fontes de aimentação e tomadas com as tensões mais utilizadas nas pesquisas, um ferramental sortido, alguns aparelhos de medição, que voce pode ir adquirindo de vagar na medida do necessário ao avanço dos seus projetos e ensaiar exaustivamente seu experimentos, anotando todo criteriosamente e guardando-os em forma de relatórios técnicos para referências técnicas futuras. Quanto aos aparelhos, caso voce precise raramente de algum, pode alugá-lo por um ou dois dias ou tentar recorrer a algum laboratório de escolas técnicas. Por exemplo: vamos supor que voce queira pegar um pacote magnético laminado de um motor e fundir outro de mesmas dimensões para avaliar o aquecimento que os dois produzem ao serem usados em serviço ou simplesmente voce fazer um Loop teste para ter essa noção. Voce precisaria de um termógrafo infravermelho ou um termometro ótico com mira infravermelha para ler a temperatura sem encostar na peça. Esse pirômetro até que não é tão caro, mas o termógrafo é muito e como o uso é pouco não compensa comprar. Aí voce ou aluga o aparelho e o opera ou contrata o serviço de um profissional com aparelho e tudo e solicita todos os relatórios de ensaio. Muitas empresas pequenas e médias fazem isso e existem muitas que alugam.
    Nunca se esqueça que um projeto nasce num papel em cima de uma mesa ou prancheta. Todos os estudos, possíveis cálculos, especificações e planejamento sobre os ensaios são definidos ali. Os laboratórios são as últimas atividades a serem realizadas. Alguns preferem chamar laboratório eletro eletronico ou eletromecânico outros preferem dizer oficina eletro eletronica ou eletromecânica, isso não importa, é questão de nomeclatura. O importante é o que se produz ali.
    ACHO QUE É POR AÍ

  240. Roberto Vasco disse:

    Eduardo, não tenho nada a esse respeito anotado aqui.

  241. Julemar disse:

    Eu gostaria de saber como faço para bombinar o motor web cenbr7094 motor sete meio monofase 220.440 volts

  242. Adilson disse:

    Ola eduardo. Esses calculos sao um pouco complexos… Mas ja calculei tudo para vc. O motor ficara assim…127v/254v O passo nao muda, Espiras bobina pricipal 14 18 20 21 a bitola do fio tmbm muda ficara com 2 fios 20 e 2 fios 21, a ligacao nao muda continua ligado em serie. Bobina auxiar o passo nao muda,espiras 13 20 23 tmbm ligado em serie. Detalhe esse motor ligado em paralelo funcionara melhor. Quando ligado em paralelo esquentara menos pois decipara melhor o calor e se resultara em mais desepenho do motor. Entao..127v/254v bobina principal com as mesmas espiras 14 18 20 21 licado em paralelo porem com 1 fio 21 e 1 fio 20. Bobina auxiar com mesmas espiras 13 20 23 com fio 1 fio 21 e 1 fio 20 contiuna ligado em serie. Se tiver alguma duvida meu email dinhobobinador@hotmail.com

  243. Adilson disse:

    Julemar me passa o comprimento do pacote, diametro interno do extator , quantidade de ranhuras e o numero de polos.

  244. ARACE disse:

    eu trabalho a 30 anos reboinando motor e gostaria de saber se alguem tem uma planilha de como saber as espira de cada bobina e o fio a ser colocado com os dados do motor eu rebobino qulquer um ok

  245. fabio disse:

    Ola roberto,sou tecnico em eletronica e tenho uma pequena oficina. hoje ficou um pouco complicado trabalhar nessa profissao porque com tanta tecnologia os aparelhos eletronico ficaram muito barato e as pessoas preferem comprar outro do que consertar,e com isso deixamos de ganhar dinheiro. Entao pensei que e hora de trocar de profissao, estou querendo trocar uma ideia com vc sobre essa profissao de eletrecista ennrrolador ainda se tem lucros nos serficos feitos,ou hoje dia com tanta tecnologia essa profissao tambem defasou? Me de uma opiniao. Obrigado

  246. Roberto Vasco disse:

    Fábio, não sou bobinador embora tenha contatos com pessoal dessa área. Seria bom voce bater um papo com colegas dessa área, como os dois do texta acima (Arace e dinhobobinador@hotmail.com ). A questão da modernidade e a minimização de custos industriais tambem passa pela área de bobinamento. Os motores mais simples e mais comuns e de maior volume de vendas que chamamos artigos de pratileira ficaram muito mais baratos que antes e dependendo do tamanho da oficina e dos seus custos operacionais, dependendo do volume de serviços que tem pra fazer sai mais barato comprar outro, por exemplo: se num motor voce tiver que encher e usinar eixo, encher e usinar sede dos rolamentos, tratar avarias no pacote magnético, embaralhar as lâminas, alem de rebobinar e pintar, para um motor de menos de 30CV o preço a ser cobrado do cliente ficaria muito mais caro que um novo.
    Existe como diferencial de mercado trabalhar com motores especuais e geradores e motores de grande porte que trabalham com alta tensão, mas aí voce teria que ter uma mega estrutura que só as empresas grandes conseguem, tem que ter pessoal especializado, retaguarda de engenharia, para pegar contratos com grandes empresas industrais. Por outro lado oficinas menores tem custos operacionais mais baixos. è um caso a pensar.

  247. adilson disse:

    ARACE, existe sim uma planilha. mas nem sempre os dados da placa de cada motor conferem com os dados de bobinagem tem que ser tudo conferido potencia do motor diametro interno do extator e comprimento do pacote,vou te dar um exempo mais simples… existe um motor de 2cv 2 polos monofasico weg que confere com os mesmos dados comprimento do pacote diametro interno do extator de um motor 3cv 2 polos monofasico tambem weg. Quando um motor chega sem placa de endentificao para mim rebobinar comfiro tudo depois faco os calculos da bitola do fio so assim consigo saber a potencia em cv do mesmo. Outro exmplo… hoje mesmo chegou um cliente precisando de um motor de 10 cv 2 polos monofasico,e eu tinha uma carcaca de um motor 15cv trifasico 2polos fiz os calculos e rebobinei essa carcaca para 10 cv bifasico. E isso que difere… dados de bobinagem quando nao se tem os dados da placa do motor. Se precisar de algum esquema de rebobinagem ou de algum calculos de rebobinagem disponha… meu email dinhobobinado@hotmail.com

  248. wander disse:

    Boa noite,
    Roberto consegui um motor para iniciar meu laboratório.
    Especificação: 1735 RPM, 110/220 Cat B, CV: 1 1/2, notei que ele esta pesado para girar e o capacitor 540 – 648 esta esquentando muito.
    Abri e vi que a principio o enrolamento ta legal, bem isolado, as espiras parecem esta legal, fiz uma limpeza, os rolamentos estão bons, mas como disse tá muito pesado e fazendo um barulho estranho.
    Notei tambem que quando desligo o automatico do capacitor desarma sem problemas.
    Será que é o capacitor?
    Grato,

  249. Roberto Vasco disse:

    Wander, sim há possibilidade de ser o capacitor ou mau contato no autromático que o mantem ligado pelo tempo necess[ario a partida. Mas tambem pode ser problema na bobina auxiliar, seria bom da uma avaliada nela. Aí voce poderia medir com um microhmímetro a resistencia ohmica dela , mas teria que ter uma noção de seu valor normal. Não tenho essa medida. Um teste mais sofisticado de ensaio da bobina deia com um Surge Tester, mas aí voce teria que levar o motor até uma oficina grande que o possua. Então começar pelo capacitor e o automático seria a melhor opção. NÃO SOU BOBINADOR E ESPECIALISTA NISSO, então veja se consegue alguem com uma idéia melhor para fazer esse teste de modo mais simples. Robertovasco@hotmail.com

  250. adilson disse:

    wander. Tudo bom. Nem sempre que o motor desliga o barulho que faz do automatico(centrifugo) quer dizer que o capacitor ficou desligado do circuito,as vezes temos que da uma regulada no platinado. Verifica a rede se e compativel com a tensao da placa do motor. testar o capacitor testar tambem se o platinado realmente desligou o capacitor do circuto,tambem conferir os terminais de saida se estao correto com o que pede na placa de identificacao. Testar tudo,se tiver alguma duvida pode entrar em contato comigo. Meu email dinhobobinado@hotmail.com

  251. wander disse:

    Boa noite,

    Obrigado pelas dicas, eu abri o motor e verifiquei que o platinado estava bem detonado, dai eu lixei, coloquei novamente e funcionou beleza.
    Vlw.

