Gustavo Roberto

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Ligação Dahlander – 6, 9 e 12 pontas —

Um dos leitores me agradeceu por ter mandado o arquivo original do publicado no blog, do qual não saiu os desenhos, mas informou que no seu caso o motor Dahlander que possui é de 12 pontas. Acredito que pode haver mais pessoas com esse caso, então resolvi publicar esse suplemento, contendo as ligações de motores de 6, 9, e 12 pontas com os respectivos fechamentos.
Nunca é demais lembrar que ligações diferentes/velocidades diferentes, produzem potências diferentes e então correntes diferentes(uma maior que a outra), por esta razão o circuito de força deve conter um relé térmico para cada ligação. Exemplo:Motor trifásico Dahlander, 220V, 60Hz, duas velocidades.(Catálogo geral de motores WEG)

Verifica-se acima que para as velocidades mais baixas o tamanho físico(carcaça) dos motores aumenta , para dissipar mais calor.

Esquemas de ligação Dahlander para 6 bornes :

Esquema de ligação Dahlander para 9 bornes :

Ligação Dahlander para 12 bornes :

Fonte: – Apostila – Curso DT- 01-WEG – Catálogo geral de motores WEG

Roberto Vasco
27/10/2008


Categorised as: Eletricidade


172 Comments

  1. luiz carlos vieira junior disse:

    Eu queria ver como é que se liga um motor dahlander 12 pontas internamente.

  2. anibal disse:

    Gustavo saudações!
    Você sabe como acho as pontas de ligação para um motor trifásico assíncrono de 6 terminais sem nenhuma marcação.
    No aguardo,
    Anibal

  3. luiz disse:

    sou eletricista luiz a vezes em sertas ocasiao me perco com apotas de ligaçao de motores

  4. luiz disse:

    como ligo as pontas de um motor 6 pontas em duas velocidade obr luiz

  5. elvis disse:

    Gostaria de receber o esquema ou progetos que me mostre a ligacao e montagende forca e controle de motores de 12 pontas

  6. roberto vasco disse:

    Aos consultantes: Por favor, ao consultarem deixem seus e-mails ou envie um para robertovasco@hotmail.com.

  7. roberto vasco disse:

    Luiz, se esse motor for Dahlander voce tem SEIS opções de ligação conforme a velocidade pretendida e as caracteristicas de funcionamento:
    CONJUGADO CONSTANTE – VELOCIDADE MENOR:6,5 e 4 vão a rede e 3,1 e 2 ficam abertos.
    CONJUGADO CONSTANTE – VELOCIDADE MAIOR:2,3 E 1 vão a rede e 6,5 e 4 ficam unidos.
    CONJUGADO VARIÁVEL-VELOCIDADE MENOR:6,5 e 4 vão a rede e 3,1 e2 ficam unidos.
    CONJUGADO VARIÁVEL-VELOCIDADE MAIOR:2,3 E 1 vão a rede e 6,5 e 4 ficam unidos.
    POTÊNCIA CONSTANTE-VELOCIDADE MENOR:4,5 e 6 vão a rede e 3,1 e 2 ficam unidos.
    pOTÊNCIA CONSTANTE-VELOCIDADE MAIOR:2,3 e 1 vão a rede e 6,5 e 4 ficam abertos.

  8. roberto vasco disse:

    Elvis, as ligações são aquelas que publiquei no artig “Dahlander 6,9,12 pontas. Quanto aos diagramas de força e controle, não os tenho digitalizado em arquivo e mesmo se tivesse não atenderia a todas as aplicações. Isso teria que ser projetado com base nas necessidades dos cliente conforme a aplicação deles. Isso é assunto para projetos elétricos que como disse não tenho digitalizados, ou seja, teria que bolar vários casos e elaborar cada um dos desenhos e isso é muita coisa, proibitivo nesse momento cheio de trabalhos por desenvolver.

  9. Tiago disse:

    Como faço para descobrir as pontas dos motores em geral.

  10. roberto vasco disse:

    Tiago, se voce perdeu todas as marcações vai se tanto mais trabalhoso quanto maior for o número de pontas. Por exemplo, um motor de seis pontas. Primeiro voce verifica com um multiteste as pontas que dão continuidade (ou uma resistencia baixa, que depende do bobinado do motor).A primeira dupla marque com 1 e 4, respectivamente. A segunda dupla de 2 e 5 e a terceira de 3 e 6. Em seguida ligue em série a primeira e a segunda dupla (ligar o final da primeira(4) com o início da segunga(2) e aplique a tensão nominal nas pontas marcadas com 1 e 5, estando um multiteste na escala de tensão CA conectado aos terminais marcados com 3 e 6. Se der leitura de tensão a marcação 1 e 4 e 2 e 5 estão corretas. Se não der tensão, inverta a ligação da dupla 2 e 5 e as remarque e repita o teste, que agora deve dar a tensão esperada. Repita este procedimento colocando em série da mesma forma citada a segunda e terceira dupla e coloque o multiteste na primeira, repetindo tambem o procedimento de leitura e de inversão se necessário. se voce quiser fazer por tentativas se prepare para ter muito mais trabalho, pois o numero de tentativas é a permutação de seis ou 6!=720 tentativas e ainda corre o risco de queimar o motor nos testes, caso demore muito em cada um deles.
    robertovasco@hotmail.com

  11. jefferson disse:

    como fechar um motor de 9 pontas nas tensões de 220v 380v e 440v pois tenho motores aqui e sem placa de fechamentos e nem placa de identificação tésinica

  12. roberto vasco disse:

    Jefferson se voce estiver falando de um motor assincrono trifásico de 9 pontas:
    440-Triangulo série: 4-7, 5-8, 5-9, 1-R,2- S, 3-T
    380- Estrela paralelo: 4-5-6, 1-7-R, 2-8-S, 3-9-T
    220-Triangulo paralelo: 1-6-7-R, 2-4-8-S, 3-5-9-T
    Conforme apostila da WEG: Manual de chaves de partida item 4.4.
    Ali explica que em motores como esses de no mínimo 9 pontas, é possivel efetuar partidas chamadas Série-Paralelo onde voce parte por exemplo em triangulo série(ligação para 440),aplicando 220 e depois da partida passa para a ligação 220. Tambem voce pode partir com estrela série(ligação para 760), aplicando 380 e depopis da partida concluida para para a estrela paralela. Isso serve para abaixar a corrente para 25% da nominal, mas só pode ser usada para partidas garantidamente a vazio, pois o conjugado de partida fica reduzido a 25% do nominal e não aguentaria arrastar a carga nominal.
    robertovasco@hotmail.com

  13. roberto vasco disse:

    ERRATA:
    1- na terceira linha, ligação 440 o 5 ficou repetido e faltou o 6. Assim o primeiro é realmente 5 e o segundo 5 é na verdade o 6.

    2- Na décima segunda linha onde se le para para a estrela paralela, leia-se passa para a estrela paralela.
    robertovasco@hotmail.com

  14. wilson disse:

    Bom dia gostaria de esta recebendo esquemas deligações de motores,se poder me dar uma força nesse assunto agradeço tudo referente a motores eletricos desde ja agradeço sua atenção.

