Gustavo Roberto

www.gustavoroberto.blog.br

Bolor e Mofo, solução biológica —

Olá Pessoal,

Mais uma coisa insana em minha vida.

Estão vendo esse bichinho simpático aí da foto abaixo, que lembra muito uma barata ?! Pois é ele foi descoberto pela minha esposa, habitando as paredes do nosso quarto.

Se você clicar na foto, poderá vê-la ampliada.

Ela começou a observar que depois que esse inseto entrou na nossa casa, ( Ele tem na forma adulta apenas 3 milímetros ), o Bolor ou Mofo que tinha na parede do quarto começou a sumir.

No princípio eram uns 5, agora acredito que deva ter perto de 200.

Na parede do fundo do quarto, tinha uma mancha de Bolor / Mofo enorme, e os bichinhos em mais ou menos 1 semana simplesmente limparam a parede, está branca como se fosse nova.

Achei muito interessante, e vou tentar enviar essa imagem a algum biólogo para saber de qual inseto se trata.

De uma coisa eu sei, é uma solução Biológica para combater o Mofo / Bolor, sem usar produtos químicos.

Espero que tenham gostado.

Se este texto te agradou, ou te ajudou de alguma forma, e você deseja me gratificar, basta clicar no botão abaixo.
Uma doação de qualquer valor, me ajuda com os custos de manutenção do Blog, e remuneração de alguns autores.







Categorised as: Blogs


146 Comments

  1. Debora disse:

    Olá Gustavo,

    tb encontrei esses insetos na parede do meu quarto, o caso é bem parecido com o seu, eles comem o mofo da parede. Mas eles sao piores do q mofo!! por acaso vc já descobriu q bicho é esse e como extermina-lo?

    att,
    Débora.

  2. Rose disse:

    Gustavo, estou também muito curiosa pra saber que inseto é este que está no teto do meu banheiro? Vc já descobriu?

  3. cris disse:

    Olá,
    Por favor assim que descobrirem, uma solução para o mofo, bolor e o dito bichinho (que é nojento), por favor me avisem.
    Obrigada!
    Cris

  4. Kinhu disse:

    Olá! Também estou passando por uma situação semelhante.
    Estou pesquisando sobre o assunto, mas até agora não encontrei nenhuma informação a respeito.
    Espero que alguém aqui possa postar novidades.

    Abraços

  5. Elis disse:

    To querendo uns bichinhos desses, pois moro em belo horizonte e até meu carro mofou. ta horrivel, nao da nem pra entrar.

  6. cris disse:

    Elis,
    Pode vir pegar os meus bichinhos então… Prefiro ficar com o bolor do que com eles. Eles são terríveis!!!! E não consigo exterminá-los. To virando maníaca por limpeza, pra ver se acabo com eles. Mas não ta adiantando.

  7. silvia disse:

    Também aparecem esses bichos na minha casa, especialmente em superfícies de madeira pintada, portas, que juntam mofo, que não dá pra ver. Quando vejo os bichos sei que o mofo apareceu de novo. Este não tem cor, só vejo quando passo um pano ou papel de cozinha, aí aparece a sujeira.

  8. Thalles disse:

    Turma, uma solução rápida é passar um pano com cândida, somente cândida.
    Uma outra coisa que resolve o problema dos bichos, mas não do mofo é o BUTOX (isso mesmo) não é o utilizado para estética e sim para tratamento de animais de grande porte, ele mata todo o tipo de bicho e deixa o ambiente protegido por até 6 meses.
    obs: ele acaba com qualquer bicho: aranha, barata, insetos, pulgas carrapatos, bicho de mofo, moscas, moscas de banheiro e etc.
    obs2: não faz mal a saúde depois que o local estiver seco
    Após aplicado o produto, pode-se limpar normalmente com qualquer produto de limpeza que o local vai estar com o veneno ainda…muito bom.

    Custa apenas 4 reais e faz 20 litros.
    Ideal passar com um pano ou esguichar, use luvas e deixe todas as janelas e portas abertas, pois o cheiro é forte enquanto aplicado.

    Qualquer coisa busque no google sobre o BUTOX….eu uso e é muiito bom. Tenho criança em casa e aprovo o uso….
    boa sorte a todos…

  9. Silvana A. Godinho disse:

    Meu quarto está repleto desses bichos devido ao bolor que há.
    O que fazer para exterminá-los de uma vez? Tenho asma e tenho
    crianças em casa.
    Por favor ajudem-me.

    Pergunta eles poderão invadir completamente as minhas roupas?

    Obrigada.

  10. regiane disse:

    Olha também estou com mesmo problema desses bichinhos, nossa to com medo. Gostatia de saber se mesmo com a parede seca eles vivem nela se alimentam dela?
    grata

    regiane

  11. Dayse de Almeida disse:

    Gente eu sei que o post é BEM antigo, mas é o seguinnte eu estou com um surto dessas moscas no meu banheiro e apesar delas estarem devorando o mofo e deixando a pintura feito nova, isso me incomoda muito, e procurando no google e em sites de agricultura, descobri que se trata da Mosca-Branca (vou deixar uma fonte aqui no fim).

    O que acontece aqui pelo menos no meu caso é que eu tenho um jardim próximo a esse banheiro, e tem muitas plantas ornamentais que são as preferidas desse bicho, eles atacam por exemplo, o ficus; a Poinsétia ou flor do Natal, dependendo do local pode ser chamada também de bico-de-papagaio; e chegam a atacar também hortas, no caso as que tem tomateiro, couve-flor, melão, etc.

    Aparentemente é um caso novo e raro, ela estar se alimentando do nosso mofo, porque eu não consegui achar nenhum tipo de ligação dela com o mofo “//

    Fonte: http://www.geocities.com/~esabio/moscabranca.htm

    Dayse de Almeida

  12. regiane disse:

    Também estou com mesmo problema desde bichinhos , não consigo acabar com ele , alguém pode me ajudar .

    regiane

  13. Paula disse:

    Estive fazendo uma faxina no meu guarda roupa e quando abri as caixas de sapatos estava tudo com mofo e cheio desses bichinhos, não sei o que fazer, alguém poderia me ajudar.

  14. amanda disse:

    Ácaros. Esses minúsculos animais artrópodes, os ácaros, têm sido, recentemente, objeto de muitas referencias nos meios de informação, principalmente em relação a doenças alérgicas. Seu papel no desencadeamento de reações asmáticas através da poeira tem sido muito difundido. São invisíveis à vista desarmada, devido ao seu tamanho quase microscópico, tendo apenas cerca de 0,3 mm de tamanho. Os nomes científicos de algumas espécies mais comuns: dermatophagoides farinae, blomia tropicalis e dermatophagoides pteronyssinus.

    Os ácaros não são diretamente responsáveis por qualquer doença, porém o são indiretamente; o que integra a poeira e causa as alergias respiratórias são as suas fezes. Alimentam-se de farelos de comida retidos nos cantos e gretas dos sofás e poltronas, nos carpetes e tapetes, gretas do assoalho e dos rodapés; de células da epiderme humana retidas nas cobertas das camas, tatames, em brinquedos como ursinhos de pelúcia, e nos forros dos assentos; e também de fungos e mofo que se desenvolvem no interior das residências.

    Algumas pessoas são particularmente afetadas pela poeira que contem os micro excrementos de ácaros, e em conseqüência sofrem de surtos de asma e rinite crônica, entre outros males. Os ácaros são combatidos eliminando-se a poeira do piso, dos móveis, dos tecidos e tapetes, e o mofo em paredes e armários. Existem vários produtos anti-ácaros, inclusive capas especiais para colchões e travesseiros e almofadas. Não parece que seja muito eficiente o aspirador de pó, uma vez que, devido ao seu tamanho minúsculo, os ácaros poderão não ficar retidos no filtro e assim voltar ao ambiente. Passar pano úmido no assoalho talvez seja a melhor solução, o que permite a adição de produtos acaricidas.