  252. Fredy disse:

    Boa noite, Gostaria de saber como rebobinar um motor que é só 380v para 220v. Fico no aguardo.

  253. Fredy disse:

    Bom dia, Gustavo como tinha te perdido anteriormente preciso saber como passar o rebobinado de 380v para 220v, mas preciso disso urgente. Se você puder me passar o mais rápido possivel agradeço. Fico no aguardo. Obrigado

  254. Roberto Vasco disse:

    Fredy, não sou bobinador, mas veja bem: levando-se em conta o que diz os cálculos de bobinagem de motores quanto ao número de espiras
    temos:
    Numero de espiras por fase (ZF):
    ZF= (50 * V * k1 * k2)/ (2.22 * Ф *F * ξ * k2 )

    Se Z380 é : (50 * V * k1 * k2)/ (2.22 * Ф *F * ξ * k2 )
    Z220 será: Z380 /1,7272

    1,7272 é a relação 380/220.

    Ou seja por esse cálculo de bobinagem é só dividir
    o número de espiras por fase por 1,7272 para achar
    o numero de espiras por fase para a tensão de 220V.

    Mas como disse não sou bobinador. Veja se algum colega
    consegue te ajudar melhor nessa, se ele confirma essa
    afirmação ou se acrescenta algo mais.
    Nas respostas mais acima tem um colega experiente no
    assunto : dinhobobinado@hotmail.com que possivelmente
    consiga te explicar melhor.
    robertovasco@hotmail.com

  255. Roberto Vasco disse:

    Wander, o adilson te explicou muito bem e vejo que voce realmente conseguiu localizar o problema. Pensando em melhoria e em evitar mais problemas no futuro, na minha opinião seria prudente SUBSTITUIR o platinado, pois lixar um contato elétrico não é uma boa opção. Funciona, mas a tendência é que volte a degradar muito rapidamente. Pelo menos agora voce já sabe onde está o problema e vai perder menos tempo para achar. è só quando acontecer de novo lembrar de comprar um novo, caso seja do seu interesse.
    robertovasco@hotmail.com

  256. adilson disse:

    fredy,para mim te ajudar preciso saber como esta ligado esse motor se a ligacao esta em triangulo ou estrela depedendo da ligacao nao precisa rebobinalo e so fazer algumas mudancas, se for preciso calcular, calculo para vc. Passa para mim( potencia do do motor em cv, quantidade de polos e de bobinas,quantidade de espiras e bitola do fio. Nao esquecendo tambem quantidade dos cabos de saida e se esta ligado em estrela ou trigulo duplo triagulo ou duplo estrela) dinhobobinado@hotmail.com

  257. Fredy disse:

    Obrigado pela sua ajuda.
    mandei um e-mail com as informações pedidas pelo dinho. Ficarei no aguardo.

  258. Fredy disse:

    Boa tarde, Adilson.

    O motor está ligado em triangulo, série 6 pontas. É um motor chines 4kw mais ou menos 5,5 cv, 2 pólos, 6 bobinas, 49 espiras, 1 fio 18.
    Obs.: 30 ranhuras (3 de 2, e 3 de 3)

    Medida do ferro: pacote 100mm; diâmetro interno: 95mm;
    Fico no aguardo.
    Obrigado. Fredy.

  259. Fredy disse:

    Bom dia,

    Adilson eu estava precisando dessa resposta no máximo para segunda feira, pois o dono do motor fica me ligando direto.
    Fico no Aguardo.
    Obrigado.

  260. adilson disse:

    Bom dia fredy. Enviei todos os calculos de mudanca de tensao para seu email.

  261. Davi disse:

    Estou com um motor de 3cv queimado, e estou tentando rebobina-lo. Mas, os fios esmaltados não é 18AWG e nem 19, fica entre meio.Você pode me ensinar quantas espiras tenho que diminuir ou aumentar para dar uma das dua numeração? Obrigado.

  262. Roberto Vasco disse:

    Davi, não tenho essa informação. Veja se outro colega consegue te ajudar.
    Roberto Vasco

  263. Rodinei disse:

    Sr Davi ,meu amigo tua duvida é facil a maioria dos motores de 3 cv sao com fio 18 os de alta rotaçao , entao faz com fio 18 ou com ou um fio 22 e um 21 . ja fiz ficou bom.

  264. geraldo disse:

    Boa noite. Tambem tenho duvidas sobre a substituicao da bitola de fios,se alguem puder me da uma dica fico grato.

  265. Adilson disse:

    boa noite Geraldo. Bom existem calculos para substituir bitolas de fios,mas vou te passar um metodo simples e facil EX: 1 fio 17 AWG e igual a 2 fios 20 AWG ou seja contamos 3 bitolas acima. Outro EX: 2 fios 20 AWG e igual a 1 fio 19AWG + 1 fio 21AWG nesse caso contamos uma bitola acima e uma bitola abaixo. Quando tiver duas bitolas de fios vizinhas ex:22 21 entao temos que fazer calculos para normalizar a secao e escolher a bitola ou as bitolas dos fios correspondente. Esses calculos sao muito complexos,quando precisar de substituir duas bitolas de fios vizinhas me passa os dados que eu calculo para vc. meu email dinhobobinado@hotmail.com

  266. wander disse:

    boa noite,

    Estive afastado, pois estava na oficina fazendo meus testes. Bom arrumei um moto esmeril queimado, abri e vi a ligacao dos fios, porem estavam torrados e separados, estou com dificuldades em achar a ligacao dos fios, ou seja tenho um jogo de bobinas fio simples(1) 22 um jogo de bobinas fio duplo(2) 23, como disse nao deu para ver como sao ligados os fios na rede, no platinado, etc.
    Alguem pode me ajudar?

  267. wander disse:

    Boa noite,
    Roberto Vasco.
    Arrumei um moto esmeril queimado, abri e vi a ligacao dos fios, porem estavam torrados e separados, estou com dificuldades em achar a ligacao dos fios, ou seja tenho um jogo de bobinas fio simples(1) 22 um jogo de bobinas fio duplo(2) 23, como disse nao deu para ver como sao ligados os fios na rede, no platinado, etc. Ele é para 110 e 220.
    Grato,

  268. Roberto Vasco disse:

    wander, não sou expert em bobinagem. Veja se uotro colega, bobinador, consegue te orientar.Quanto à distribuição das bobinas nas ranhuras,fechamento e interligações, voce encontra 17 casos(pag 151 a 167) no manual de bobinagem WEG, confore: Número de ranhuras, número de polos,Tipo de cqamada, tipo de ligação e passo. O manual WEG voce consegue baixar:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg

  269. wander disse:

    se alguém puder me ajudar em minha duvida eu agradeço.

  270. gabriel disse:

    boa tarde! sera que alguem pode me ajudar? eu presciso do esquema de bobinagem de um motor trifasico kohlbach 7.5 cv 30 canais

  271. wander disse:

    será que não tem alguem para me dar uma ajuda?

  272. Adilson disse:

    Gabriel tudo bom. Esse motor e dificil de ser encontrado, raramente chega um desse aqui na oficina. Me passa todos os dados da placa do motor comprimento do pacote e diametro interno do extator. dinhobobinado@hotmail.com

  273. Eloy disse:

    Boa Tarde Caro Amigo Gustavo

    Peço a gentileza de sua parte, se possível nos enviar os esquemas de ligações do motor DAYLANDER:

    2 – 4 polos
    4 – 8 polos

    Desde já agradeço a atencçao dispensada.

    Eloy
    LA. CENTER MAQ
    15-3363-3701 – BOITUVA – SP

  274. Roberto vasco disse:

    Eloy, existem muitos, conforme o número de ranhuras e conforme o tipo(conjugado constante, potência constante e conugado variável). Faça melho, baixe o manual de bobinagem WEG( http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg ) e escolha a que se adequa ao seu caso. Se não conseguir tem a opção de comprar:( http://www.quebarato.com.br/bobinagem-motores-monofasicos-trifasicos-esquemas-rebobinagem__41291E.html ).

  275. isaac disse:

    serra que você tem os dados do motor kohlbach trifásico mod 90L cv 2.0/1.25 kw 1,5/0,9 rpm 1690/1136 hz 60 220 volts.