  15. Roberto Vasco disse:

    Wilson, entre em contato pelo e-mail robertovasco@hotmail.com. Faça ali sua solicitação procurando ser mais específico com relação aos esquemas que voce precisa.

  16. gabriele disse:

    como fechar o motor de 12 pontas e 440v

  17. Roberto Vasco disse:

    Gabriele, se a marcação for em numeros é:
    4-7
    5-8
    6-9
    1-12-R
    2-10-S
    3-11-T
    robertovasco@hotmail.com

  18. elvis disse:

    gostaria de receber esquemas de ligaçao força e comando unifilar de motores de 12 cabos.

  19. Roberto Vasco disse:

    Elvis, informe seu e-mail ou solicite-me pelo e-mail: robertovasco@hotmail.com

  20. Joaquim Damas disse:

    bom dia Roberto tenho um motor 12 pontas ecom letra gostaria de saber a converção para numes ex; n
    nº 1 qual letra que e e assim por diante

  21. Joaquim Damas disse:

    Joaquim Damas
    jlrebobinamento@uol.com.br

  22. Roberto Vasco disse:

    Joaquim,
    CONFORME MANUAL DE BOBINAGEM WEG

    Antigo – Novo

    1 = 1U

    2 = 1V

    3 = 1W

    4 = 2U

    5 = 2V

    6 = 2W

    7 = 3U

    8 = 3V

    9 = 3W

    10 = 4U

    11 = 4V

    12 = 4W

    robertovasco@hotmail.com

  23. o apredisado comandos eletrico queria aperfeiçoa

  24. rogerio disse:

    Olá roberto ,gostaria de receber esquemas de ligações de motores e de resistências de motores
    Muito grato .

  25. walter ribeiro disse:

    olá,gostaria de saber como montar um esquema elétrico para motores weg com 12 pontas com acionamento por bóia altomatica,ficaria grato!!!

  26. Roberto Vasco disse:

    Walter, voce precisa inicialmente definir:
    – Potência do motor para dimencionar os fusíveis e relé termico.
    – Tensão da rede para saber o o tipo de ligação(fechamento do motor).
    Entre em contato com robertovasco@hotmail.com

  27. oziel disse:

    Ola pessoal,gostaria de saber qual é a diferença entre:inversor de frequencia e inversor.

    Grato:oziel

  28. oziel disse:

    Conversor*

  29. Roberto Vasco disse:

    Oziel, o nome correto seria conversor de frequencia. mTambem é conhecido como inversor de frequência ou simplesmente inversor porque no seu processo de funcionamento transforma a corrente contínua de uma fonte CC, como um banco de baterias ou obtida por intermédio de uma ponte retificadora, em alternada, como acontece na maior parte das aplicações.
    robertovasco@hotmail.com

  30. Manoel disse:

    algem tem o esquema de ligação dos diodos do Gerador
    da WEG DKBH 287/04 1A
    corrente alternada
    300/330KVA
    1800RPM 60Hz
    220/380/440V

  31. paulo disse:

    um abraço roberto vasco e fique com deus.

  32. Roberto Vasco disse:

    Manoel, entre em contato pelo e-mail robertovasco@hotmail.com
    Tenho um, provavelmente é o que voce precisa.

  33. gostaria n de saber se a ligaçao do gerador weg gta 200 21 08 e para mudança de tensão e so a ligação da placa eletronica e que muda a tensão.desde ja agradeço pela atençãp

  34. lauro disse:

    Olá, gostaria de saber como eu fasso para fazer a ligação de um motor WG 1/2 cv 1700rpm 110v com 5 fio apenas?

  35. Roberto Vasco disse:

    Lauro, aí tem que ver qual o número do fio que está faltando e porque. É possivel que o 5 ou o 6 estejam ligados internamente.
    Aliás o motor só precisa ter 6 fios pela conveniencia de poder escolher a tensão que o alimentará e para que lado vai rodar, ou seja, a rigor se voce pre-definisse a tensão e o sentido de rotação, poderia deixar tudo ligado internamente e sair só com dois fios. Veja os desenhos no artigo “motores elétricos” aí na coluna sobre eletricidade desse mesmo blog.

  36. lauro disse:

    Olha a numeração que tem no motor é esta somente.

    P |—–/\/\/\/\—————-|—–|
    | | |
    | A |—/\/\/\/\—| | |
    | | | | |
    | | ______C | |
    | º s1 ______ (PT) |
    | / | | |
    | º | | |
    | | | | |
    1 2 3 4 5

  37. Roberto Vasco disse:

    LAURO, MANDA ESSE NEGÓCIO PELO E-MAIL PORQUE NÃO DEU PRA ENTENDER NADA.
    robertovasco@hotmail.com

  38. wilson disse:

    bondia
    gostaria q vc podece me mandar pelo meu email
    o fechamento de motores de 06 – 09- 12 pontas te agradeço

  39. Roberto Vasco disse:

    Wilson, favor informar o seu e-mail.
    Robertovasco@hotmail.com

  40. luiz gonzaga viana disse:

    oi bomdia gostaria que voçes mandase pelo meu email esquema de lgaçao da chave siemens para moto nonofazico e trifazico , desdeja muito obrigado.

  41. Roberto Vasco disse:

    Luiz Gonzaga, essas informações e muito mais voce pode obter direto no site da Siemens sobre isso, a seguir :http://www.industry.siemens.com.br/automation/br/pt/dispositivos-baixa-tensao/Chaves-de-Partida/3re/Documents/catalogo%203re_ca_c01_ind2.pdf .
    robertovasco@hotmail.com

  42. julio disse:

    olá, Como faço para ligar um motor de 6 pontas em 660V.grato!

  43. Roberto Vasco disse:

    Julio, a menos que ele seja preparado para essa tensão ou seja fechado internamente em estrela série saindo só seis pontas, não será possível sem danificá-lo. Poderia ser usado um transformador para adequar essa tensão de alimentação à tensão mostrada na placa de dados pelo fabricante, mas diminuir a tensão tem o inconveniente de diminuir o fluxo magnetico e por conseguinte o conjugado. A MELHOR E MAIS CORRETA DE TODAS AS OPÇÕES É VERIFICAR OS DADOS CONSTANTES NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DOS DADOS ELÉTRICOS, PRINCIPALMENTE QUANTO À TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO E AO FECHAMENTO RECOMENDADO E LIGA-LO COM SEGURANÇA E GARANTIA DE UM BOM DESEMPENHO OPERACIONAL. Mas lembre-se em eletricidade não se faz mágica. Sem saber os dados do motor não há garantia nenhuma de fazer certo.
    robertovasco@hotmail.com

  44. Thiago disse:

    Como faço para indentificar a o inicio e o final de bobinas de um motor trifasico? ex.:um motor com seis terminais sem nenhuma ponta indentificada.

  45. dorival alexandre disse:

    resolvi uma duvida no seu site,obrigado.para complementar,com sucesso,vc teria uma tabela p/dimensionamento de vabos at´300A,
    ou para motores até 200cv.