  15. Paty disse:

    Olá pessoal, eu sou mais uma com o mesmo problema…minha casa está infestada desses bichinhos!! mas o bichinho da foto acima não é o mesmo da foto do site que a dayse deixou aki, esse bichinho não é a mosca branca!, são diferentes, essa mosca branca ela fica bastante em banheiro…já a foto acima desse bichinho é bem diferente…ele se alimenta de bolor e mofo e é minusculo e nojento, não sei o nome dele, mas se alguém souber agradeço pela informação, já tentei um monte de coisa, fiz uma fachina geral em ksa, meu guarda roupa estava cheio e ai percebi que no guarda comida tbm tinha,nos móveis, no sofá, e tudo o lugar! to ficando louca, não sei mais o q fazer! me ajudeeeeeem! obrigada

  16. Moises disse:

    Pessoal, hoje esteve aqui em casa um técnico de uma empresa de dedetização que chamei exatamente para ver do que se tratava esse bicho. Segundo ele, o inseto se chama corrodencio e realmente se alimenta de mofo. É problema tipico de locais umidos que, por conseguinte, têm mofo.
    Tenho usado muito inseticida caseiro, mas a solução é paliativa. Segundo ele, para acabar mesmo com o inseto é necessa´rio controlar o mofo. A dedetização específica para ele só tem garantia de 30 dias que, imagino, é a validade do veneno usado. Quando ela acaba, se houver mofo, ele volta.
    Pretendo fazer a dedetização e depois raspar as paredes e pintar com tinta antimofo.
    Espero que tenha sido de alguma ajuda. Estava aflito, pois imaginava que este inseto pudesse causar algum problema de saude em minha familia, mas segundo o tecnico, ele nao oferece risco. O risco é o mofo.

  17. OLÁ PESSOAL .ESTE BICHINHO ESTÁ NO MEU QUARTO.ELE É MUITO PEQUENO E TRANSPARENTE QUASE NÃO DÁ PARA VELO.ELE SE ALIMENTA DE MOFO MESMO,E NÓS PERCEBEMOS QUE ELE PICA AGENTE E FORMA CAROÇOS ENORMES COMO SE FOSSE PICADA DE PERNELONGOS E SÃO MUITOS VOU VER SE O BUTOX FUNCIONA.ESSE REMÉDIO ESTÁ A VENDA EM QUALQUER PET SHOP.

  18. Hanilton disse:

    estão comendo até a sola dos sapatos aqui em casa ,gostária de saber se faz mal a sáude????????????

  19. Luciana disse:

    Oi gente…que bom saber que não é só na minha casa…pareço uma louca..rs rs…meus vizinhos passam pela minha janela e lá estou eu passando aspirador nas paredes tentando acabar com estes bichinhos kkk…passo cloro, Butox mas eles sempre voltam…
    Socorram-nos!!!!!!!

  20. Vanessa disse:

    Tem outra coisa, além deles comerem mofo, eles se reproduzem muito rápido, tem de todos tamanhos, uns enormes, e se vcs repararem eles voam, tentem encostar nos grandes pra vocês verem como eles voam, se vocês fizerem o teste me comuniquem!!!

  21. brasilina disse:

    trabalho com pastel uso panos de algodão alvejado e aparecerão varios fungos nos panos uma especie de bolinhas pretas e eles ploriferam a todo vapor o que devo usar para acabar com eles?

  22. leticia disse:

    Olá gustavo, essa foto é sinistra eu achei que foce uma barata

  23. Eduardo disse:

    Gente, não sei se estamos falando da mesma praga, mas aqui notei por todo apto, nas gavetas, armário com revistas, armários com louças, mas em maior quantidade nas madeiras dos móveis com ou sem acabamento (fórmica) e sem bolor, somente poeira. Portanto, não sei do que estão se alimentando, só sei que se reproduzem muito rapido mesmo (aparecem do nada no meio da bancada comigo olhando). Passo o dia e noite com um borrifador com água sanitária, detergente e vinagre, matando eles. Consegui tirar um foto boa, afinal eles tem apenas 1 milímitro.
    http://img94.imageshack.us/i/pragaestranha.jpg
    Precisamos de alguma solução, pois só matar não tá adiantando. :(

  24. Eduardo disse:

    Gente, desculpa voltar mas ainda sem solução e já to ficando doido. Nada acaba com isso e estão por toda parte, mas aqui é nos móveis e tudo que tem POEIRA, nos cantos, chão e todo lugar onde o vento leva eles e a poeira, não tem bolor que eu saiba. Passei o feriadão limpando quase tudo (só não dentro das gavetas) e continuam saindo desses móveis ou aparecendo do nada.
    Problema é que não achei nada na Internet que ajude e parece que não tem fim pois aqui tem muita poeira por causa da Rua movimentada e acho que umidade do ar também.
    Favor, se alguém conseguir solução, avisa aqui. Não quero ficar o tempo todo com um borrifador com cândida e pinho sol atirando neles a cada vez que aparecer.

  25. Ricardo disse:

    Bem, não sei se ajuda, mas vejam no Google Imagens se não é esse bixo: Liposcelis bostrychophila

    Também podem consultar a enciclopédia dos bixos neste site, tem muita informação.
    http://www.rentokil.pt/guias-para-pragas/glossario-de-pragas/familias-de-pragas/index.html

    Espero que ajude :)

  26. Vitor disse:

    @Moises, acho que não se chama corrodencio com te falaram e sim
    Liposcelis corrodens, que é o nome científico da espécie.

    Fonte: http://entoplp.okstate.edu/labs/go/psocid/L_corr.html

  27. Silvia disse:

    Olá! Infelizmente meu apto tb está infestado destes insetos, começou no quarto, onde tinha umidade e agora está em todo lugar. Mas eu consegui diminuir drasticamente a quantidade deles ao limpar todos os móveis e parede deste quarto com vinagre branco puro em um pano bem encharcado, após a limpeza apliquei lisoform spray e deixei tudo secar. Retirei as roupas mofadas e coloquei no guarda roupa e criados um potinho anti-mofo. Acho que ao acabar com o alimento deles – o bolor – eles morrem ou pelo menos vão embora. Se alguém tiver uma idéia menos trabalhosa, por favor!

  28. Karina disse:

    Oi! Realmente esses bichos estão me deixam meio paranóica, também não consigo acabar com eles. Andei vendo as fotos dos nomes sugeridos pelo Ricardo e pelo Vitor, mas não são esses não!
    Eles estão por toda a parte, no quarto, banheiro, cozinha…

  29. Sou consultor tecnico da insetisan, eu também tenho pesquisado bastante este assunto e tenho verificado que as informações são bem escassas. Vou passar o que descobri, Tudo bem?

    Corrodêncio ou Piolho de livro.

    Caracteísticas:

    1ºSão insetos muito pequenos – 1 a 3mm.
    2ºPodem ter ou não asas (dependendo da espécie).
    3ºColoração amarelada ou cinza.
    4ºCabeça relativamente grande.
    5ºAparelho bucal mastigador.

    Biologia:

    *Os ovos são postos isoladamente ou em grupos podendoou não ser cobertos por seda ou detritos;

    *Passsam por seis estagios;

    *São gregaria;

    *vivem sob fina camada de seda, em tronco de árvores e locais umidos;

    *Alimentam-se de cereais, pólem, fragmentos de insetos, fungos presentes em papel e em paredes.