  276. Roberto vasco disse:

    isaac esse eu não tenho.Veja se alguem por aqui consegue ajuda-lo
    robertovasco@hotmail.com

  277. andre disse:

    tenho uma maquina para fazer solda ponto mas tenho problema que queimou a bobina nao concigo encontrar alguem que rebobine nem concigo o material gostaria uma indicacao de alguma industria da maquina entrar em contato

  278. Ronie Garcia disse:

    Pessoal… Bom dia… Gostaria de saber se alguem teria os dados do motor KOHLBACH Mod. 112M,monofasico, 5 cv,3550 rpm, 220\440v, 28\14A e diametro do estator de 11cm e comprimento 10cm.Tendo em vista que recebi o motor já sem o enrrolamento.

    Obrigado!!

  279. Roberto vasco disse:

    Andre, entre em contato com o representante ou assistente técnico da sua máquina

  280. Roberto vasco disse:

    Ronie Garcia, não tenho nenhuma referência sobre esse motor.

  281. José Marcelo disse:

    ola Sr Roberto, gostaria de saber se existe alguma tabela pratica ou manual para se calcular o numero de espiras e bitola do fio para eletroimãs como dos motofreios, e se também é possível calcular o valor do fluxo magnético aproximado em Gauss gerado pelo mesmo…Grato pela atenção, José Marcelo
    e-mail josemarcelo-@live.com

  282. Roberto vasco disse:

    José Marcelo, tabela prática eu não conheço nenhuma, mas é possível que exista alguma dos fabricantes, mas só seus assistentes técnicos é quem normalmente possuem. Os cálculos teóricos voce encontra nos livros específicos, por exemplo, transformadores de Afonso Martignoni e outros autores. O fluxo magnético é uma característica do material do núcleo que é dado pelo fabricante da chapa de aço silício usada para fazer o núcleo. A de motores alguns práticos consideram 5.000 Gauss. Deve ter um método pratico de ensaio com um aparelho específico para medir isso mas eu não tenho.

  283. Rodrigo disse:

    Bom dia, to com duvidas na ligação de um 75cv
    mod – ~3 250S/M
    cv – 75 v – 380/660
    a – 107/61.7
    rpm – 1180
    ranhura – 72

    Pacote

    diam. interno – 280mm
    diam. externo – 370mm
    comp. 290mm

  284. Rodrigo disse:

    nao coloquei a data que e 04/99
    nbr 7094
    AR97332
    e tambem e alto rendimento plus!

  285. Roberto vasco disse:

    Rodrigo, veja a página 119 do manualde bobinagem WEG, esquema:72-06-11/2D.
    Esse manual voce pode baixar: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg ou comprar aqui: http://www.quebarato.com.br/bobinagem-motores-monofasicos-trifasicos-esquemas-rebobinagem__41291E.html

    robertovasco@hotmail.com

  286. carlos alberto disse:

    ola amigo estou com um motor weg de 40cv 2 polos de tençao 380 660 carcaça 200 m 36 ranhuras comprimento do pacote e 225.05 e diametro 185 se me pures passar dados de bobinabem passo espiras e fios e se for posivel dados de ligaçao ficarei muito grato se me resolveres esse desde ja agradeço carlos alberto cunha

  287. valtinho disse:

    quantos polos e o motor?

  288. Roberto vasco disse:

    Carlos Alberto,
    Não tenho os dados de bobinagem desse motor. Veja se outro colega te ajuda.

  289. valtinho disse:

    Eletro Motores Borges quantos polos e o motor?

  290. valtinho disse:

    o 1/2 6 polos trifasico e 130 espira fio:25: lig: seriê

  291. Emerson disse:

    roberto a respeito das formulas que voce postou anteriormente sobre bobinagem de motores:passo polar(tp)=3,14(pi)vezes diametro interno em mm divididos pelo numero de polos(p). ok? Fluxo magnetico e igual induçao magnetica (B)vezes (tp)vezes comprimento do pacote (L) em mm divididos por 10 elevado a potencia de 6 (1000000) importante:a induçao magnetica (B) vale 0,55 gauss. ok? Numero de espiras ZF= E.K.K1/4,44 . fluxo.F. fator de enrolamento . K2 onde E=tensao em volts (menor tensao do motor) K=1 p/ camada dupla. K=2 p/ camada unica. K1=1 p/ ligaçao em serie . para ligaçao em paralelo vale:2,4,6,8… vale quantas forem as ligaçoes em paralelo Ex:2 paralelo,4 paralelo, 6 paralelo…ok? K2=1 p/ ligaçao em triangulo . K2=1,73 p/ estrela. Ok? Numero de espiras por bobina (Z)= 3. ZF/N onde: N e o numero de ranhuras do estator. Ok? calculo do fio S=I.Fs.k2/d.1,73.K1 onde S= seçao do fio em mm, I=intensidade de corrente do motor (A) Fs=fator de serviço (1,0- 1,15- 1,25) fator de serviço significa ate quanto o motor pode sofrer uma sobrecarga sem diminuir a vida util do motor Ex:motor 3cv 4p corrente nominal 9A Fs=1,15 este motor podera trabalhar com uma corrente 15% a nominal, podera trabalhar com 10,35 A sem problemas. mas se o Fs= 1 este motor podera trabalhar com 9A se ultrapassar a corrente nominal o mesmo aquecera diminuindo sua vida util. Ok? d=7 motores ate 10cv, d=5,5 motores ate 50cv. Ok? na tabela pratica de fio esmaltado acha-se a coluna de seçao em milimetros para descobrirmos qual e a bitola do fio AWG.muitas vezes precisamos utilizar varios fios de bitolas menores em paralelo (juntos),basta somar a seçao em mm ate chegar proximo ao fio calculado. a tabela fator de enrolamento utiliza a mesma postada por voce.

  292. jailson carvalho disse:

    Olá Gustavo Meu nome é Jailson de Campo Formoso-BA, estou com dificuldade para rebobinar um motor bomba segue os dados.

    Bomba centrifuga monofásica famac
    potêmcia em CV 3/4 Voltagem 110-220 Amperagem 8.4-4.2 rpm 3430 Nº de ranhura 24 OBS: motor kohlbach com capacitor permanente de 1x 50 uf 250 VCA Se Alguem poder me ajuda fico muito grato

    E-mail= jjeletrica2010@hotmail.com

  293. Roberto vasco disse:

    Emerson, só um detalhe: a indução B=5K.Gauss ou 5000 Gauss.
    Robertovasco@hotmail.com

  294. Roberto vasco disse:

    Jailson, não tenho nada sobre esse motor.
    robertovasco@hotmail.com

  295. Adilson disse:

    Boa noite jailson. Para mim te ajudar preciso de todos os dados desse motor o ME, modelo, comprimento do diametro e do pacote, se possivel todos dados da placa de identificaca.

  296. Adilson disse:

    jailson se preferir meu email dinhobobinado@hotmail.com

  297. jailson carvalho disse:

    olá pessoa alguem tem os dados de motor para me ajuda ?

  298. jailson carvalho disse:

    boa noite adilson ja mandei todos os dados do motor para seu email aguardo respostas

  299. Ola Roberto gostaria muito se o senhor mandasse um manual para mim de rebobinagem de motores pelo meu email estou trabalhando no ramo por enquanto estou ajudando mas quero virar um profissional na area desde ja agradecido

  300. Emerson disse:

    jailson preciso do comprimento do pacote em mm e o diametro do interno do estator em mm. Ok?

  301. Emerson disse:

    roberto a induçao = 0,55 gauss. Cheguei a esse valor calculando e conferindo os calculos com esquemas originais, pois por diversas vezes calculei pelo esquema de calculo que a weg fornece nos livros e dava um valor absurdo. trabalho com bobinagem de motores a muito tempo e muitas vezes me deparo com motores feitos por outras oficinas de maneira errada ou o motor ja vem cortado sem esquema.E claro que alem do calculo a esperiencia conta muito e tambem dados de outros motores originais para serem comparados. muitas vezes quando surgem duvidas o motor deve ser testado antes de ser enpregnado com verniz pois atraves da corrente do mesmo pode-se retirar ou acrecentar alguma espira para depois envernizar.Na escolha do passo medio obtemos o fator de enrolamento se errarmos o fator de enrolamento erraremos o numero de espiras. Ai entra a esperiencia versus fichas com dados originais. e muito importante fazer mos fichas de motores quando os mesmos sao originais. retirando dados como potencia, tensao, rpm,passo,numero de jogos,ligaçao serie,parlela,camada unica,dupla,mista,concentrico,imbricado, COMPRIMENTO DO PACOTE,DIAMETRO DO ESTATOR,numero de ranhuras.alias o comprimento do pacote e o diametro do estator sao os dados mais importantes.espero de alguma maneira ter ajudado.