  46. Roberto Vasco disse:

    Thiago, falando jocosamente, um “motor é um transformador que roda”, ou seja ele possui bobinas enroladas numa ferragem, que podem ser separadas em três grupos sobrando as seis pontas. òtimo, voce pode tirar partido disso. Faça alguns ensaios como se fosse um transformador, da seguinte forma:
    -Identifique com o multimetro as pontas que dão continuidade e marque-as por enquanto aleatoriamente, de 1 a 6.
    -Ligue duas das bobinas em série, aplique uma tensão mais baixa, de 20 a 30% da niminal do motor,
    Com um multímetro na escala de CA meça a tensão nos bornes da bobina que sobrou. Se a marcação estiver certa e voce tiver feito a série certa o voltímetro acusará uma tensão. Se o voltimetro não mostrar tensão é sinal que a marcação está errada e precisa ser invertida.
    – Repita o teste fazendo agora a série da bobina que sobrou com uma das primeira e medindo na que sobrar agora. Assim voce acabará encontrando a marcação certa. Mas voce pode fazer tambem por tentativa usando o motor sem carga e alimentando com 25% da tensão. Na terceira ou quarta vez voce acerta. Mas depois tem que confirmar para ver se ficou tudo OK com o motor com carga nominal e tensão nominal.

  47. Roberto Vasco disse:

    Dorival no site a seguir tem umas http://WWW.edufer.com tem uma tabela. Nos sites da Pireli e da Ficaptambem. existem outra, internet afora. Dá uma carreira lá e ve se te ajuda.

  48. Thiago disse:

    Roberto, técnicamente falando, qual diferença entre disjuntor termomagnetico e relé termomagnetico, se ha diferença, qual a aplicação de cada um?
    Num geral eu sempre vejo maquinas usando reles para motores CC e disjuntores para outros!

  49. Roberto Vasco disse:

    Thiago, o princípio de funcionamento é o memsmo, mas no caso do disjuntor há uma funcão adicional: Voce pode operá-lo manualmente para ligar e desligar como um interruptor.

  50. Thiago disse:

    Roberto você terial algum artigo sobre controle PID, simplificado, para iniciantes em programação? Eu trabalho na industria e a cada dia que passa ficamos mais dependente desse controle, e confeço que não entendo muito bem?

  51. Roberto Vasco disse:

    Thiago. PID é uma sigla a respeito co controle de processo que significa: Proporcional, Integral e Derivativo. Essas são três ações realizadas por circuitos amplificadores para cada uma dessas finalidades, cujo melhor ajuste confere estabilidade ao processo, diminuindo as oscilações decorrentes dos atrazos entre a chegada dos sinais de controle e as efetivas respostas do circuito a esses estímulos.Por exemplo: Voce faz um “Pedido” atuando sobre sua estação de controle “Set Point”. Esse pedido é imediatamente convertido num sinal elétrico que entra num circuito amplificador e segue para a próxima etapa. O processo por sua vez, manda continuamente a informação sobre seu estado atual, tambem convertido num sinal elétrico que entra em outro amplificador. Os sinais de pedido e resposta entram num circuito comparador, que após suas operações matemáticas apresentam em sua saída um sinal de erro, diferença entre o pedido e resposta, que será então utilizado para efetivamente comandar os circuitos de acionamento que farão incrementar ou decrementar a velocidade, por exemplo, se esta for a variável causadora da variação do processo. Entre cada uma dessas etapas estão amplificadores específicos para cada uma dessas ações, cujas constantes de tempo podem ser ajustadas por atuação sobre potenciômetros ou mais modernamente por ajuste de parâmetros acessíveis ao usuario. Entre em contato pelo e-mail abaixo para que te envie algum material. robertovasco@hotmail.com

  52. José Eduardo Costa disse:

    gostaria de esquemas de ligação de motores 6-9-12 pontas pelo menos em 3 tensões 220-380-440v,monofássicos também se possível.Se puder me mandar como fazer cauculos sobre como transformar kw em kva, kva em apéres,etc,e como caucular reles de sobrecarga,fuziveis para partida de motores estrela triângulo e compenssadora automática nas mesmas tensões citadas acima . Agradeço pela atenção

  53. José Eduardo Costa disse:

    gostaria de esquemas de ligação de motores 6-9-12 pontas pelo menos em 3 tensões 220-380-440v,monofássicos também se possível.Se puder me mandar como fazer cauculos sobre como transformar kw em kva, kva em apéres,etc,e como caucular reles de sobrecarga,fuziveis para partida de motores estrela triângulo e compenssadora nas mesmas tensões citadas acima . Agradeço pela atenção

  54. Roberto Vasco disse:

    Esquemas de ligação: Os motores de 12 pontas permitem liga-lo em 220/380/440/760 mediante mudança de ligações.
    ver:( http://www.siemens.com.br/medias/FILES/3755_20070903100107.pdf ).
    Os de 6 pntas somente em duas tensões difidas pelo fabricante na placa de dados, é só seguir. Os monofásicos de igual modo.
    Para transformar KW em KVA basta dividir pelo fator de potência (cosseno Fi). Para transformar KVA em Amperes basta dividir por (1000 x Tensão). Os relés de sobrecarga do motor devem ser especificados os de uma faixa tal que a iN do motor esteja compreendida nesta. Inclusive as tabelas de reles de sobrecarga estabelecem os fusíveis máximos que podem ser usados de modo que estes tambem estejam protegidos.Quanto ao dimensionamento dos fusíveis da um pouco mais de trabalho: De posse da Ip/In do motor fornecido na placa pelo fabricante ou no catálogo e da iIn do motor tambem fornecida , voce calcula In x Ip/In. Acuando esse valor e sabendo o tempo de partida voce entra com esses dois dados no gráfico que os relacionae observa as curvas adjacentes ao ponto de cruzamento encontrado e depois submete a seguinte análise: IF>= 1,2xIn, IF=<IFmaxK1 e IF=<IF FT1. è claro que deve atender ao mesmo tempo essas tres condições, ou seja vai ficar num valer intermediário a estes.
    Mas se voce não quiser esquentar a cabeça, vai direto as tabelas de escolha disponíveis nos sites dos fabricantes e escolha todos os componentes.

  55. ronaldo disse:

    posso reduzir a velocidade abaixo de 885

  56. ronaldo disse:

    gostaria de receber ficha ispecifica inversor de frequencia e inversor.

  57. Roberto Vasco disse:

    Ronaldo, voce pode reduzir a velocidade até zer ou próxima de zero. Em modo vetorial voce consegue o torque nominal em qualquer velocidade, inclusive com o eixo parado para sustentar uma carga imóvel.
    Quanto a documentação: catálogos e manuais técnicos voce baixa tudo direto no site da WEG ou de outro fabricante de inversores de sua preferencia.

  58. eduado disse:

    gostaria de ter o esquema de ligaçõe dos motores de 06,09,e12 bornes para as tensões de 220v,380v,440v e 660v.

  59. Rudmar disse:

    Cara gostaria de saber se você tem esquema de ligação do motor da weg mod DKBH 228/04 de nove pontas de um gerador weg GRATO!!

  60. Roberto Vasco disse:

    Eduardo, veja no site: http://www.siemens.com.br/medias/FILES/3755_20070903100107.pdf ali voce vai encontrar esses esquemas.

  61. Roberto Vasco disse:

    udmar, não tenho esse esquema.