    Atenção:

    Nome ciêntifico:
    Liposcelis corrodens;
    Psicoptera corrodentia.

    Ciclo de vida:
    21 dias sob condições ótimas de temperatura (27ºC) e umidade relativa (70%).

    ATENÇÃO!

    SE PRECISAREM DE UM TRATAMENTO PARA ESSE TIPO DE PRAGA PROCURE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA E CREDÊNCIADA A INEA (ANTIGA FEEMA).
    NÓS DA INSETISAN NOS COLOCAMOS A INTEIRA DISPOSIÇÃO PARA TRATAMENTO A ASSESSORIA PREVENTIVA.

    UM ABRAÇO A TODOS.
    ALEXSANDRO SANTOS – Consultor técnico INSETISAN.

  30. CLARICE disse:

    Gente , não sei se todos nós falamos do mesmo inseto ! Mas o que me atormenta a anos aqui em casa é minúsculo , os mais velhos são mais escuros , quase pretos os mais novos são marrom clarinho e pequenino . Eles ficam parado se fazendo de morto , quando voce tenta mexer , pode ver que ele sai correndo rapidninho ! é incrível ! morei 10 anos em outro apto e nunca tinha visto , mudei para este já fazem 13 anos e de uns 5 anos para cá percebi a movimentação deles !! tem em quase todo apto … é um bichinho que gosta de madeira nova , e cola !!! isso mesmo !!! cola !! eu fui viajar há uns anos atrás e qdo voltei meu apto estava cheio deles … peguei uma caixas que tinha fechado com fita adesiva e estava cheio de bichinho colado nela … peguei esta fita e levei até o Instituto Adolf Lutz e tenho a resposta para meu caso :
    Exame solicitado : identificação de artrópodes
    Resultado : ínumeros exemplares danificados de insetos da ORDEM PSOCOPTERA .
    Insetos pequenos de no máximo 8 mm de comprimento , encontrado em casas e construções , a maioria é áptera ( sem asas ) e vivem sobre livros e papeis , recebm o nome de ” piolho do livro ” também são encontrados sobre a casca ou folhagem de árvores e arbustos , alimentam-se de fungos , cereais , pólen , fragmento de insetos mortos .

    Enfim , depois deste laudo continuo com os malditos aqui !! por toda parte ! nos meus armários eles ficam bem nos cantos e embaixo das gavetas … olhem em suas gavetas na madeira embaixo , no fundo da gaveta . Aparecem também nos rejuntes do azulejo do banheiro , em um rodameio de gesso que tenho na sala , enfim , em muitos lugares ! Fiz uma reforma no quarto da minha filha e lá vieram eles justo na parte nova !! madeira e cola nova !!
    Liguei para a DDDrin da minha cidade ( São bernardo ) e ele disse que uma pessoa reformou e decorou um apto todo novinho para casar , móveis novos , tudo novo e infestou destes bichinhos !! por toda parte ! ou seja eram móveis novos , madeira nova e cola !! muita cola ! me digam o que acham desta descrição e se é do mesmo inseto que estamos falando ! a DDdrin disse que o melhor é fazer uma nebulização , em todo apto ! eu limpo todo dia isso aqui , já tirei roupas e coisas do armário milhões de vezes e eles somem e depois voltam … fui viajar dia 26 e quando voltei dia 04 eles estavam por todo lado … conforme fomos ” habitando ” a casa e limpando tudo eles foram sumindo ! e o pior é que não se acha muita coisa sobre este inseto na internet nem nas dedetizadoras ! vamos nos ajudar ! quem souber como acabar com eles me avisem !!

  31. Tiago Figueirado disse:

    Boa noite;

    Gente estou com o mesmo problema na minha casa, esses bichinhos estão em todo o meu movel em casa.
    Mas o grande problemas não é os bichos e sim o mofo que traz eles.
    Na minha casa tem um grande problema com mofo, tenho problema com umidade nas paredes de casa e outro problema a má ventilação. No mês que vem (Fevereiro) vou acabar com tudo, vou fazer um obra em casa para acabar com a umidade e fazer reformar as paredes de casa e fazer um plano para a casa e pode ter mais ventilação, acho que com isso o problemas dos bichinhos vão sumir da minha vida para sempre. quando fizer isso eu volto e falo pra vcs. uma boa sorte a todos.

  32. Manuela disse:

    Pessoal.
    Eu estou morando num apartamento a 5 meses. Esse bicho que se chama psocoptera veio para dentro do meu apartamento com umas madeiras de um marcineiro nada confiavel, alias de bosta. Demorei 2 meses para descobrir que bicho era esse até minha mae ter a brilhante ideia de mandar para FIOCRUZ. A Fiocruz me mandou um laudo explicando que esse bicho realmente da em madeira. Mas é claro que depois de tirar a madeira ele começou a se espalhar pela casa. Um horror! É exatamente oq todos falam aqui, ele n para de reproduzir. Limpo de manha e a noite ja tem varios no mesmo local. Foram 4 moveis que trouxeram o psocoptera para minha casa e eu já dedetizei muitas vezes. E agora estou fazendo uma dedeteização potente com um Professor maravilhoso da Faculdade Rural do Rio de Janeiro. E oq me falam é que temos que limprar muito a casa, é chato demorado mas dizem que eles acabam. Admito que minhas experanças estao acabando! Eu encontrei eles ja nos meus sapatos e até prato de comida!!!!! Eles multiplicam muito rapido. Que nem alguem falou aqui ja estou ficando louca com limpeza e tirando todo gasto que tive, um prejuizo! Eu por exemplo ja coloquei uma data limite: pq viver em apt assim n da!

  33. Allan disse:

    Tive um vazamento do apartamento de cima no meu… o vazamento já foi sanado e está tudo seco, mas esta praga do corrodencio se instalou no local… gostam muito de MDF, material do qual o rodapé é feito… Já limpei as paredes com água sanitária pura, já passei desinfetante bactericida puro no chao e pulverizei Mortein (inseticida poderoso) em todo o rodapé… mas o resultado foi completamente insatisfatório!!! Como resolver???
    Ligar um Stermix no ambiente ajudará?
    Aplicar Verniz Mould Killer nos rodapés ajudará?
    O spray bacericida Lysol adianta???
    Estou agoniado, pois estou com um neném recém nascido em casa e esta praga é nojenta!!!
    Aceito dicas eficazes!!!

  34. Sandra disse:

    Na minha casa também estão por toda a parte. Encontro mais nas madeiras (no chão, no rodapé, nas portas e nos armários). Já limpei com água sanitária, com vinagre e fiz duas dedetizações. Nada resolveu o problema. Acho que o ideal seria alguém que tenha contato com algum entomólogo descobrir que tipo de veneno é eficaz para tal inseto.

  35. Allan disse:

    Sandra,

    Isso mesmo, eles ficam principalmente nos rodapés. O meu é de MDF e parece que eles adoram este material. Fiz testes em áreas separadas da casa para ver a eficiência de cada um dos produtos:

    - Apliquei o Verniz Mould Killer nos rodapés e tive uma boa redução desta praga, mas não eliminou 100%…

    - Apliquei o spray bactericida Lysol e o efeito foi nulo. Nos lugares aplicados horas depois os bichinhos lá estavam novamente…

    - Apliquei inseticida Mortein e o efeito foi paliativo… alguns dias depois já encontrei os corrodêncios passeando pela região…

    Vou dar prosseguimento na aplicação do Mould Killer em outras partes da casa pois até o momento foi o mais eficiente. O problema é o trabalho que dá fazer esta aplicação, que tem que ser com pincel… Mas ele é incolor então não deixa marcas no rodápé.