  302. Rônie Garcia disse:

    Boa noite pessoal,gostaria de saber se alguem tem o esquema do motor abaixo dados de placa.
    WEG
    mod; 56D Nema 56 CV; 1,5 volts; 220/380 amp; 4,8 / 2,8
    Dados do pacote
    diametro ; 76mm
    comp; 75mm
    24 ranhuras
    OBRIGADO

  303. jose maria disse:

    amigo precisava do catalogo ce rebubinamento de bubinas maquinas eletricas bosch makita dewalt metabo blekm deker 110v e 220v. fico no aguardo obrigado.

  304. Rônie Garcia disse:

    esqueci do rpm 3470

  305. Emerson disse:

    Boa noite Ronie,motor 1,5cv 2 polos 220/380v pacote-75 diametro-76 ranhuras 24 dados de bobinagem: passo-1-10-12, espiras-52,camada unica,1fio 20awg (cobre) 6 jogos de 2, 6 pontas serie, cabo 20

  306. gosta ria de receber se possível o esquema do motor monofásico de 4 polos (kohlbach) 32 ranhuras,estator de 70 mm de comprimento e 85 mm de diâmetro.Desde já muito obrigado!

  307. Emerson disse:

    jose voce nao indicou a potencia mas acredito q este motor seje 3/4 cv dados de bobinagem: enrolamento principal-passo 1-4-6-8,espiras-17-30-42,fio-(2 fio 21awg cobre)ligaçao serie,camada unica cabo 18. enrolamento auxiliar:passo-1-4-6-8, espiras:13-20-28, fio-(1 fio 19awg cobre)ligaçao serie camada unica cabo-18, capacitor 340-408/110v

  308. Adilson disse:

    Boa noite Emerson. Vc abordou um fato intessante sobre o FATOR DE ENROLAMENTO. A pergunta e, porque em alguns motores o FATOR DE EROLAMENTO coincidem com a quantidade de espiras dos dados de bobinagem original e em outros motores com o mesmo passo nao coincidem? O que difere e o dimencionamneto do extator,pois os motores que coincidem fator de enrolamento e numeros de espiras com os dados originais de bobinagem isso e porque tem as mesmas medidas ou ate uma tolerancia de medida. Mas para ser mais preciso para isso existem calculos de representacao de ONDAS em movimentos em HARMONIA para cada medida de extator que e representada por FASOR ou VECTOR de rotacao. Cada motor que chega para mim rebobinar se eu nao tenho os dados original de bobinagem faco toda rotina do calculos FASORIAL e so assim chego no FATOR DE ENROLAMENTO preciso. So assim tenho certesa que a quantidade de espiras estao realmente certo.

  309. Rônie Garcia disse:

    EMERSON muito obrigado pela dica.

  310. adair disse:

    Gostaria de saber se alguem tem os dados de bobinagem do motor weg 30cv de enrolamentos separados(2polos/4polos),duas velocidades, seguintes dados:

    Di:175
    De:280
    Comp.:200
    36 ranhuras.
    quero saber a bitola dos fios e quantidade de espiras.

  311. cido bernardo disse:

    gotaria d saber se no enrolamento de um motor de geladeira tem alguma diferença do motor monofasico comum.digo na colocação das espiras no estator e se muda alguma coisa na maneira de faze las .muito obrigado

  312. leave a reply disse:

    tenho um motor trifásico de 7,5 cv rpm 1720
    v: 380 e 660 a 12 / 6
    36 ranhuras
    diámetro do estator 220mm
    empilhamento do pacote 142mm
    presiso rebobinar e ligar em 380 v 60 hz
    presiso da bitola do fio,quantidade se espiras e forma de ligacão, ou seja o fechamento interno das bobinas desdjá agradeço

  313. Roberto vasco disse:

    cido bernardo, não sei te informar.

  314. Roberto vasco disse:

    leave a reply ,
    – Não encontrei aqui nenhum motor de 7,5CV com essas medidas de diâmetro e comprimento de pacote, deve ser motor especial.
    – Para motor WEG de 4 polos, 60hz, 36 ranhuras encontrei:
    7,5 CV = 5,5 KW – fios:2×20 – Espiras:45, Passo: 8:10:12 – ligação série, camada unica.(Diâmetro 115, pacote 130) ou

    – 7,5 CV = 5,5 KW – fios:2×20 – Espiras:44, Passo: 8:10:12 – ligação série, camada unica.(Diâmetro 115, pacote 140).ou

    – 10CV = 7,5KW – fios:3×20 – Espiras 36 – Passo: 8:10:12, ligação série, camada unica.(diâmetro140, Pacote 130).
    – Seria bom conferir a medida de diâmetro principalmente. Diâmetro de 220 está mais para motor de 48 ranhuras. Por outro lado a ferragem estaria muito maior do que seria necessário para a potencia de 7,5 CV. A menos que seja algum motor especial, sem ventilação, blindado, fechado em unidade selada ou algo do genero.

  315. cido bernardo disse:

    por favor alguém pode mim dizer qual o segredo do enrolamento de um motor d geladeira. pq eu ñ consigo dar partida nele ,eu acho q pode ser nas espira d partida ,quando ligo ele parte mais desliga em seguida ,se alguém souber mim ajude por favor muito o brigado .

  316. cido bernardo disse:

    se alguém sober a onde eu possa encontrar dvds ou apostilas q ensine rebobinar só motor d geladeiras por favor fale pra mim .pq eu ñ consigo dar partida no motor d geladeiras tem algun segredo em fazer as espiras das bobinas de partida se alguém tem esse conhecimento fale pra mim por favor. muito obrigado.

  317. cido bernardo disse:

    alguém pode mim informar a onde eu possa encontrar dvds ou apostilha q ensine a rebobinar só motor de geladeira.

  318. vitor mateus marques disse:

    prescisso do esquema de ligação do motor,cv 20,6 polos,48 ranhuras,v380/660,paralelo

  319. .Boa noite,tenho uma empresa de rebobinamento de motores,porém peguei um moto-freio sew mod 160 de um motor 15 cv para rebobinar,mais a mesma ja veio com os dados alterados . Alguem poderia me auxiliar com os dados da mesma ! fico no aguardo , grato

  320. adeilton disse:

    tenho um motor de 7,5 cv 2 polos 36 ranhuras passo 14,16,18
    v 220 380 quero fechar as bobinas interna para sair 3 cabos
    como devo fechar – las se alguem tiver esse diagrama me envie por favor desde ja agradesço

  321. Roberto vasco disse:

    Valdemir, não tenho essas informações.

  322. Roberto vasco disse:

    Vitor Mateus,de uma olhada no manual de bobinagem WEG:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg e veja se encontra algo que te ajude.

  323. Adilson disse:

    Boa noite Adeilton. Existem dois tipos de ligacao com tres terminais para esse motor depende da tensao que vc ira ligar o motor, ou seja em trigulo que a tensao 220v e estrela em 380v.
    Segue os dados:
    *Ligacao estrela ou seja 3 terminais que serao ligados em 380v.
    Liga-se internamente os cabos 4 5 6 que ficarao isolados e saem os cabos 1L 2L 3L que serao ligados nas fases RST.

    *Ligacao triangulo tres terminais que serao ligados em 220v
    liga-se internamente e saem tres cabos na sequencia.
    1e6= 1L
    2e4= 2L
    3e5= 3L
    Que serao ligados nas fases RST. Se tiver alguma duvida tenho meu email dinhobobinado@hotmail.com

  324. cido bernardo disse:

    oi tudo bem gostaria de saber se o enrolamento de um motor monofásico com capacitor permanente é igual ao com capacitor eletrolitico .se tem alguma difereça qual e pq .muito obrigado .