  62. José Eduardo Costa disse:

    Gostaria de saber também a respeito de como fazer cauculos sobre queda de tensão em sistemas monofássicos e trifássicos, tanto de instalações elétricas de motores quanto de outros sistemas como iluminação, etc… E também de como transformar Kva em Ampéres. Sem mais delongas .Agradecido pela dica . Obrigado

  63. Roberto Vasco disse:

    As quedas de tensão voce obtem direto nas tabelas dos fabricantes de cabos que voce consegue ai mesmo garimpando na internet (Ficap, Pirelli e vários outros).
    KVA significa 1000 x Volt x Ampere, então se voce tem o valor em KVA, basta dividir pela Tensão ( V ) x 1000.

  64. Amigo estou com um motor esmeril no qual pretendo utiliza-lo para cortar garrafas de vidro com um disco de cortiça o problema e que o motor não tem indicação alguma de marca amperagem etc… mas tem seis pontas de saida e chave de liga desliga, a voltagem da minha cidade e 220w como, vi o esquema acima porem tenho duvida como liga-lo corretamente, não sei o que é as letras R S T você pode mim ajudar? desde já muito abrigado.

  65. Obs: preciso que o motor rode sentido anti-horário, e tambem não sei se ele vai precisar de capacitores e se for precisar favor indique claramente como instalar.

  66. Mais um detalhe preciso que o motor rode em alta.

  67. para fazer os teste de continuidade das bobinas posso usar uma lampada? pretendo testar com um transformador saindo 110w para evitar sobrecarga no caso de ligação errada estou correto?

  68. Acabei de raspar a tinta que cobria as indicações do motor da para ver que as letras que parece ser a marca do motor e a voltagem HVV 10/220w já ajuda?

  69. Roberto Vasco disse:

    Adauto, aquelas letras R,S,T são para o caso de motores tifásicos, mas pelo que tudo indica esse motor seu é monofásico e a numeração seria 1,2,3,4,5 e 6, sendo 1 e 3 os inícios das bobinas e 2 e 4 os finais do bobinado principal(de trabalho).5 o início da bobina auxiliar e 6 a ser ligado a um dos lados do capacitor. Internamente, o final da bobina auxiliar ( de partida)é interligada a um dos lados do interruptor centrífugo e o outro lado deste a outra ponta do capacitor.
    O fechamento para 220V é : 1 e 5 ligados juntos indo a uma linha, 4 indo a outra linha e 2,3e 6 ligados juntos e isolados, segundo voce pode ber no artigo “motores elétricos”,nesse blog, na seção eletricidade, uma das publicações mais antigas, tem que ir rolando os artigos anteriores até achar.Ali está o artigo completo com os desenhos.
    Possivelmente voce vai ter dificuldade para achar a numeração desses fios, geralmente marcados por anilhas. Na falta delas, voce tem que identificar: primeiro achar as pontas que dão continuidade, que serão as do bobinado principal ou de trabalho. Nesse caso voce usa preferencialmente um multimetro que pode ser daquele simples e bem batatinhos. pode ser uma lampada série como voce falou ou até mesmo uma lanterna onde os fios do interruptor saiam à parte externa.
    Achando os que dão continuidade, agora é descobrir quem são os inícios e quem são os finais, o que voce pode testar,numerando primeiro aleatoriamente 1,2,3 e 4, alimentando uma bobina por exemplo em 1 e 2 e medindo a tensão ou colocando a lampada na outra (3 e 4). Se der tensão ou a lampada acender a numeração está correta. Caso contrário inverta a marcação de uma delas. Os dois fios que sobrarem são os que serão ligados aos capacitores.
    robertovasco@hotmail.com

  70. Roberto Vasco disse:

    Adauto, tem um jeito legal de cortar garrafas de vidro sem usar o motor. A “máquina ” de cortar vidro consiste num pedaço de telha de cimento amianto ondulado. Nela é feito um rasgo ao longo de uma semi onda onde será plantada uma resistencia de fio de niquel cromo espiralada de diâmetro aproximadamente 5 a 7 mm. Num dos lados da cavidade vai ser colocado o anteparo que encosta ao fundo da garrafa, com regulagem para q altura que voce quer cortar, ou seja onde a resistencia está plantada no meio do rasgo. A idéia é simples: voce coloca a garrafa na regulagem desejada, liga a resistencia e vai rodando de vagar a garrafa até escutar o estalido do trincar do vidro. Aí desliga, separa as partes seccionadas e lixa as quinas vivas para evitar acidentes.
    robertovasco@hotmail.com

  71. carlos disse:

    eu queria saber como se feixa um motor de 12 pontas 4040?

  72. edivaldo januariobatista disse:

    eu tenho uma bomba para ligar queria saber pois a identificação de e com t1 t2 t3…………t12 qual seria este fechamento pois esta numeração esta muito confusa desde ja agradesso

  73. Roberto Vasco disse:

    Carlos,
    Ligações:
    1+12-R
    2+10-S
    3+11-T
    Fechamentos: 4+7; 5+8, 6+9

  74. Roberto Vasco disse:

    edivaldo, depende da tensão que voce vai ligar: 220, 380 ou 440 V.
    220:
    1+6 e 7+12 liga com R, 2+4 e 10+8 liga com S, 3+5 e 9+11 liga com T

    380:
    1+7 liga co R, 2+8 liga com S e 3+9 liga com T
    ficam unidos 7+8+9 e 10+11+12

    440:
    1+12 liga com R, 2+10 liga com S, 3+11 liga com T
    Ficam unidos: 4+7, 5+8 e 6+9

    Tudo isso deve estar escrito na placa de dados do seu motor.

  75. Rogério disse:

    Bom Dia

    Gostaria de saber como transformar um motor de 12 pontos em 9 pontas, poderia enviar um esquema.

    Obrigado

  76. Ronivaldo disse:

    Desde já agardeço!

  77. gilvan disse:

    oi gostaria de receber todos os fechamentos de motores trifasicos de 6,9,12 pontas com todas as tensoes 220v, 380v, 440v, e 760v pois me ajudaria muito

  78. Roberto Vasco disse:

    Gilvan, deixe seu e-mail ou entre em contato por robertovasco@hotmail.com

  79. Mariana Sant'Anna disse:

    Olá, gostaria de saber se voce conhece o motor ShareGa (especificação e funcionamento). Desde já agradeço!
    Boa noite

  80. Roberto Vasco disse:

    Mariana, esee eu não conheço, voce não tem alguma sigla, modelo, numero qualquer coisa?

  81. Thiago disse:

    boa tarde!
    Estou com um motor WEG 112M com 12 terminais sem identificação, como faço para itentifica-las?

  82. itanamar disse:

    ola amigo.

    Tenho um motor de 30 HP de 12 pontas tensao 460 v.
    so que este motor nao tem as numeraçoes nas pontas e tbm nao tem plaqueta.
    como faço para descobrir as pontas certas para poder fazer o fechamento.
    voce poderia me ajudar?

    desde ja obrigado.