  36. simone disse:

    Gente, houve problema de umidade no meu apto. as paredes começaram a ficar com manchas, logo retirei meu armario do local, passei o ipermur contra mofo, pintei, e tb tive que trocar os paines, que ficam como cabeceira e as preteleiras, pois estavam estragadas devido a umidade. depois que fiz a “reforma” notei que em cima dos paineis, bem acima da minha cabeca quando estou deitada na cama, começou surgir bichinhos bem pequenos e um pó bem preto… eu passo pano com alcool depois de 10 minutos o po preto esta la novamente, de manha no painel encontro varios mortos, eles sao mtos rapidos, se fazem de mortos, mas qdo vc se aproxima, saem correndo e entram entre a parede e a cama. acho que é igual ao caso da clarice. achava que era da umidade, mas agora desconfio que ja estavam na madeira. e o pior é que agora estão tb no meu guarda roupa, que não foi feito pela mesma pessoa… ate na minha cama me daparo com eles.. to louca por limpeza pq senao eles invadem tudo…. alguem sugere um produto eficaz…

  37. Marcelo disse:

    Aki em minha casa no quarto da minha mae apareceu um monte desses ae… mais no meu quarto nao tem nenhum, e aki é muito mais mofado q o quarto dela, acho q eles nao ficam aki no meu quarto pq aki ta cheio de caixas com naftalina, ae provavelmente espanta eles…

  38. Ari disse:

    A solução para todos vocês é a seguinte:
    APLIQUEM PINHO SOL OU QUALQUER OUTRO A BASE DE PINHO. COM O TEMPO, SOMEM.
    BOA SORTE A TODOS.

  39. Wagner disse:

    Olá pessoal

    Pelo visto esta praga esta incomodando muita gente, mudei para meu apto novo e nos meses de inverno do ano passado e neste ano 2010 (maio e junho) as paredes do meu quarto e de minhas filhas esta enfestadas desta praga de bichinhos, as paredes estao ficando totalmente impestiada de bolor verde.
    Ocorre que no ano passado eu comprei cloro mas nao cloro puro,misturei com água e ficou uma solução forte demais,recomendo isto pra uso na limpeza do bolo e magnifico sua açaõ de verde em questão de minutos a parede volta a ficar branca.
    Para isto tem que deixar todas as janelas e portas abertas pois corre o risco de intoxicar pela ações nociva do cloro que e altamente asfixiante, porem o resultado e maravilhoso uma vez eliminado o bolor o insento nao resiste ao cloro pois ele asfixia e mata-os tb.
    No meu caso as paredes são de gesso do apto e nao fiz nenhum outra coisa que deveria ter feito após aplicar o cloro,seria passar um selador e em seguida usar uma tinta antimofo por exemplo a da Sherwin Williams – Bactercrill é cara mas e eficiente para nao retornar o mofo ou bolor.
    espeto que tenha ajudado alguém nesta questão pois fiz isto no ano passado e agora esta começando tudo de novo as paredes estao todas com bolor terei que utilizar o cloro e pintar as paredes para melhor resultado.
    Um abraço a todos e boa sorte

  40. Tatiana disse:

    Olá,

    desde que me mudei para este apartamento tenho problemas com mofo no banheiro, dependendo da época do ano o mofo desaparecia completamente. Há alguns dias o mofo voltou a desaparecer, mesma data que reparei a presença de bichos iguais aos da foto. Dei uma olhada mais de perto e notei que eles estão por todo canto, há milhares deles no teto e nas paredes, não possuem asas e movimentam-se rapidamente.

    Dedetização funciona? Limpo o banheiro pelo menos duas vezes por semana, desde o chão ao teto, e nada parece funcionar.

    Alguém conseguiu livrar-se desta praga?

  41. jo maua sp disse:

    olá pessoal no teto do quarto da minha filha estava cheio desses bichinhos,joguei sbp veneno para pernelongos e passei a vassoura no momento eles sumiram,vamos ver se nao voltam.

  42. jo maua sp disse:

    minha filha me deixou apavorada disse que era cupim,mais descobri que nao era eram esses comedores de mofo.minusculos,joguem aí inseticida parece que deu resultado,tomara.

  43. Veruska disse:

    Pessoal este inseto da foto acima parece com uma barata de listra castanha, nome cientifico “supella longipalpa”, é muito resistente a inseticidas, comem de tudo e são ligeiras também, pesquisem imagem no Google com este nome e confiram. Para exterminar todo tipo de baratas eu utilizo K-Othrine SC25, vendido em Pet Shop ou casa de material agricolas, dissolvo uma tampa do produto em 300 ml de água e coloco em um borrifador e espalho pelos rodapés, sofás(embaixo), atrás de armários, pias… Elas ficam tontas e começam a abandonas os esconderijos. Dentro dos ármarios uso o inseticida vendido em seringas. Mas até exterminar preparem o chinelo por que elas ficam doidas com o veneno. E mantenham a casa muito limpa, alimentos muito bem armazenados para que elas comam as iscas de veneno. Inclusive tenho crianças em casa, o veneno não tem cheiro. Cuidado apenas com os objetos infantis.Espero que tenha ajudado. Boa Sorte.

  44. Viviane disse:

    Gostaria de saber se esses bichinhos do mofo,provocam alergias no corpo e pegam no colchão?Eu limpei o quarto da minha filha mais cada vez que ela dorme na cama dla acorda cm bolinhas no corpo e coçeiras!O que fazer?

  45. Vinnie Aprea disse:

    Olá! excelente post. Irei divulgar para os meus conhecidos. Você tem muito conhecimento em técnicas de pintura.

  46. Allan disse:

    Pessoal,

    Em fevereiro deste ano apliquei o Verniz Mould Killer nos rodapés, onde era a principal localização dos corrodêncios, a eliminação foi que quase 100% da praga. Passei pelo inverno tranquilo!!!

    Recomendo este produto pois havia tentado de tudo antes: água sanitária, inseticida, Lisol, desinfetante, cloro e nada resolvia de forma eficaz…

    Dá trabalho aplicar o Mould Killer pois tem que ser com pincel, mas seca rápido e é incolor. Elimina também de vez o mofo!

  47. vanessa disse:

    estou vendo que muita gente esta passando por isso,no meu caso eu moro numa casa pequena,umida que nao bate sol porque na frente tem um predio ,entao a casa é muito umida e nao sei mais o que fazer com esses bichos nojentos,etao por tudo,armarios,paredes,louças,banheiro,ate nas minhas maquiagens,tenho 2 bebes em casa,nao aguento mais,o problema é que nao quero investir em pinturas porque a casa é aluguel,entao tenho que aguentar essses bichos,tenho medo de quando eu me mudar eles vao juntos nas madeiras dos armarios,tenho medo de nao conseguir eliminar,o que da raiva é que no google nao tem quase nada de informaçao para combater essas pragas,gente,sem exagero,mas estou entrando em depressao por causa disso,esses bichos invadem ate as roupinhas dos bebes,estou desesperada,por mais que eu limpe e tenha janelas abertas essa praga sempre volta,por favor me ajudem

  48. vanessa disse:

    ah,esqueci de contar tambem que no guarda roupa eu encontrei um bichinho pequeno,mas muito pequeno,parecido com um minusculo grao de areia,se vc olhar rapido vai pensar que é poeirinha das roupas,mas quando encosto ele sai correndo,esses bichinhos quese invisiveis estao no meio dos tecidos das roupas que ficam nesse guarda roupa,sao bichos quase transparentes,se vc nao olhar bem de perto vc nem nota,quando pego uma peça escura é que consigo ver melhor,sao extremamente pequenos,estou agoniada com esses tambem,alguem ja passou por isso?o que pode ser?sera que é por causa da umidade?