  325. frederico daniel costa disse:

    bom dia tem como vc me mandar um software de rebobinamento weg to precisando comprei alguns motores ja cortados e preciso reforma-los me manda nesse email: fredyenrolamento@hotmail.com valeu ate mais aguardo

  326. Roberto Vasco disse:

    Frederico Daniel
    Não possuo esse software. sds, Roberto Vasco

  327. dey disse:

    olá bom dia roberto,como calcular a quantidade de espiras de um motor trifásico para mono

  328. Dalton Machado disse:

    Boa Tarde Roberto, estou com um problema em um moto bomba monofasica (WEG), é um motor monofásico, porem não possui nenhum tipo de capacitor! só possui platinado e centrifugo, no platinado usasse os dois lados (4 pontas). Não estou conseguindo acertar a ligação desse motor, se conseguir me ajudar agradeço muito, obrigado!

  329. Dalton Machado disse:

    qualquer solução me envia nesse email: dalton.sm@hotmail.com
    valeeu, abraço!

  330. cido bernardo disse:

    oi tudo bem ,eu gostaria d saber como fazer a trocad um fio d aluminho para cobre .tou com um enrolamento com 2 fio o,64 d aluminho e 2 o,57 d aluminho qual fio devo usar para cobre
    o brigado .

  331. Adilson disse:

    Boa noite Dalton. Esses modelos de motobombas sao realmente especiais. O detalhe estao nas bobinas auxiares, sao rebobinadas com voltas envertidas no passo 10 e 12 dependendo do modelo sao so no passo 12. Quanto a ligacao e muito simples… me passa todos os dados da placa de indentificacao incluindo tmbm as medidas do diametro e do pacote. Se preferir meu email dinhobobinado@hotmail.com

  332. Adilson disse:

    boa noite cido. A substitucao de cobre para aluminio e feita da seguinte maneira. Ex: 1 fio 20AWG de aluminio e igual a 1 fio 22AWG. sempre sera duas bitolas de fio a baixo. OBS: aluminio tem menas inducao do que o cobre por isso o motivo da substituicao. Se tiver alguma duvida disponha. dinhobobinado@hotmail.com

  333. Humberto disse:

    Gustavo, boa tarde. Criei uma planilha depois de muito queimar neuronios e gostaria de te pedir uma ajuda para divulgar essa planilha.
    Meu e-mail e humberto-gti@hotmail.com

    Abraço.

  334. Opa, ajudo sim !

    Posso disponibilizar ela no artigo, o que acha ?

    Qualquer coisa envia um email para mim gustavorobertux@gmail.com com a planilha em anexo. Terei o maior prazer em divulgar

    Um abraço !

  335. Ademir Dias disse:

    Por favor,preciso urgente do esquema de ligação deste motor de 1/3 com capacitor permanente iv polos

  336. Roberto Vasco disse:

    Ademir o fechamento voce encontra em:
    http://www.voges.com.br/_arquivos/motores/Capacitor%20Permanente.pdf , pag 5.
    Se voce se refere ao esquema de bobinagem, baixe o manual de bobinagem WEG em:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg
    e vá às paginas 151 até 167.
    sds, Roberto Vasco.

  337. edson disse:

    sou eletricista industrial
    estou com dificuldade em achar o faixamento dos cabo do motor
    pois o mesmo esta sem marcação.
    e um motor trifásico 50cv 2 polos
    foi perdida todas marcação dele

  338. silvio disse:

    por favor preciso urgente do calculo desse motor:

    2 CV 4 polos 110/220 32 ranhuras
    diâmetro 105 mm comprimento 110 mm

  339. Nelson Amaral disse:

    Olá, gostaria de um esquema do motor original do modelo weg 3~112 com /220/380v com 1740 rpm de 5.5(7,5)cv,se você pode me mandar o fio tamanha da bitola do fio e números de espiras.Abraço parceiro e obrigado!!!

  340. Luiz carlos de s neves disse:

    preciso de esquema de motor weg carcaça 160 pacote 260 diametro 160

  341. Luiz carlos de s neves disse:

    preciso de um esquema motor weg 48 ranhuras pacote 260 diametro 160 luiz_carlos26@yahoo.com.br

  342. wilman muñez disse:

    Aló amigo !! Meu nome e Wilman e sou Uruguaio. Gostaria de receber a sua ajuda profissional . Tenho um motor kohlbach Mod = 48 44/00 de 1 cv – 2 polos – 24 ranhuras . E para 110- 220 v – 15 – 7.5 amps. O mesmo funciona numa rossadeira marca vonder. Este motor chegou sem as bobinas . A unica referencia que tenho , e que nos terminais 1 e 4 tem um pedaço de fio de aluminio que sem raspar ele , o micrometro indica 1.20mm. Os terminais 2 e 3 estao juntos e dai mesmo sai um fio tambem de aluminio 0.60 mm ( sem raspar) que e o da bobina auxiliar. O Sr poderia me enviar ao meu E-mail os dados correspondentes a esse motor para que eu possa rebobinar ele ? Passo de bobinas – quantidade de espiras e bitola dos fios em cobre. Muito obrigado e ficarei aguardando sua resposta.

  343. Roberto Vasco disse:

    Nelsom Amaral, solicite pelo e-mail: robertovasco@hotmail.com.

  344. Roberto Vasco disse:

    Luiz carlos, Voce precisa mencionar no mínimo se o motor é monofásicoso ou trifásico a sua velocidade deste em rpm. De posse desses dados solicite pelo e-mail: robertovasco@hotmail.com .

  345. ROMARIO disse:

    SOLICITAMOS CALCULO PARA MOTOR TRIF. 30 CV 36 RANHURA EBERLE MEIO CANAL 12 BOBINA

  346. Roberto Vasco disse:

    Wilman, eu não tenho o material solicitado, mas voce consegue ter um calculo bem aproximado no manual de bobinagem da WEG, na seção: cálculo de motores monofásicos.
    – Esse manual voce pode baixar na internet no site:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg
    – Tambem posso enviar uma cópia escaneada dessa parte do manual se voce me solicitar pelo e-mail robertovasco@hotmail.com.
    – Voce pode tentar tambem outro colega experiente no assunto, como por exemplo: dinhobobinado@hotmail.com , tambem leitor desse blog,que sempre tem ajudado ao pessoal interessado nessa área.
    sds, Roberto Vasco

  347. André disse:

    Olá, teria como me fornecer n° de espiras e bitola de fio do motor monofásico WEG MOD 56A0779 – 1/2 CV, 110V, 60hz, 32R, passo 1:4:6:8, estator 4,6cm, 1730 rpm. Veio para oficina enrolado errado.

    Desde já muito grato.

    André

  348. Roberto Vasco disse:

    André, não tenho a informação solicitada, mas você pode determinar fazendo os cálculos indicados no manual de bobinagem WEG:http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg .
    Se não conseguir baixar eu posso te mandar a cópia escaneada das páginas, se você me solicitar pelo e-mail: robertovasco@hotmail.com

  349. André disse:

    Olá, poderia me fornecer um exemplo de como se aplica aquelas fórmulas do Manual de Bobinagem WEG, no meu caso específico: motor 1/2 CV, 110V, 60hz, 32R, passo 1:4:6:8, Pacote 4,6cm, estator Di 10cm, 1730 rpm.) Tentei, mas encontrei uns valores muito discrepantes da realidade. Alguém que guardou os dados de rebobinagem desse motor ou que pudesse calcular prá mim.
    Se puder ajudar agradeço muito.
    André.

  350. Carl disse:

    Boa tarde! estou precisando do esquema de rebobinamento de motor Eberle com as seguintes características:
    Modelo H 56 11/1
    3CV – 60HZ – 1710 rpm – 04 pólos
    amperagem 34/17
    por favor se for possível consegui-lo para mim, ficarei muito grato. Tenho muita urgência nesse material. Grato pela atenção, no aguardo de breve resposta

  351. marcio rebelo disse:

    ola roberto tenho motor eberle 10 cv 8 polos gostaria se vc poderia enviar manual de rebobinagem
    pacote 6.5mm x 6,5 diametro 22 amp acho que a placa desse motor esta errada o fio que estava era
    3 fios 18 awg e 2 fios 19 awg bobina com 5 fios

  352. Bom dia roberto,estou precisando do esquema de rebubinamento do motor: 3/4 ,trifasico, 1725 RPM ,36 ranhuras.Grato pela atencao,aguardo respostas,desde de ja agradaco!