  83. Roberto Vasco disse:

    Itamar, da uma olhada na melhor resposta dessa consulta que alguem fez e o outro respondeu no site a seguir:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080728055046AAqJqYl

    ve se te ajuda.
    sds, Roberto Vasco

  84. José António disse:

    Em respostas algumas pessoas,e com a experiencia que tenho nesta area, entendo os porquês de algumas dúvidas neste tipo de ligações.
    por isso o meu humilde contributo e espero que seja util para quem esteja com alguma dificuldade em ligar o motor de ligação Dailander.
    1-antes de extrair as bobines devemos tirar o esquema e marcar bem as pontas,para que nao haja dúvidas,mesmo que as pontas nao estejam marcadas marcamos nós.
    2-os tudos telas a serem usados,deve ser de 3 cores diferentes,isto para nos facilitar na ligação,verão que as dúvidas deixarão de existir.
    quanto ao numaro de pontas a ser ligadas á placa tem haver se a ligação é dupla estrela ou se é de ligação estrela/ triangulo.esses permenores é muito importante vermos quanto estamos a tirar o esquema do motor.
    os cabos que irão ligar á placa do motor aconselho a fazerem com cores diferentes para distingir as velocidades e colocarem nos bornes correctos.
    quando os cabos sao da mesma cor, e por algum motivo nos enganamos a ligar na placa,existe uma forma de os colocar no lugar certo,que será por tentativas marcando os cabos e ensaiando o motor ligando até acertarmos com essas mesmas pontas.
    abraços
    José António

  85. Roberto Vasco disse:

    josé antonio, se todo mundo tivesse esse tipo de cuidado muito menos seriam as pessoas a passarem sufoco.
    Só tenho mais uma coisa a acrescentar: se voce apanhar um motor que já foi enrolado errado uma vez e todos os que seguiram essa marcação repetiram o erro, a chance de fazer errado tambem é real. Isso já aconteceu com a gente e deu um rolo danado. Até o cara abrir o jogo e falar que foi enrolado várias vezes e depois de qual delas começou a queimar pouco tempo depois que ligava. Mesmo assim deu muito trabalho para conseguir acertar.

  86. ronaldo disse:

    roberto ,desculpe mas tenho conhecimento em rebobinamento de motores,vi vc explicando como descobrir os numeros de um motor de seis pontas que estejam sem identificaçao e achei a sua explicaçao um tanto conplicada,tenho uma maneira mais simples,com o multimetro ache as bobinas aleatoriamente,ou seja,um e quatro,dois e cinco,tres e seis,obviamente ,feche uma estrela no um,dois e treis,se ele nao funcionar,troque uma delas,por ex,troque o um pelo quatro,se nao funcionar de novo,volte o um e troque o dois pelo cinco,sua possibilidade de errar é apenas duas vezes,depois que achou a estrela certa é so numerar,um e quatro,dois e cinco, tres e seis

  87. Roberto Vasco disse:

    Ronaldo, esse é o método das tentativas. Para um motor de seis pontas realmente é mais rápido e menos complicado.

  88. miguel disse:

    Roberto,parabéms pela iniciativa, gostaria de saber se num motor de
    6 pontas posso ligar 4,5,6 em linha e fechar em curto 1,2,3 ao invez de 1,2,3 em linha e 4,5,6 em curto, e possivel.

  89. Roberto Vasco disse:

    Sim Miguel, funciona do mesmo jeito.

  90. Antonio disse:

    Eu gostaria de saber sobre o fechamento interno do motor Elma Werlte

    Modelo. T100LA4 /2AAB3
    6 Pontas
    1440~2840 RPM
    50~60Hz
    2 e 3 HP
    400V

    Desde já agradeço.

  91. miese disse:

    olá bom dia,

    ROBERTO, VOCÊ TEM BANCO DE DADOS DOS MOTORES WEG E KOHLBACH COM ESQUEMA E Nº DE ESPIRAS ORIGINAL PARA REBOBINAGEN? SE TEM PODE REPASSAR PARA MIM E OU VENDER?

  92. Roberto Vasco disse:

    Antonio, não tenho essa informação.

  93. Roberto Vasco disse:

    Miese, não possuo esse banco de dados.

  94. Edson disse:

    Roberto,
    gostaria de saber se posso ligar um motor com 9 terminais, da 7,5 KV, com identificação de tensão 220V e 440V, em uma tensão de 380V.
    A tensão que tenho na empresa é de 380V, o enrrolamento do motor está perfeito e não gostaria de enrrola-lo de novo. Quais as implicações desta ligação de 380V em um fechamento de 440V? Há possibilidade de mudar as ligações?. Há, o motor tem na sua caixa de entrada, um relê que o desliga em caso de aquecimento.
    Abraço.
    Edson

  95. Edson disse:

    Ah!… o motor tem na sua caixa de entrada um relê que o desliga em caso de superaquecimento.

  96. Ernesto disse:

    Ola Roberto,
    Estou com duvidas quanto a ligação de duas bombas 25cv em 220V; os motores são de 6 pontas e enumerados de T1 a T6, sendo U1 T1, V1T2, W1T3 e U2T4, V2T5 e W2T6 = seis pontas…… No quadro de partida Estr/Triang. existem dois bornes sendo cada de 6 terminais.
    Minha duvida : Devo conectar os fios do motor em que sequencia no quadro.
    Obrigado e Parabens pelo trabalho.

  97. Roberto Vasco disse:

    Edson esse tipo de motor só permite as duas tensões, uma em cada fechamento para sua operação nominal. se voce aplicar 380V pode acontecer duas coisas:
    No fechamento para 220 ele vai queimar
    No fechamento para 440 ele vai rodar mais lento e com menor torque, então se acoplado à carga nominal sua corrente vai subir enormemente, vai super aquecer e esse dispositivo térmico vai abrir toda hora. Como o calor é cumulativo e a massa do motor bem superior a do térmico, se voce insistir muitas vezes nessa de ligar e desligar ele tambem queima. A menos que voce o utilize numa carga bastante reduzida(até que fique com a corrente nominal)

  98. Luciano Jorge B.Santiago disse:

    Estou precisando de um esquema de comando elétrico para 2 bombas trifásicas de recalque com automático de bóia superior e inferior com relé de falta de fase chave seletora bomba 1 e 2 e seletora automático-manual

    Grato

  99. Luciano Jorge B.Santiago disse:

    Prezado

    Estou precisando de um esquema de comando elétrico para 2 bombas trifásicas de recalque com automático de bóia superior e inferior com relé de falta de fase, chave seletora bomba 1 e 2 e seletora automático-manual

    Grato
    Parabéns está fazendo um ótimo trabalho
    lucianojorges@bol.com.br

  100. Roberto Vasco disse:

    Luciano, foi por e-mail

  101. wilkson disse:

    porq q essaligaçao sao as mesmas sendo qe estao em estrela e a outra em triangulo emcontrei esse fechamento em alguns manuais de motores porem ñ esplica porq as ligaçoes sao iguais se alguem spuder me esplicar eu agradeço é somente nos motores trifasicos de 9 pontas