  49. tiago luis disse:

    como faço para minha casa aparecer estes bichinhos ai ao contrario de alguns eu uero esses bichinhos ai minha casa e humida e fica mais fechada pq nao fico la como faço alguem sabe me respondao em meu email se possivel obrigado boladaoenois@hotmail.com

  50. debora dourado disse:

    oi pessoal……tb enfrentei muito os mesmos problemas de mofo, de bichinhos com asas, ssem asas. nao sei se tds ainda procuram resposta mas aki vai………o bom é comprar um detetizador custa entre 8 10 reais depende do lugar onde vende….um pra cada comodo, feche a casa toda por 3 horas enfim siga as instrucções na lata é bem simples esse detetizador. como se trata de uma fumaça ele penetra em todo lugar…ate no eletronicos onde tb tem essas pragas dos infernos….rsrs depois esvazie todos os armarios e grada roupas…..lave todas as roupas com um copo de alcool e duas tampas de veja com cloro ativo…..pra cada 5 litros heim se não mancha td….e as outras coisas de casa limpa td com alcool e veja com cloo ativo tb……moveis brinquedos pisos azuleijos paredes calçados …..enfim td mesmo…..e fim dos problemas…….essa limpeza uma vez por semana e a casa erejada e sem muita coisa amultuada ja era……..ai só alegria………

    obs as vezes num é na primeira…fiz 3 vezes a detetização

    espero q ajude……qlqr coisa fj_debora@hotmail.com

  51. Rosangela disse:

    Olá pessoal, nao sei quem pode me ajudar, mas o meu relato é semelhante ao de todos, porém, meus “bichinhos” em questão são pretos, parecem mini pulgas (só que nao pulam) e aparecem nas frestas da prateleira do meu quarto como se fossem poeira preta. ja passei veneno, detefon, limpei com desinfetante, enfim, nao somem. eles parecem que somem, mas depois de algumas horas voltam de novo e por enquanto estao só no meu quarto e quando limpo eles “fogem” para o teto e pra dentro do guarda roupa. O que faço1 Estou desesperada com esses bivos e tenho bronquite asmatica!! Por favor, se algume souber como combater de forma segura, me avisem. J´s ouvi falar que bolor negro é muito perigoso! Como fazer para obter analise do Adolfo Lutz? Obrigada!!! Rosangela SP

  52. Jurema disse:

    Olá pessoal,

    Referente á foto que Roberto Gustavo mostra o que ele chama de bichinho simpático não está no momento sendo um problema, pois ainda não o vi, mas na mesma foto apareci uns pontos bem pretos no qual reconheci bem o que é o meu problema no que diz respeito ao mofo. Na parede que tem mofo na minha casa, aparecem bastantes bichinhos pretos que abatidos com um chinelo deixam manchas de sangue que nem muriçocas. Quem conhece e observar bem na foto do Roberto, poderá informar do que se trata? Pois estou curiosa e aflita por saber. Aguardo retorno de alguma informação. Grata.

    Jurema.

  53. Marcelo disse:

    alguem testou o pinho sol. meu ap está cheio. já dedetizei três vezes, eles somem um tempo depois voltam. quando o clim a está mais úmido é pior. já tentei todo tipo de veneno, spray cloro, lysoform, nada adiantou.

    alguem tem uma solução? será o pinho sol?

  54. Manuela disse:

    Pessoal eu sou a Manuela que escreveu a cima, isso foi quando eu morava nesse apt a 5 meses. Hj moro a 1 ano e meio e adivinhem? Os psocopteras continuam!! No inverno eles melhoraram mas agora voltaram com tudo! Ate hoje n encosto minha cama na parede por que eles aparecem sempre no rodape e ja encontrei na cama! Ui!!!Encontro tb nos meus sapatos.. Me identifiquei muito com uma pessoa que disse que estava quase entrando em depressao!! Quase vendi meu apt… Estou me sentidno num grupo de terapia aqui desabafando com vcs. Enfim ..Fiz de tudo: limpo limpo, dedetizações de todos os tipos e com profissionais maravilhosos. Até com a Fiozruz eu entrei emcontato que confirmou varias vezes q era o psocoptera! Esse bichinho preto que alguem disse a cima tb é da familia, parece que é o mais adulto > eu tinha no começo quando chegou com o mdf e moveis novos da minha casa! Conclusao: vou passar esse verniz que alguem indicou e vou tb arrancar um taco atars da minha cama p ver como esta por baixo.. dizem que esses bichos acabam se escondendo nos espaços entre as madeiras. Os pisos de vcs é de madeira? Bom pessoal é isso … Nao tenho nem oq falar pq realmente só eu sei o quanto tentei acabar com eles. Agora estou é tentando conviver com eles. Se quiserem trocar email acho uma otima ideia… Att Manuela

  55. vanessa disse:

    oi manuela,eu gostaria de trocar emails com vc sobre esta praga,me mudei faz 3 meses,e essas pragas vieram junto,pois meus armarios de madeira estao com eles,eu pensava que era bicho de inverno,mas me enganei,estao em todas as partes em qualquer estaçao do ano.
    Aguardo sua resposta

  56. Cecília disse:

    Manuela e Vanessa,
    Entendo totalmente o que vocês estâo passando e sentindo. Comprei um apartamento novo, no contrapiso, e no verão daquele ano “eles” apareceram. Dedetizei por duas vezes e não adiantou, limpei as áreas em que eles apareciam (armários com e sem fórmica, paredes, rodapés, guarda-roupas e peças de couro – bolsas e sapatos)com água sanitária, lisoform; e vários tipos de veneno.Nada adiantou.Limpava a casa o dia todo e lecionava à noite.Quando voltava para casa, “dava uma geral” na casa antes de dormir. Quase acabei com meu casamento. A depressão chegou e a única saída foi mudar de residência.
    Comprei uma casa, troquei TODOS os móveis, lavei TODAS as peças de roupa, roupas de cama e de banho, tapetes, limpei TODOS os sapatos, joguei fora malas de viagem e outros itens suspeitos, passei álcool em TODOS os brinquedos da minha filha,lavei TODAS as peças de louça e talheres, e por aí vai…
    Até que… “Eles” apareceram.
    Passei minhas férias limpando. Estou sem descanso e não sei o que fazer para acabar com esses psocoptera, eu os chamo de alienígenas ou de filhos da puta.
    Estou deprimida novamente. Será que a contínua e minuciosa limpeza é o único modo de extermínio? Parece que antes de eu acabar com eles, eles estão acabando comigo; pois enquanto estou limpando, choro e me irrito com facilidade. Não tenho tempo para mim nem para minha família.(Desculpe-me pelo desabafo… Ufa!!).
    Quanto ao piso de madeira, acredito que não há relação (posso estar errada), pois nunca os notei nos tacos dos quartos. Talvez estejam relacionados à umidade das paredes, até mesmo em azulejos e piso frio.
    Gostaria de trocar e-mails com vocês para, além da “terapia de grupo”, compartilharmos ações bem sucedidas na luta contra essa criatura.
    Cecília – S.Bernardo do Campo – SP

  57. Manuela disse:

    Cecilia e Vanessa. Segue meu email: falcaomanuela@gmail.com!!!
    Me escrevam e nos falamos .. quem sabe marcamos um encontro hahaha!
    So rindo p n chorar! Vcs estao vivendo a mesma coisa que eu! Ja pensei em vender apt!! Vou copiar o link dessa pagina para uma doutora da Fiocruz q ja veio ver meu apt. Nos falamos! Manuela

  58. Anderson disse:

    Oi pessoal, eu por 2 meses tive este mesmo problema com esses insetos, pois eles estavam por todo meu quarto, depois apareceram no quarto de minhas filhas, cozinha..etc..
    Mas graças a Deus consegui me livrar deles.
    Em contato com um amigo, ele me sugeriu que eu tirasse todas as gavetas do guarda roupas, tirasse todas as roupas deixando as portas odabertas para circular o ar.
    Então a solução, ele me falou para eu passar em todos as partes do guarda roupas parades e pisos pinhosol, depois passar verniz em todas as parte do guarda roupa (TODAS AS PARTES), e dixar secar.
    Depois de 2 dias você monta tudo no lugar.
    Bom fiz isso em todos os cômodos de minha casa, e em todos os móveis.
    Hoje ja faz 5 meses e alguns dias, nunca mais ví essas pragas pelo meu apto.
    Espero ter ajudado.