  353. Bom dia roberto,estou precisando do esquema de rebubinamento do motor: 3/4 ,trifasico, 1725 RPM ,36 ranhuras.Grato pela atencao,aguardo respostas,desde de ja agradeco!

  354. carlos garcia disse:

    Bom dia Roberto trabalho com rebobinamento de motores e gosto muito de me aprofundar no assunto mas estou tendo dificuldade em fazer o calculo de bobinas , no item K1 , se possivel gostaria que me mandar um exemplo de calculo para que eu possa clarear minha mente
    desde

  355. carlos garcia disse:

    Bom dia Roberto
    GOSTARIA SE POSSÍVEL DE ME MANDAR UM EXEMPLO DA FORMULA PARA REBOBINAMENTO POIS AINDA NÃO CONSEGUI ENTENDER O ITEM K1.
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    CARLOS GARCIA

  356. carlos garcia disse:

    Bom dia Gustavo
    E que esqueci de dizer que não consegui ver a figura aonde você esclarece a duvida sobre o item K1 da formula.
    gostaria se possível me enviar uma foto.
    Me ajudaria muito.
    Desde já agradeço um abraço
    Carlos Garcia

  357. Eu vou acertar as figuras, e aviso por aqui.

  358. carlos garcia disse:

    Estou no aguardo
    Obrigado pela atenção
    um abraço
    Carlos Garcia

  359. Jair disse:

    Roberto, veja -se pode me ajudar.
    Abri um motor queimado, sem identificação, 2 polos monofásico qué me foi dito ter 1cv. Contei as espiras, medi a bitola dos fios e segui o modelo do enrolamento da seguinte forma:
    24 ranhuras

    Bobinas de trabalho: Fio AWG 19 X 2
    iniciei pela ranhura qué chamei n.1, sendo qué a contagem das ranhuras seriam no sentido horário. Enrolei 14voltas saindo na ranhura 6 + 20 voltas entrando na ranhura 24 e sindo na ranhura 7 + 25 voltas entrando na ranhura 23 e saindo na ranhra 8 + 25 voltas entrando na ranhura 22 e saindo na ranhura 9. Está bobina teve o início com o n. 1 e final n. 3,

    Bobina de trabalho:
    Semelhante a anterior, com início na ranhura 13 e terminou- na ranhura 21.
    Estuda bobina teve o início com o n.4 e final 2,

    Bobina auxiliar- fio AWG 18

    Iniciei pela ranhura 18. Enrolei 18 espiras saindo na ranhura 1 + 26 espiras entrando pela ranhura 17 e saindo pela ranhura 2 + 26 espiras entrando pela ranhura 16 e saindo pela ranhura 3 + 26 espiras entrando pela ranhura 15 e saindo na ranhura 4 + 26 espiras entrando na ranhura 14 e saindo na ranhura 5 + 18 espiras entrando na ranhura 13 e saindo na ranhura 6,

    Está bona teve o início com o n. 5 e o final passou pelo capacitor, pelo platinado e saiu com o n. 6.

    Todas as bobinas foram enroladas no sentido anti-horário.
    Depois de todo o trabalho, liguei no padrão, fios 1,2 e 5 em uma fase e fios 3,4 e 6 em outra, para 110 v.
    Fios 4 para uma fase e 1 e 5 para outra, com fios 2,3 e6 juntos para 220V.

  360. Jair Riera disse:

    Roberto, veja se pode me ajudar.

    Abri um motor monofasico 2 polos, queimado e sem identificação que acredito seja 1CV.
    Contei as espiras, medí a bitola dos fios e fiz o enrolamento da seguinte forma.
    24 ranhuras que decidi contar no sentido horario.

    Bobina de trabalho: 2 X AWG 19
    iniciei pela ranhura 1, enrolei 14 voltas e terminei na ranhura 6, + 20 voltas iniciando na ranhura 24 e terminando na ranhura 7 + 25 voltas iniciando na ranhura 23 e terminando na ranhura 8 + 25 voltas iniciando na ranhura 22 terminando na ranhura 9. Esta bobina teve o fio de inicio nº 1 e final nº 3

    Bobina de trabalho.

    Idêntica à bobina anterior, iniciando na ranhura 13 e terminando na ranhura 21.
    Esta bobina teve o fio de inicio nº 4 e final nº 2.

    Bobina auxiliar – fio AWG 18

    Enrolei 18 voltas iniciando na ranhura 18 e terminando na ranhura 1 + 26 voltas iniciando na ranhura 17 e terminando na ranhura 2 + 26 voltas iniciando na ranhura 16 e terminando na ranhura 3 + 26 voltas iniciando na ranhura 15 e terminando na ranhura 4 + 26 voltas iniciando na ranhura 14 e terminando na ranhura 5 + 18 voltas iniciando na ranhura 13 e terminando da ranhura 6.
    Esta bobina teve o fio de inicio com o nº 5 e o final passou pelo capacitor, pelo platinado e terminou com o nº 6.

    Todas foram enroladas no sentido anti-horario.

    fiz a ligação padrão, fio 1,2 e 5 em uma fase e fios 3,4 e 6 em outra, para 110V.

    Fios 4 para uma fase, fios 1 e 5 para outra fase, fios 2,3 e 6 juntos, para 220V.

    Não funcionou de jeito algum. ficou girando lentamente e puxando grande corrente que desarmou o dijuntor da rede.
    O que pode estar errado.

    Obrigado

  361. carlos garcia disse:

    Boa noite Gustavo
    desculpe-me pela insistência mas peço por favor
    se possível que me mandasse por email uma rascunho mesmo manuscrito com um exemplo de ligaçoes em paralelo para que eu possa entender e conseguir
    executar a formula e definir quem e k1 na formula.
    Ficaria muito grato se puder me ajudar.
    Antecipadamente agradeço
    CARLOS GARCIA

  362. Adilson disse:

    boa tarde Carlos Garcia.Na pra a formula (k*k1)/k2 e muito simples como vc e bobinado vc vai entender.ex: e como vc ja tivesse o numeros de espiras quando chega nessa formula vc escolhe como devera ser bobinado e a ligacao e so aplicar nao tem erro.Acompanhando a formula vc configura do jeito que vc quizer simplismente colocando os dados que vc vai rebobinar se a camada dupla se e ligacao triagulo ou paralela. se vc preferir entra em contato no meu email te passo meu telefone ficara melhor para vc entender…dinhobobinado@hotmail.com

  363. Roberto Vasco disse:

    Jair Riera e Carlos Garcia
    Talvez fosse mais interessante voce darem um lida diretamente no manual de bobinagem WEG nesse site aqui:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg .
    Ali existem os cálculos dos motores mono fásicos e Tri fásicos, bem como os vários esquemas de ligação internos das bobinas para motores monofásicos e trifásicos.

  364. Valdimar Tavares disse:

    Boa noite,

    Possuo um motor monofásico 110/220 V, gostaria de saber como transforma-lo em 220/440 V. Trata-se de um motor VOGES de 3Cv 4 polos.
    Necessito muito da ajuda de alguém

    Atenciosamente,
    Valdimar

  365. Luiz carlos de santana neves disse:

    preciso de esquema de um motor siemens trifásico 220 380 v 1150rpm 48 ranhuras

  366. Luiz carlos de santana neves disse:

    gotei muito de sua atenção

  367. adevair disse:

    gostaria de informaçao motor sew do brasil de 1/4 cv de 8/2 polo 8 polo 1×21 –40 espira esa dando 4 aper em vazio e é para dr 2 amper qual calculo posso estar fazendo para cher nssa corente
    comprimento 165mm
    diametro 120 mm

  368. ola bom dia sou manoel tenho uma oficina de rebobinagem em motor mais esto com um motor monofasico de 5cv com 3 capacitor esta com capacito de partida mais queria saber de com seria esqueima deste motor e tei 36 ranhua passo axiliar 8-10-12 trabalho 3-5-7-9

  369. Vitor Oliboni disse:

    Olá, estou com problema p/ tirar o esquema de um motor EBERLE de ar condicionado, poderia me ajudar, enviando os dados das espiras e a ligação?
    volts: 220
    Hz: 60
    Cv: 1/10
    pólos: 6
    capacitor: 4mf
    velocidade: 2
    fios de saída: branco, preto, vermelho e marrom

  370. LUIZ GUSTAVO disse:

    Prezado Roberto,
    Enviei um equipamento para orçamento e informaram ser necessário fazer o embaralhamento do estator, trata-se de um motor de 150CV alimentado em 440v.