    Y

    7 8 9
    4 5 6

    1 2 3
    R S T
    Δ
    7 8 9
    4 5 6

    1 2 3
    R S T

  102. Roberto Vasco disse:

    Wilkson, realmente parece estranho, mas só parece, não ha nada de errado. Voce está falando de motores de 9 pontas, por isso não aparece os numeros 10,11 e 12.
    Nos dois fechamentos estrela e triangulo série(para as tensoes maiores, os 1,2 e 3 de cada ligação vai ligado à rede e os 4+7, 5+8 e 6+9 ficam interligadosligados. A DIFERENÇA É QUE NO CAO DA ESTRELA OS FINAIS DE BOBINA QUE SERIAM 10, 11 E 12 ESTÃO INTERLIGADOS INTERNAMENTE E NO CASO DO TRIANGULO ESTÃO INTERLIGADOS INTERNAMENTE O 1 COM O QUE SERIA O 12, O 2 COM O QUE SERIA O 10 E O 3 COM O QUE SERIA O 11. Para clarear as suas ideias, desenhe as 6 bobina, numere-as conforme o padrão, faça as ligações que citei e observe que voce fechou a estrela e o triangulo exatamente com esses fechamento. OU ENTÃO CONSULTE NESSE BLOG NA SEÇÃO ELETRICIDADE O ARTIGO MOTOR DE 9 PONTAS. sE NÃO CONSEGUIR ABRIR SOLICITE POR E-MAIL (robertovasco@hotmail.com) que te mando o artigo.

  103. miguel disse:

    Roberto,um motor pequeno 12 pontas, que admite ligação em 220v triângulo duplo e em 380v estrela dupla te pergunto existe alguma
    chave que faça essa mudança de fechamento, tem como transformar 12 pontas em 6 pontas? e de que jeito? mas uma vez obrigado.

  104. miguel disse:

    Roberto,estou precisando de um esquema de ligação de um motor nas seguintes características,5pontas nas cores azul, branca,marron,cinza,amarelo, weg 120v 60hz, 1x45nf/250vac, polos 2 560w e polos16 300w A=4.6 e 2.3, rpm 3400 e 410. obs: com capacitor.novamente muito grato.

  105. josé antonio dos santos disse:

    roberto,compreis um gerador de 110 kva veio feichado em 220 só que eu preciso das duas 220 e 440 preciso do esquema do fechamento desse gerador si extiver no seu alcanse manda pra o seu amigo tony agradeço des-d-ja

  106. Roberto Vasco disse:

    Jose Antonio, só faltou voce mencionar o modelo e o fabricante, porque provavelmente vamos encontrar isso no site do fabricante mediante o modelo, tipo, etc. Eu mesmo não tenho nada sobre isso, teria que procurar tambem.

  107. Roberto Vasco disse:

    Miguel,da uma olhada no catálogo da Mar Gírius
    ( http://www.margirius.com.br/info_chaves.aspx ).
    Não tenho nada aqui sobre essas ligações nem me lembro de cabeça. Da uma poesqisada no site da WEG e/ou faça consulta pelo telefone ou e-mail dea.

  108. Marcelo disse:

    Roberto,

    Meu nome é Marcelo e preciso fechar um motor de 12 pontas para estrela triangulo com uma tensão de 380v, como faço o fechamento?

    Fico no aguardo

  109. Roberto Vasco disse:

    Marcelo:
    Ligar:
    2+8=>L1
    3+9=>L2
    1+7=>L3
    Unir: 4+5+6+10+11+12

  110. alesandro disse:

    olá a todos!!! preciso do esuqema de ligação dos didos do gerador mausa AVK TIPO:DIDB130EER/4D 2000KVA 380/220VOLTS 1600KW CORRENTE DE EXCITAÇÃO 80VOLTS. esses trabalha com 3 diodos no campo da excitação ..fico no aguardo

  111. Roberto Vasco disse:

    Alessandro eu tenho as fotos da excitatriz com 6 diodos (3+ e 3-)com o respectivo fechamento. Mas se tem só 3 é um retificador trifásico de meia onda e não há outro jeito de ligar senão unir o tres catodos onde sairá o polo positivo e alimentar as tres fases uma em cada anodo. O negativo sera o centro da estrela do bobinado. ( O catodo é esse traço vertical da ponta da seta:
    ( ->|- )

  112. Alex disse:

    Roberto preciso de uma ajuda como faço para ligar um motor em estrela triangulo em 380v esse motor tem 12 pontas preciso do esquema de fechamento se possível o fechamento também do de 6 pontas em 380v.obrgado

  113. Roberto Vasco disse:

    Alex solicite pelo e-mail robertovasco@hotmail.com

  114. edivan disse:

    Roberto vc pode me passar as identificaçoes de cores de ligaçao de bornes de motores monofasico de 4 6 e 8 pontas . e as marcas mudan as cores ou segue padrao ? obrigado desde ja

  115. Roberto Vasco disse:

    Edvan, não tenho essa informação

  116. nelson jacob rech disse:

    ola roberto encontrei seu blog no google e achei muito interessante. esse material sobre ligação de motor dahlander tu retiraste do manual da weg dt-01. tu por acaso tem esse manual digitalizado. se possuir tem como me conseguir uma copia

  117. jose eduardo disse:

    gostaria de saber se tem como ligar um motor de 6 pontas em chaves compensadora e estrela triangulo automatica. se puder me manda o esquema de força e de comando ,com chaves comutadoras manual automatico e voltimetro , amperimetro obrigado

  118. Roberto Vasco disse:

    Nelsom, não tenho. Da uma consultada no site da WEG eles sempre tem alguma coisa. Caso não tenham ainda resta a possibilidade do e-mail deles.

  119. Roberto Vasco disse:

    Jose Eduardo,
    Sim existe, já escrevi um artigo sobre isso numa apostila de treinamento. O artigo eu tenho, a apostila pode ser adquirida pelo mesmo blog onde voce viu.

    solicite o artigo pelo e-mail robertovasco@hotmail.com

  120. Marcelo disse:

    Roberto, boa tarde

    Tenho um motor de 12 pontas e preciso transformar em 6 pontas para liga-lo em estrela triangulo com uma tensão de 380v. Como devo fazer?

    Os fios são: V1, V2, V3,V4, W1, W2, W3, W4, U1, U2, U3 E U4

  121. Roberto Vasco disse:

    Marcelo, os esquemas possíveis voce consegue ver direto no site abaixo:

    http://www.siemens.com.br/medias/FILES/3755_20070903100107.pdf
    Ali voce pode observar que a ligação estrela série é para 760V, o Triângulo série é para 440V, a dupla estrela ou estrela paralela é para 380V e o duplo triângulo ou triangulo paralelo é para tensão 220V. Se sua rede é 380V voce usará o dupla estrela usando as marcações do esquema.
    Como voce Vê nesse caso o caso do estrela-triângulo ficou meio complicado. voce teria duas opções estrela serie/triangulo série(760/440V) ou dupla estrela/duplo triângulo (380/220V). Nenhum desses casos te atende. Para partir com triangulo serie(440V) e passar para dupla estrela(380V) o fechamento com contatores ficaria muito complicado. Talvez ficasse menos complicado passar de estrela série para dupla estrela mas aí voce corre o risco de o conjugado de partida ficar muito baixo.

  122. Marcelo disse:

    OK Roberto, vou tentar

    Obrigado!!