  59. Anderson disse:

    Outro adendo,
    Esses bichinho gostam de umidade, e como os móveis retem umidade, eles ficam em fretas, cantos, portas, em cima de cama; e com a aplicação de verniz o que ocorre é que cria uma camada sobre a madeira impedindo a retenção de umidade, com isso, esses bichos não tem como se alimentar.
    Meu isso é tiro e queda.
    Mas a limpeza na casa deve ser feita uma vez por semana, tem que ter bastante circulação de ar.

    abraços..
    meu email: ander.c.m@hotmail.com

  60. Andréa disse:

    Estou preocupada porque acho que, na minha casa, está para começar uma infestação…

    Outro dia entrei no banheiro (suíte), cuja parede onde ficam a pia, vaso e chuveiro também dá para a uma parede ao lado da minha cama. Esta ao lado da minha está mofada, com bolor. Detectamos, então, que há um vazamento na parede do banheiro, provocanco o mofo na parede do quarto. Inclusive já encontramos um daqueles piolhos de cobra na parede do quarto e um no box do banheiro.

    Quase tive um treco, pois tem menos de dois meses que moramso neste apartamento, comprado e reformado.

    Esta semana, tomando banho, vi um bichinho estranho no azulejo do box. Ele é claro, quase transparente. Parece uma minhoca, mas nao tem partes definidas. Acho que tem uma partezinha beeeem pequena, que deve ser a cabeça. Ele é pequeno e fino – deve ter 1mm de largura e meio centímetro de comprimento, praticamente transparente. Mas se mexe beeem devagar e vai se arrastando, como se puxasse anéis internos. É um nojo. Aliás, eu odeio tudo quanto é tipo de inseto e bichos – principalmente camaleões, gatos e agora esses bichos…
    Então, peguei o chinelo e bati três vzes no infeliz do bicho, que nem morreu… Jorrei água nele até que ele caísse e descesse ralo abaixo.
    Nunca vi tal bicho e não sei de onde ele saiu, nem como…

    Dois dias depois, quando fui lavar o banheiro, mesmo agora, que o pedreiro está lá procurando o foco da infiltração, encontrei o maldito bicho no chão, perto do móvel do banheiro. Joguei inseticida até sobre ele… e o infeliz se arrastou ainda… Não sei se era o mesmo bichinho ou um novo que surgiu.. Peguei com o papel higiênico, joguei no vaso e dei descarga…

    Quando terminei toda limpeza, fui tomar banho.
    Surpresa minha quando olho para a parede e vejo o maldito bichinho no azulejo, perto do sabonete/bucha. Quase enfartei, gritei meu marido para ver e ele também não sabe do que se trata. Nunca vimos tal praga!
    E lá foi o maldito se arrastando. Meu marido fez o mesmo que eu havia feito instantes antes, pegando o bicho com papel higiênico e atirando no vaso.
    Confesso que fiquei a noite tod apensando naquilo, vai que haveria mais pela casa, na cama, na parede ao lado da cama (cujo bolor foi raspado ontem pelo pedreiro, para dar continuidade à reforma), cheguei a chorar, pensei em dedetização.

    Pesquisei na net, mas nao encontrei nem uma foto parecida com ele… A cor até que parece com alguns dos que vi aqui. Então, penso que talvez o que eu vi seja o estágio inicial, a larva, sei lá… Tô apavorada!!!!
    Lendo os relatos de vocês, sinto que estou passando pelas mesmas coisas – desespero, stress, tristeza, depressão, vontade de me mudar, sabe…
    E hoje falei mesmo para meu marido, que se continuar, se eu achar outros, irei sair do meu apartamento… Estou com duas picadas pelo corpo, li aqui que eles podem picar e deixar mancha tipo pernilongo. Eu já sou alérgia a picada de pernilongo, coço, incho, etc… imagina desse bicho…
    Li também aqui que os tais mosquitinhos pretos deixam larvas – e pensei que poderiam ser essas coisas que encontrei… Lá no meu banheiro tem algumas mosquinha pretas. E reparei que há alguns tipo pontinhos pretos na parede do azulejo também.

    Vou aguardar a reforma do banheiro. Do antigo, ficou um mármore que funciona como box. Na época, não retiramos, aproveitamos, fazendo ali um box – meio blindex claro, meio mármore. Mas agora cismei que a causa do bolor, da umidade, etc, é culpa do mármore. E vou ver se tiro e ponho tudo blindex.
    Ainda assim se continuar, tô pulando fora…. Dedetizo tudo – ainda não encontrei o bicho em outras partes da casa, nem ém móveis, roupas, cama, cozinha, etc – mas dedetizo tudo e me mudo dali!

    Um abraço,
    Desculpem o desabafo!
    Andréa
    Agora estou aqui.

  61. Nani disse:

    Olá, tive esse problema na minha marcenaria e o pior é que estragava todas as minhas caixas pois trabalho com artesanato em mdf
    e eu tava ficando louca quando alguem me disse para lavar tudo inclusive as paredes com agua sanitaria e depois de seco passar vinagre nas paredes com um pano . fiz isso em casa primeiro pois o quarto dA MINHA FILHA TAVA CHEIO DESSES BICHINHOS. enfim resolveu o problema . depois fiz na marcenaria e até agora não apareceu mais. ainda estou vigiando para ver se funciona.

  62. Gil Gomes disse:

    Pessoal,

    Na minha casa tinha muito desse bichinho só que ele eram pretos ….o plano para acabar com ele é simples e é baseado na lei da selva , o mais forte sobrevive , a única maneira de acabar com uma praga é com outra praga.

    Via esse bichinho la no quartinho na umidade achava ate bonitos e conversava com eles ,”tão comendo mofo né amiguinhos?” e eles respondiam com excitação se movendo rapido quando eu tentava colocar o dedo neles. Até aí tudo bem eles eram meus amigos , mas um dia eu estava sentado na cadeira em frente a cama e vi um deles em cima do lençol , ja lancei um “sai dai fiu” e dei um peteleco nele , mas depois vi mais um e mais outro , ai ja fiquei P da vida e lancei pra eles “vcs querem briga? então me aguardem” fui até o jardim procurar umas aranhas , joguei umas 10 aranhas onde eles ficavam mais , uma semana depois não tinha mais bichinho.

    O problema é que teve uma infestação de aranhas mas ai também não foi problema pois eu joguei uns 40 louva-deus e eles acabaram com as aranhas , depois do louva-deus coloquei 100 lagartixas , depois da lagartixa coloquei 100 ratos , depois dos ratos coloquei 20 gatos , depois dos gatos 10 cachorros e ai todos os problemas foram resolvidos , hoje tenho os 10 cachorros aqui e vivemos em paz sem os bichinhos da umidade.