    Gostaria de saber do que se trata o embaralhamento e quais implicações caso não seja feito.

  371. Valdic disse:

    Estou prescisando doesquema de bobinagem pra rebobinar um motor KOLHBACH usado masseira de padaria
    MODELO 100L
    2 E 3 CV
    IV E VI POLOS
    36 RANHURAS
    PASSO – 7
    FIO 20
    Minha dúvia é o esquema de ligação no manual da weg não tem, no queimar rebentou uns fios, se alguém poder me ajudar eu agradeço meu e mail valdic.santos@zipmail.com.br

  372. gleisson disse:

    quero um esquema de um motor eletrico de 10 cv rpm 1750 4 polo

  373. gleisson disse:

    boa noite quero um esquema de um motor 10 cv 12 polo 48 ranhuras rpm 1750.mande mais rapido po sivel

  374. Toinho Trindad disse:

    Bom dia, amigo Roberto!
    Estou aqui com um motor KOHLBACH 132 S
    10 CV
    30 RANHURAS
    RPM 3480
    VOLTS 220/380 AMP 26/15
    PACOTE 110 mm
    DIÂMETRO 125 mm
    Só que ele, chegou aqui sem os fios
    Se for possível, tem como conseguir os dados?
    Desde ja te agradeço muito!
    Fica na PAZ e Obg!

  375. Fredy disse:

    Bom dia, Gustavo Roberto

    Estou precisando urgente dos dados de um motor de 60CV 1775RPM 220/380V Mod.225 S/M marca: WEG com comprimento de canal: 200mm.
    Por favor se puder me mandar o mais rapido possivel agradeço desde ja.

    Fico no aguardo.
    Obrigado

  376. Raphael disse:

    Preciso saber como faço pra rebobinar um motor chinês, ele é 50 Hz e aqui no Brasil é 60 Hz, e ainda tem o lance da tensão tbm.

    Alguém aí me ajuda?

  377. QUEIRIA MUITOO QUE ALGUEM MN AJUDASE ATRANSFORMA UM MOTOR DE 10CV 4 POLOS P/ UM MOTOR 10CV 6 POLOS

  378. sueli disse:

    gustavo gostaria de saber se vc pode me ajudar? eu sei cortar um motor,enfibrar,fazer as bobinas e colocar nas ranhuras a minha dificuldade é a seguinte: de fazer as ligaçoes nas bobinas,porq tem motor que é as ligaçoes saida com saida. ou entrada com entrada? gostaria de qndo chegasse um motor para eu rebobinar eu indentificasse a ligaçao velha e fizesse do mesmo jeito. ex: estou com um motor weg de 1cv passo 10/12, 6 grupos de 2 bobinas, 24 ranhuras mas nao sei indentificar a ligaçao que estar para fazer do mesmo jeito, gostaria de saber se vc poderia me ensinar o que é uma ligaçao paralelo e uma ligaçao em serie.qnto vc cobraria por minha duvida me responda por favor.

  379. Adilson disse:

    ola sueli….igual ao nosso amigo gustavo tambem posso te adujar. se vc ja rebobina fica facil o restante, o mais simples e fazer a ligacao. tipos de ligacoes existentes: serie, paralelo, serie paralelo, 2*paralelo, 3*pararelo etc… se tiver duvidas disponha meu email dinhobobinado@hotmail.com

  380. Gerson disse:

    precisava saber o esquema de ligacao de um motor imbricado de 18 ranhura de 6 grupos de 2 bobina.

  381. Aldo Mario Barreto disse:

    Preciso da ESPIRA do motor elétrico trifásico 30cv 4P – Ranhuras 48.

    Teria como me ajudar?

    Obrigado!!!

  382. iran oliveira disse:

    ola boa tarde,estou com um motor de 50 cv weg,mod,200L 380-660 4 polos pacote,cop,230,220 largura,se algem tever este esqema porfavor,me mande,ficarei grato,IRANMOTORES@HOTMAIL.COM

  383. vanderlei disse:

    alguém poder me ajudar eu agradeço

    desde ja muito obrigado.

    um esquema de dois motores weg de 10 ou 12.5 cv eles estão sem a plaqueta para ficar com 1750 rpm e 4 polo estava rebobinado repeti o mesmo esquema mas não deu certo quando o peso arocha ele para.

  384. vanderlei disse:

    vanderlei disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    14 janeiro, 2014 às 9:50 pm

    alguém poder me ajudar eu agradeço meu mail vanndoromannross@hotmail.com

    desde ja muito obrigado.

    um esquema de dois motores weg de 10 e 12.5 cv eles estão sem a plaqueta para ficar com 1750 rpm e 4 polo estava rebobinado repeti o mesmo esquema mas não deu certo quando o peso arocha ele para.

  385. vanderlei disse:

    vanderlei disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    14 janeiro, 2014 às 9:58 pm

    vanderlei disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    14 janeiro, 2014 às 9:50 pm

    alguém poder me ajudar eu agradeço meu mail vanndoromannross@hotmail.com

    desde ja muito obrigado.

    um esquema de dois motores weg de 10 e 12.5 cv eles estão sem a plaqueta para ficar com 1750 rpm de 48 ranhura 4 polo estava rebobinado repeti o mesmo esquema mas não deu certo quando o peso arocha ele para.

  386. 30cv 4polos(22kw)weg carcaça180m DI-185 pacote180
    48ranhuras,4 fios-19awg + 2 fios-18awg
    passo 10-12 com 16 espiras em cada bobina
    camada unica,ligação paralela,
    esquema weg 48-004-11/211-ND b/g 02 g/f 04

    30cv 4polos(22kw)weg carcaça180m DI-185 pacote220
    48ranhuras,3fios 16awg passo-10-12-14-16
    ligação paralela camada unica
    esquema weg 48-04-13/2-D b/g 04 g/f 02
    sosmotoresebombas@gmail.com

  387. na resposta acima me esqueci do numero de espiras do segundo esquema,então esta ai,

    30cv 4polos(22kw)weg carcaça180m DI-185 pacote220
    48ranhuras,3fios 16awg passo-10-12-14-16 com 15 espiras em cada bobina
    ligação paralela camada unica
    esquema weg 48-04-13/2-D b/g 04 g/f 02

  388. boa tarde Vanderlei,
    esquema 10cv 4 polos weg
    10cv=(7,5kw)carcaça 132s DI150 pacote110
    48 ranhuras 2fios 19awg + 2fios 20awg passo 10-12 com 15 espiras cada bobina ligação serie camada unica
    esquema weg 48-004-11/111-ND b/g 02 g/f 04

    esquema 10cv 4 polos weg
    10cv=(7,5kw)carcaça 132s DI140 pacote130
    36ranhuras 3fios 20awg passo 8-10-12 com 36espiras cada bobina ligação paralela camada unica
    esquema weg 36-04-10/4D b/g 03 g/f 02

    esquema 12,5cv 4 polos
    12,5cv=(9,2kw)carcaça 132m DI150 pacote130 48ranhuras 1 fio18awg + 1fio19awg passo 10-12
    com 26 espiras em cada bobina ligação paralela
    camada unica
    esquema weg 48-004-11/211-ND b/g02 g/f04
    obs; carcaças e estatores são os mesmos,mas os rotores de baixa e alta rotação geralmente são diferentes se enrolar um motor de alta rotação com bobinamento de baixa ou vice versa o motor perde rotaçaõ quando é exigido potencia do mesmo pode ser o que esta acontecendo com seus motores
    sosmotoresebombas@gmail.com

  389. ed garcia disse:

    Ola Roberto, estou prescisando dos dados de um motor eberle 8 polos trifásico 36 ranhuras diâmetro 85mm, pacote 80mm (é aproximadamente essa a medida)
    Eu possuo os dados mas não são os originais e acho que não estão corretos(passo 6 103 voltas e passo 4 e 6 103 voltas também canal cheio), e não tenho como calcular pois nao acho o valor do fator de enrolamento de 8 polos com 36 ranhuras em lugar algum, caso vc possuir agradeço muito
    Desde ja agradeço e deaculpe os erros de gramática pois estou pelo celular
    Grato