  123. afonso disse:

    boa noite, roberto tenho que ligar 1 motofreio voges de 12 pontas
    + a placa de indentificacao esta danificada e eu nao sei como fazer o fechamento em 380 volts porque so tenho 220 mono aqui,
    as pontos esta indentificadas assim.u1,v1,w1,u2,v2,w2,u3,v3,w3,u4,v4,w4
    este motofreio e para elevador ok. roberto se poder me ajudar,aguardo email. obrigado

  124. Roberto Vasco disse:

    Afonso vamos por partes:
    – O fechameto de motor de 12 pontas para qualquer tensão voce pega direto no site:www.siemens.com.br/medias/FILES/3755_20070903100107.pdf
    – Ali o fechamento para 380V é:
    V3+V1=>L1
    W3+W1=>L2
    U3+U1=>L3
    U2+V2+W2+U4+V4+W4 => Fechados juntos.
    – A ligação é trifásica e não tem jeito de ligar em monofásica.

  125. Thiago disse:

    Gustavo, bom dia!
    Tem como testar em encoder, sem osciloscópio?

  126. Thiago disse:

    Roberto, bom dia!
    Você teria algum artigo sobre o motor do fab. AEGU mod. YPAG112

  127. Roberto Vasco disse:

    Thiago:
    Encoder: não conheço outro método
    Não tenho referências sobre esse motor.

  128. j.Guimarães disse:

    Caro Roberto, gostaria de sua ajuda com um motor que chegou às minhas mãos sem o bobinado original, tentei calcular mas acho q não ficou bom.Estes são os dados do motor: WEG mod:132M 0793 48 ranhuras 220/380v 38/22A. Rpm:1760. 15cm comprimento do pacote x 15cm diametro interno do estator. Preciso da bitola do fio,nº de espiras, passo, tipo do bobinado, ligação… enfim todos os dados possíveis. Agradeço sinceramente a ajuda, um grande abraço!

  129. Roberto Vasco disse:

    J Guimarães
    Numa tabela construtiva que vi com o pessoal de lá da oficina percebi que existe para motor de 4 polos, carcaça 132, 48 ranhuras dois casos: um para motor de 12,5CV=9,2KW outro para motor de 15CV=11KW. Esse ultimo deve ser o que voce procura porque calculando a potencia em função dos dados de corrente e tensão fica mais próximo dele. Então os dados são:
    fio: 2×20+1×19, espiras=20, passo 10:12, ligação série, camada unica, b/g=2, g/l=4, esquema de bobinagem WEG:48.004.11/111A NA
    foi tudo que consegui com aquele pessoal.

  130. julemar dos santos disse:

    boa noiote, peciso de um informação sua sobre quantas voltas, numero do fio, o passo de um motor eletrico, mod ~1w132 bf90054,cv 7.5, rpm 3480 220/440.
    ATT:jlemar dos santos

  131. Roberto Vasco disse:

    Julemar, não tenho nada sobre esse. Bate um papo com: dinhobobinador@hotmail.com e ve se ele te ajuda.

  132. Thiago disse:

    Qlá!
    Roberto, você teria algum material do servo controlador da Baumuller (BUM61), estou presisando do sorftware para faser OFFSET e AJUSTE DE VELOCIDADE (PCBASS) e um manual. se tiver por gentileza me envia ou me endica algo.

    Agradeço desde já!

  133. Roberto Vasco disse:

    Thiago, não tenho esse material. Mas voce provavelmente encontra no site do fabricante ou contactando o representante mais próximo de sua cidade.

  134. eliezer costa disse:

    olá turma; como conseguir um manual do eletricista enrolador

  135. Roberto Vasco disse:

    Elieser, aqui voce baixa um manual de bobinagem WEG:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFj0AI/manual-bobinagem-weg

  136. Marinho disse:

    Olá Roberto, estou com um motor WEG 132ML 220/440, 2 polos, monofasico, 12,5 Hps, que tem 6 pontas sendo 4 delas mais grossas com os números 1,2,3, e 4 e mais duas pontas mais finas numeradas 5 e 6 que provem, uma internamente do motor e outra do banco de capacitores. São 4 capacitores, parece ligados em 2 bancos de 2 capacitores cada, ligados em paralelo. Um banco esta ligado numa ponta pra fora da caixa de ligações (ponta 5)e outro banco ligado pra dentro do motor. A placa de ligações está inelegível. Não sei se os capacitores são para ligação continua, pois parece que não existe o interruptor centrifugo, para desligamento deles depois da partida. Procurei na WEG, não consegui encontrar as informações. Este motor vai acionar uma bomba de 4″ e acho que seria aconselhavel usar um registro na linha de sucção, para ser aberta gradadivamente até o motor atingir a corrente nomal.Se vc puder me ajudar agradeço.

  137. Roberto Vasco disse:

    Marinho, quando tem interruptor centrífugo o fio que liga este à bobina auxiliar não vem pra fora. Os que vem são a saída deste ao capacitor e o outro lado da alimentação ao capacitor. Os de capacitor permanente não possuem interruptor centrífugo.

    De uma olhada aqui(motores monofásicos de capacitores permanentes): http://www.metalcorte.com/portal/manager/ba/arquivos/mono%20capacitor%20POR.pdf
    e aqui tambem:
    http://minerva.ufpel.edu.br/~egcneves/disciplinas/mte/caderno_mte/motor_mono.pdf
    Creio que te ajudará a entender

  138. Marinho disse:

    Olá a todos…Roberto, lá a marcação esta toda com numeros, parece que o motor já foi rebobinado. Os fios 1,2,3 e 4, são mais grossos e devem ser das bobinas principais. Os fios 5 e 6 são mais finos e devem serem da bobima auxiliar e capacitores. O arquivo PDF que vc indicou foi muito bom, só que as conecções estão no sistema europeu (com letras)mas me parece que são equicalentes a: X = 1; Y = 2; Z = 3; U = 4; V = 5; W = 6. Agora, o que me impressiona é a WEG, uma empresa de renome internacional, não mostrar estas ligações em nenhum de seus catalogos, pelo menos percorri todo o site atraz desta informação e não encontrei. Se puder me dar mais alguma dica, enqunato tento aquí, agradeço.
    Obrigado,Marinho.

  139. Hugo disse:

    Como ligo um motor eberle 6 terminais monofasico de 1/4 hp em 110, ele possui 6 fios, u,v,x,z,w,y?

  140. Roberto vasco disse:

    Hugo, da uma olhada aqui, onde fala em esquema de ligações:
    http://100porcentoeletricista.motoreletrico.zip.net/
    Pelo que consta é U+Z = Linha 1 (fase); X+V+W = Linha 2 (Neutro) e x e y aos bornes do capacitor.

  141. Pedro marques disse:

    Agradeço por ter me enviado . Espero contar com vc outras vezes muito obrigado

  142. Hermes A Freire disse:

    Tenho um Motor Maraca SOLE Tipo 20571.278-ITALIANO
    Não tem esquema de Ligação e É de pontas Colorida:Vermelho,Verde-Amarelo,Cinza-Vermelho e Branco,Preto.
    Dados:3360 1/min
    360 /min
    110 vOLTS
    Type 20571.278 ITALIANO.

    Tem ideia como pode ser o fechamento, se tiver pode me encaminhar
    Obrigado.