  63. Excelente texto Gil Gomes ! Aqui e Agora !

  64. Karol disse:

    Ei pessoal. E eu pensando que era a única. Ninguém acreditava em mim, nem meu marido, achando que eu era fresca. Tem menos de 02 anos que moramos nesse apartamento e os móveis são novos de MDF. Aqui, aparecem os de dois tipos, o branquinho que não corre e o pretinho que corre mesmo. São bem pequeninos. Uma vez passei remédio pra carrapato e eles sumiram por um tempo e agora vieram com tudo e estão dando no teto e por toda a casa. Perguntei até para minha vizinha de andar e no dela também tem esses bichinhos.
    Já não sei o que fazer. Amanhã, vem uma empresa de dedetização pra ver. Eu não estou ficando paranóica, já estou. Fico até com medo de dormir e de um entrar no meu cabelo, sei lá.
    Quando não tinha apartamento, morava na casa da minha mãe, nunca vi isso.Só depois que me mudei e moro a uma quadra do mar, é que comeceu a vê-los. Não sei mais o que fazer.

  65. Liz disse:

    Pessoal,
    eu odeio esses bichos, eles vivem principalmente dentro dos meus sapatos. EU sempre bato o sapato no chão antes de usar, e saem 5, 6 correndo de dentro. são bem clarinhos, minúsculos, e eu os odeio.
    Desconfio que vieram de brinde com os móveis (de MDF), pois construí minha casa e mudei há menos de um ano.
    Vou buscar ajuda, se comprovar que vieram nos móveis, vou processar a empresa.
    Eles vivem aos montes dentro dos sapatos, em algumas partes dos armários, nos armários da cozinha. Isso é nojentoe e vai que causa doenças. Não é justo.
    Vou testar i pinho sol, pelo que li de vcs deu resultado.
    Continuem postando as coisas que deram certo, precisamos acabar de vez com essas pragas.
    Pelo menos não é cupim….
    Socorro!

  66. Mix disse:

    gente descobri que eles não gostam de umidade, então resolvi passar secador de cabelo nas paredes e está dando certo. Pelo menos no quarto dá ceto, no banheiro não porque é muito úmido.

  67. Giselle disse:

    gente, por favor me ajudem!
    estou desesperada com tantos bichinhos!
    o que posso usar no fundo do meu guarda-roupa e gavetas?
    com funciona a questao da luz?

  68. Uéber disse:

    Gostam de mofo no MDF esses FDP. A

  69. Uéber disse:

    Esses insetos miseráveis são malditos. Adoram mofo. Infestaram o
    apartamento que eu alugava. Tentei de tudo. Não adiantou nada.
    Minha vontade
    era matar cada um deles com um tiro de espingarda calibre doze.
    Insetos miseráveis! Finalmente, encontrei a solução:
    aluguei outro apartamento. O gozado é que ninguém sabe
    dizer ao certo o nome desse inseto miserável e maldito.
    Mas eu sei: é um “Chupans Fungus Miserabilis et Maleditus Minusculus”, mais
    conhecido como chupa-mofo. É indestrutível. Fujam dele.
    Foram enviados pelo demo.

  70. Levi Oliveira disse:

    Segue minha contrinuição para debate do assunto:

    Tirei uma foto macro, creio que ajudará a todos a identificar o inseto, e saber se é ou não o mesmo, que esta sendo dito como comedor de mofo e bolor: https://lh3.googleusercontent.com/-4HAISyaEVoY/Tihov-ALjvI/AAAAAAAAA7E/QFkUOGzgJiw/s912/bolor.png

  71. Liz disse:

    Oi Pessoal, uma dica:
    Não sei se foi aqui mesmo que eu li, mas tentei e deu certo.
    Sabem aqueles minúsculos bichinhos que mais parece uma poeira branca que anda, que vivem em armários (em casa eles moravam nos meus sapatos). Eu li que limpar com PINHO SOL com frequencia era bom. E realmente deu certo, os infelizes sumiram.
    Eu ainda encontro um ou outro perdido, muito raramente (acho que é impossível exterminar 100%). Mas não se compara, PINHO SOL neles!

  72. Rafa disse:

    Isso é um Psocoptera, urbanamente chamado de piolho-de-livro, aparecem normalmente quando o local esta umido e acima de 25 graus, ele se alimenta de fungos, mofo, bolors, resto de insetos… Enfim, a grande questão desse inseto e que eles se reproduzem rapido demais, eles causam prejuizos a produtos alimentares armazenados e a qualquer tipo de celulose, um modo que pode ser feito é passar um arpirador de pó neles ou tirar com um pincel umidecido. Não e aconselhavel deixar essa especie procriar tanto, é um perigo!!!

  73. Rosy disse:

    No meu ap nao por ficar mt fechado… os tetos estão com muita mancha de umidade… ai apareceu uns bichinhos…mate-os td passando a vassoura(ieka) Mas depois que li aki sobre esse bichinho, resolvi deixar… NÃO ACREDITO: ESTÁ SUMINDO TUDO NO TETO e está voltando ao normal…então vou deixar clarear tudo e mata-los. Parece que eles se alimentam dessa umidade e tão me ajudando…

  74. rosy disse:

    Escrevi nesse blog falando sobre o meu problema e nao sei o pq excluiram… deve ser particular né? ridiculo isso!!!

  75. Não foi excluído :)

    Só ainda não havia sido publicado.

    Não posso publicar todos os comentários automáticamente, por questões de SPAM e afins.

  76. Daiana disse:

    Boa Tarde a todos,

    Vi que falam sobre mofos e Mould Killer. Trabalho no Grupo Tecpon, na divisão de Tintas em Cachoeirinha/RS
    Vendo este verniz que atinge diretamente no mofo, é incolor e de secagem rápida, podendo ser aplicado em móveis, gesso e paredes de alvenaria(pode ser aplicado em cima de tinta). Tendo interesse ou alguma dúvida, visite nosso site para conhecer nosso sistema de pintura antimofo e/ou me liguem!! 51 9828 2538 (www.tecpontintas.com.br)

  77. Dean New Sun disse:

    Olá pessoal ;) Eu me diverti muito lendo os comentarios de todos vocês, de verdade hahaha, foi muito engraçado, com todo o respeito, mas então eis que o que me trouxe ao site foi que reparei uns insetinhos na pia do banheiro agora pouco de tamanho minúsculo, cor amarelada/dourada com um leve transparente, e examinando de perto depois de pegar um cotonete, com 2 antenas, 6 patas, cabeça pequena, abdomem grande e dobra no final do abdomen acredito eu, o que permitiu alguns pularem, depois de ver q correndo continuavam a ser cutucados com o cotonete, emfim, parecem uma mistura de filhotinho de aranha bemmm transparente minusculos com filhote de grilo, e semelhança com pulga. Já avistei eles ou parecidos em monitores de computador, na tela e em madeiras, tacos, frestas.

    Bom eis que não os encontrei em lugar nenhum mais na casa, pelo menos até agora e espero que continue assim, mas pretendo ajudalos, então vou dizer as características da casa onde moro.

    É casa de material, ou seja, alvenaria, certo ?

    Tinta esmalte (que acredito ser o q não os atrai) até pela aderência que precisa para um inseto andar sobre ela, até mesmo aranhas escorregam se andarem mto rapido.) de cor creme.

    O forro, no teto está agora, atualmente de PVC< um material até que barato, colocado sobrepondo o forro original, foi colocado recentemete mas por problemas do outro forro que estava caindo e também tinha frestas o que ocasionava perigo de pó, madeira e aranhas q podiam cair.