  390. José Ferreira disse:

    Bom dia
    Tenho um exator de um motor weg de vinte cv e de dois polos
    36 ranhuras trifásicas 4 tenções
    Diâmetro 14 cm
    Comprimento 18 cm
    Que mandei rebobinar
    O motor funcionou cinco minutos e queimou
    A informação e o passo e 1/16 nº de e três em serie 22 espiras por bobinas
    E quatro fio 19 e pela formula seria 4×18
    No manual WEG com passo 1/16 seria camada única e esse estar com camada dupla se o manual disse seria passo 1/14
    e quantos quilos de fio teria que daiquiri
    Qual e o certo pois não estou mais com as informações originais do motor
    Fise a conta o numero de espiras seria 26
    Desde já obrigado pela ajuda
    José Ferreira
    e-mail joseferreira456@hotmail.com

  391. José Ferreira disse:

    Bom dia
    Tenho um exator de um motor weg de vinte cv e de dois polos
    36 ranhuras trifásicas 4 tenções
    Diâmetro 14 cm
    Comprimento 18 cm
    Que mandei rebobinar
    O motor funcionou cinco minutos e queimou
    A informação e o passo e 1/16 nº de e três em serie 22 espiras por bobinas
    E quatro fio 19 e pela formula seria 4×18
    No manual WEG com passo 1/16 seria camada única e esse estar com camada dupla se o manual disse seria passo 1/14
    e quantos quilos de fio teria que daiquiri
    Qual e o certo pois não estou mais com as informações originais do motor
    Fise a conta o numero de espiras seria 26
    Desde já obrigado pela ajuda
    José Ferreira

  392. José Ferreira disse:

    o que perguntei não errado

  393. Jorge disse:

    Como consigo este esquema da Weg
    48-004-11/211-ND b/g02 g/f04

  394. Jorge disse:

    Alguém poderia me enviar este esquema da Weg,

    48-004-11/211-ND b/g02 g/f04

    Grato.

    Jorge.
    m1132116721@itelefonica.com.br

  395. obrigado disse:

    Ae to com um motor de 10 cv de alta 36 arramhura to com dificuldade em pegar os dados horiginal quero fase-lo com os dados horiginais
    Pode me ajudar comente ae por favor..

  396. João da Silva disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de rebobinar um motor de 50hz para 60hz, ele é importado e não consigo nenhuma explicação simples e objetiva que me ajude a resolver esta duvida, será que vocês poderiam me ajudar ?

    Desde já agradeço.

  397. vanderci disse:

    tem como você me passa o esquema de bobinagem de 12 e 18 canais?
    tenho os canais 24a72, estol precisando do 12 e 18canais,

  398. marcos disse:

    estou cm um motor de 250 cv 380 660 v.O mesmo esta bobinado no passe 10 ao 20, cm 4 e 5 espiras,meia bobina. 10 fios 16 awg, ligado em duplo- paralelo, 6 terminais. preciso rebobina-lo para 440v, se pessivel, prefiro bobina-lo com bobina cheia. Qual fio e quantidade de espiras devo usar? Posso (devo) usar passe 14 16 18. alguem pode me ajudar? De ja agradeço.

  399. adevair disse:

    tenho um motor 220 volts capacitor permanente e quero transformar em 110/220 volts tem como eu fazer isso aguaro respost

  400. Antonio disse:

    ESTOU COM UM MOTOR TATUNG DE 30 CV 4 E 6 POLOS COM BOBINAMENTO DUPLO VC CONHECE OU TERIA ESQUEMA DE LIGAÇÃO?

  401. Ola amigos me chamo Edihonis já trabalhei como enrolador alguns anos atras sou eletrotécnico e possuo uma firma de instalações elétricas estou pensando em abrir uma oficina gostaria de saber ai dos colegas se se atualmente esta conpensando.

  402. Amigo faço esse trabalho de manutenção e rebobinamento de motores elétricos,recentemente perdi os dados de um motor de 2 velocidades,peguei algumas informações na placa dele
    (ABUS MOD.GM62500.6-2;
    KW.0,4/1,70;RPM.780/300;A.5,8)
    gostaria de saber se você pode mim ajudar!
    Obrigado!

  403. Gostaria de saber passos das bobinas,nº de bitola de fios,nº de espiras e ligação,se possível!
    Obrigado!

  404. Odilson disse:

    Como faço a mudança de tensão na bobinagem de motores eletricos de 440 para 480?

  405. Odilson disse:

    como faço a mudança de tensão na bobinagem de motores elétricos de 440 para 480? Exemplo tenho um motor de 1/3 cv eberle 850 RPM 36 ranhuras na tensão 254/440 quero passa para a tensão de 480 V.

  406. gerson disse:

    bom vc tem esquema de bobinagem de motores de 12 pontas podia enviar pra mim

  407. gerson disse:

    a e de 9 pontas

  408. gerson disse:

    me refiro aos motores com 12 terminais de saida que pode receber 4 tensoes destintas.
    se tiver de 9 pontas pode enviar pra mim tambem ok

  409. odinilson disse:

    quero saber o fio e espiras que vai no motor de 20 cv 2 polos trifazico weg deis de ja agradeço

  410. odinilson disse:

    quero saber o qual o fio ligação e espiras que vai no motor weg de 20 cv 2 polos 36 ranhuras fico agradecido

  411. odinilson disse:

    quero saber o qual o fio e espiras que vai no motor de 20 cv 2 polos 36 ranhuras trifazico weg

  412. HILTON disse:

    BOA NOITE!
    AMIGO, ESTOU COM UM MOTOR TRIFÁSICO DE 75 CV 4 PÓLOS, REB. COM 12 GRUPO DE BOBINAS,LIGADO EM PARALELO. O SR PODERIA ME AJUDAR INFORMANDO A SEQUENCIA DA NUMERAÇÃO?

    ATT. HILTON

  413. horn disse:

    boa noite amigos perdi os dados como ligaçao internas do motor trifasico weg 7,5 cv 380/660 2 polos alto rendimemto plus . se algem poder me ajudar … obrigado

  414. claudinei disse:

    bom dia preciso dos dados motor kohlbach 10cv rpm1760 220/440 mod:KM 57n 48ranhuras bifasico

  415. SEVERINO DIAS DE SOUSA FILHO disse:

    solicito da ajuda do amigo para os dados de um motor weg de 125 cv 380v 660v

    carcaça 280 s/m
    3575 rpm
    comprimento do pacote 250 mm
    diâmetro do pacote 280mm
    nº de ranhuras 48

  416. fredy disse:

    boa tarde gustavo roberto estou com duvida em um motor para rebobinar 200 cv 4 polos
    12 grupos de 5 passos
    60 ranhuras
    24 fios 15
    ligaçao serie 12 pontas
    gostaria de saber se eu fizer ele com 12 fios15
    e mudar a ligaçao para paralelo 12 pontas sera correto aguardo obrigado

  417. gilberto disse:

    gostaria de saber qual e o fio q vai no motor 40 cv 4 p
    polo

    marca weg 48 ranhura comprimento da r 2oo pagote 210 muito obrigado

  418. Murillo Matheus disse:

    Bom dia Roberto.
    Gostei muito do seu blog e gostaria de ajudar para melhorar ainda mais. Vc. diz em ajuda financeira, me diga como fazer pois este blog tem que continuar.
    Um abraço

  419. Murillo Matheus disse:

    Aproveitando tenho uma duvida. Motor weg dupla polaridade sendo 1725rpm com 1.25cv e 3450rpm com 2 cv tendo 24 canais na carcaça 90l e rotor com 74 por 102 e o pacote 140 de diâmetro total por 113. O curioso é que é passo 8 com 8 grupos de 3 e um fio 21. Perdemos a ligação. Você pode nos ajudar.

  420. jose donizete de azara disse:

    estou com um motor da marca nova 3cv 3740 rpm perde o esquema do mesmo ,vc ten este esquema?se vc conseguir para mim fico muito grato, olha quanto fica o gasto do mesmo eu pago e fico muito grato ,obrigado. donizete

  421. Luiza Demeterco disse:

    Boa tarde,
    Estou procurando um fabricante para um motor com as características abaixo e não consigo localizar. Vc pode me ajudar?
    Motor trifásico 2cv com múltiplos polos com painel de ligação que permite as ligações internas com os 72 terminais de ligação para um motor de 36 ranhuras e 36 bobinas internas indicando no painel toda a configuração interna do mesmo, motor que permite a ligação estrela dimensionada para 380/220c – 60 hz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>