  143. Roberto vasco disse:

    Hermes, não conheço esse padrão. Mas como voce tem o nome do fabricante e o tipo/modelo do motor, talvez, entrando no site de fabricante o seu representante no Brasil voce consiga algo.

  144. Alessandro disse:

    Roberto!Gostaria de uma apostila de como fazer,passo a passo,a instalação de um inverso de frequencia e de um PLCs.

    alessandro_oc1978@hotmail.com

  145. Roberto vasco disse:

    alessando, entre direto no site da WEG na parte de drives e aceese manuais de alguns inversores como CFW08 e CFW09, ou de outros fabricantes. Lá tem tudo sobre instalação e parametrização. Mas se voce que conhecer teoria sobre o princípio de funcionamento e aplicações dos inversores em equipamentos voce precisará de uma apostila como o guia de aplicação de inversores de frequência que voce acha em:http://pt.scribd.com/doc/36891224/Guia-de-Aplicacao-de-Inversores-de-Frequencia-WEG-3%C2%AA-Edica

  146. adeilton disse:

    oi gostaria de receber todos os fechamentos de motores trifasicos de 6,9,12 pontas com todas as tensoes 220v, 380v, 440v, e 760v pois me ajudaria muito

  147. maciel disse:

    Roberto boa noite!
    gostaria de saber aonde consigo dados de enrolamento de motores elétricos.
    dados como passo/espiras/fio desde já obrigado.

  148. gostaria de receber todas ligação de motores werg de apartir de 15 cv,sendo serie polos consequentes e estrela triangulas ligação de motores 6 .9 12 pontas como ligar um motor de 12 pontas para 220v quais são os numero, e varias outras ligação ou ligação para 380v ou inverção de ligação parq ligação
    como descobrir qual e a causa de um está com amperagem alta.

  149. gostaria de receber um esquema elétrico de ligação de um motor werg 2,4,6,8, polos 12 cabos e 6 cabos para 220v,380v,440v como faser uma ligação de um motor de 40 cv 12 pontas para 220v obrigado…

  150. Denis Pereira disse:

    Caro Gustavo estou com um gerador Kohlbach de 30KVA trifásico ele não suporta carga, gostaria de saber porque está acontecendo este defeito e saber se você tem um esquema desse modelo de Gerador.

  151. Roberto Vasco disse:

    Denis, não tenho o esquema, mas problemas como esse pode estar relacionado a dificuldades com a excitação CC. Nesses termos pode-se examinar o gerador CC ou alternador com ponte retificadora de diodos e o regulador e a conexão deese ao circuito do gerador.
    sds, Roberto Vasco

  152. Acles Filho disse:

    Olá Roberto..
    Tenho dificuldade em esquema de partida e ligações de motores eletricos.
    pode me ajudar?
    Grato
    Acles Filho

  153. ademar disse:

    Bom dia roberto vasco
    gostaria que você me ajuda-se pós preciso ligar duas eletrobombas de 15cv cada só que o motor das mesmas tem 12pontas indentificadas com letras e tenho um quadro eletrico para duas eletro bombas de 15cv com sistema de partida estrela triangulo a minha dificuldade e fazer este fechamento no motor e sobrar 6 fios para serem ligados no quadro eletrico de cada um motor vc pode me ajudar ?
    obs: indentificar os 6 fio do motor e fechar os mesmos nos bornes do quadro eletrico.

  154. Roberto Vasco disse:

    Ademar, pelo visto você precisa mesmo é da equivalência entre letras e números e dos respectivos fechamentos para cada tensão. Baixe diretamente do site da Siemens a seguir:
    http://www.siemens.com.br/medias/FILES/3755_20070903100107.pdf .

  155. Fabiano disse:

    Como Acho o esquema de ligaçao de um motor 9 pontas triangulo em serie 440v
    estrela duplo 220v paralelo
    ligação estrela Y 760
    duplo yy 380v me ajudaria?

  156. Fabiano disse:

    todos os motores sao novepontas agradeço desde jah.

  157. Roberto Vasco disse:

    Fabiano, informe o seu e-mail, ou solicite pelo e-mail: robertovasco@hotmail.com.
    Para adiantar o seu lado: o manual de instalação e manutenção de motores da WEG tem.

  158. GERALDO CIRELLI JUNIOR disse:

    BOM DIA! ESTOU COM UMA CHAVE BTICINO PARA MOTOR DAHLANDER. LIGA UM LADO 2 ROTAÇÕES E DE OUTRO LADO 2 ROTAÇÕES TAMBÉM NÃO ACHO O ESQUEMA DESTA CHAVE SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO. DESDE JÁ AGRADEÇO

  159. CARLOS MOZART disse:

    Roberto Vasco
    gostaria de saber o fechamento de 220 volts entre as contatoras k1 e k2 de estrela tiangulo do motor de 12 pontas

  160. lindemberg f da silva disse:

    bom dia, estou com motor darlander sew de 1.1 / 1.8 cv modelo dz 100 l 1700 / 3500 rpm 380 v amp: 3.66 /4.35 ranhura 36 comprimento do pacote 125 mm e diametro 90 mm poderia me passar os dados de rebobinagens

  161. saulo rob disse:

    Roberto estou com problema montei estrela triângulo 440v 12 pontas 30cv, porem o motor liga só que desarma depois do 5 seg, o disj do motor desarma eu liguei 123 rst 4-7 5-8 6-9 10 11 12 rst sai dois cabo do painel para o motor né o que pode estar acontecendo.

  162. Antonio disse:

    Alguem saberia me dizer como é feita a ligação interna de um motor com 2 bobinamentos 1 bobinamento para 6 polos o outro para 4 polos saida 3 cabos em triangulo para cada bobinamento

  163. odinilson disse:

    que fio vai no motor de 20 cv 2 polos trifazico 36 ranhuras weg

  164. Luiz Fabiano disse:

    Roberto, boa tarde!

    Roberto vou fazer o fechamento de um motor Dahlander para um torno com reversão e 2 velocidades, gostaria de saber como faço o fechamento de potencia do mesmo,o fechamento que vou utilizar é o de potencia constante, até a alimentação da chave que vou utilizar para aumentar e diminuir a rotação e as saídas para as contatoras está tranquilo, só estou confuso em como fechar os mesmos na contatora!

    Agradeço.

  165. Rodolfo disse:

    Gostaria de saber como faço fechamento de motor trifasico de
    12 pontas para partida em estrela triangulo na tensao de
    380v aguardo resposta
    att.

  166. Cristiano leite disse:

    Olá,estou com um motor de duas rotação 4 e 8 pólos em 380 e não tenho o fechamento das pontas como LIGO ele na rotação maior obrigado

  167. Mauro disse:

    qual a diferença da ligação em estrela e triangulo do de 9 terminais , sendo que no desenho as ligaçoes são as mesmas

  168. Mauro disse:

    quero saber como que na pratica vou diferenciar uma ligção da outra se elas são iguais

  169. francisco celio da silva disse:

    estou com dificuldade para fazer o fechamento das bobinas de um motor trifasico 3cv. com 36 ranhuras
    9 grupos de 2 bobinas com o passe de 1a 12 ,1 a 10

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