    Na parte do banheiro tem mofo e sempre que pintado desaparece mas acaba voltando, bom lá não vi desses bixinhos na parede, e lá a parede não tem tinta esmalte, que é um pouco cara, mas é muito boa, em parede de tijolo com acabamento e rebocada, não é parede de gesso, mas acredito que em parede de gesso ou outras de casas de material mais modernas vá ajudar passando essa tinta.

    Na parte de fora da casa já tem mais aparência semelhante a gesso,com tinta comun para pintar a casa de alvenaria e não possui os bixinhos.

    O chão da casa é azulejo, nos espaços entre cada azulejo tem um material de acabamento de cor cinza, acredito eu ser a argamassa.

    Espero ter ajudado todos com o problema dos bixinhos XD ahhaha,tenho 21 anos e eu só fiquei curioso , e me diverti lendo os comentarios, e resolvi ajudar já que aqui não tem os bixinhos infestando a casa.

    Pra constar, moro em Curitiba ;), em uma Casa, não é apartamento.

    Abraços a todos, fiquem com deus :D.

  78. josy disse:

    nossa li todas as preguntas e fiquei apavorada,todos dizem que o bolor esta na parede da casa ao cotrario do meu que e no meu útero fiz um exame de colposcitologia e foi detectado alguem sabe como tratar na vagina.

  79. ARI disse:

    VOLTO DIZER: USEM PINHO SOL… TROQUE A TAMPA E COLOQUEM UM SPRAY PRA PASSAR NAS FRESTAS PAREDES ETC….É A SOLUÇÃO MAIS EFICAZ, ALÉM DE SER ECONOMICA. CUIDADO COM INTOXICAÇÃO DO PINHO…..PODE SER QUALQUER PRODUTO QUE CONTENHA PINHO. O MELHOR MESMO É O PINHO SOL.

  80. Renata Junqueira disse:

    Olá, também tenho problemas com o mofo em minha casa. A solução que encontrei é limpar todas as áreas infestadas com água sanitária e borrifar uma solução de acido peracético com água em todas as supercícies. O ácido peracético é utilizado em hospital e indústrias de alimentos e não deixa resídou, por isso, não é necessário limpar após a aplicação. Já fiz algumas aplicaççoes e está resolvendo, mas é necessário verificar se não há vazamentos ou focos de umidade que são as principais razões para o aparecimento do mofo. Na ausência do ácido peracético, que não é comercializado novarejo, pode-se utilizar o vinagre de alcóol branco (aquele cheiro típico do vinagre é do ácido peracético). Se o problema for nos armários, aquecer o vinagre até levantar fervura, colocar em um recipiente aberto e deixar dentro dos armários e/ou gavetas e fechá-los por 30min. Espero ter ajudado.

  81. Milton disse:

    Caros amigos e amigas

    Por um mero acaso, ontem descobri esse tópico, antigo por sinal, qual lí de ponta a ponta nos comentários, por se tratar de um problema pelo qual passei e que quase me deixou louco e quase acabou com o meu relacionamento e por isso imagino o que mutos de vocês estão passando.

    Após muito tentar soluções caseiras, sem resultado, e sem condições para mudança, troca de móveis e contratação de dedetizador, nada restou senão enfiar a cabeça na internet e estudar por muito e muito tempo.

    Dos meus estudos obtive a especificação do inseto, que é a mesma já postada aqui (Realmente é um inseto da ordem Psocoptera – que tem mais de 2000 espécies descritas). Então não vou repetir, só acrecento que (o que é muito importante) esse inseto tem a chamada Metamorfose Completa, ou seja, ovo – larvas – pupa – adulto.

    Sobre o extermínio, tenho más e boas notícias, que vão se alternando:

    A primeira má notícia é que esses insetos possuem uma vida extremamente longa para a sua classe e tem ainda uma reprodução muito rápida, com postura de ovos em locais de difícil acesso. Ou seja, você jamais será capaz de eliminar a infestação à base de vassouradas, pois para cada um que morre tem cem novos ovos eclodindo no fundo do seu guarda roupa, ou mesmo em buraquinhos cavados dentro da madeira dos seus móveis (especialmente MDF e aglomerado – eles não comem madeira, mas podem abrir frestas dissolvendo a cola para a colocação dos ovos). Ou seja, limpeza e o uso de produtos de limpeza domésticas (como cloro e pinho sol), são medidas paliativas para matar os insetos adultos (ou apenas afugentá-los para algum outro local mais escondido – o que é pior, pois continuam se reproduzindo, aumentando a infestação).

    É óbvio que tudo isso fui descobrir depois de ter usado uma infinidade desses produtos que vocês já citaram, resolvendo o problema apenas temporariamente, pois em todas as vezes a praga acabou voltando e em maior quantidade.
    Mas aí vem a boa notícia, existe sim uma forma de se eliminar totalmente esses indesejáveis bichinhos, de forma prática (sem ter que ficar desmontando móveis) e principalmente segura para a família.

    Comecei a estudar o inseto e os biocidas que poderia utilizar. Inicialmente tentei o uso dessas caldas preparadas através de pós molháveis (como k-othrine e outros), mas também com efeito apenas temporário, além do problema de se tratarem de produtos muito fortes, aonde eu ficava preocupado com as crianças e animais.

    Então, depois de muito estudo e quebrar a cabeça, na melhor atuação de Professor Pardal, consegui misturar alguns biocidas a venda no mercado, de uma forma segura que, após a primeira aplicação, acabei em 3 dias com 100% dos insetos adultos. E, mediante a vistoria diária, com a aplicação nos novos insetos cujos ovos escapavam do produto, em mais 15 dias nunca mais ouvi falar desses malditos e incômodos insetos. Na verdade, como o problema ocorria em diversas casas do condomínio em que moro, acabei virando o Dedetizador oficial.. rsrsrs. É claro que isso é brincadeira, mas todas as casas em que foi aplicada a solução, não mais se ouviu falar dessas pestes. E a aplicação foi feita na presença de cães e gatos, pois o produto afeta somente aos indesejados e outros invertebrados.

    Agora a última má notícia, é que não posso divulgar aqui os produtos que usei na composição, pois o produto principal teve a sua comercialização vedada pela ANVISA, apenas por não possuir o registro, que até aonde eu sei, eles estão segurando para favorecer as grandes empresas do ramo (já que o produtor desse componente é uma empresa pequena), mas eu ainda acho aqui na minha cidade para a venda (lógico que embaixo do balcão)

    Bom, mas para quem quiser mais detalhes, fico a disposição através do meu e-mail. Espero poder ajudar a enfrentar esse desespero pelo qual também já passei. Fui escrever um comentário e acabei escrevendo um post..kkkk

    Meu e-mail: dr_rabbitfoot@hotmail.com

    Abraços a todos

  82. Luis Felipe disse:

    Minha casa está dando bicho em toda a comida que armazenamos, mesmo dentro de vasilhas e as vezes dentro da própria embalagem! Não sei se o problema é em relação a umidade.
    Gostaria de uma solução. Um biólogo resolveria?

  83. rodrigo disse:

    Ola Amigo, você descobriu que bicho é este que come o mofo?
    Eles resolveram?

  84. Andre Such disse:

    Muito interessante a matéria! Gostei pessoal! Vou procurar mais sobre o assunto e tentar utilizar a solução.
    Abraço!

  85. Maria disse:

    Pelo amor de Deus, se alguém souber essa fórmula que o Milton disse me passa. Estou desesperada.

  86. Bruno disse:

    Estou sofrendo do mesmo problema dos psocoptera, eles andam na cama durante a noite e tenho que acordar para aplicar veneno, a parede é grafiato e foi uma otima escolha para eles morarem pois eles se multiplicam de uma forma espantosa. Agora mesmo tive que sair do meu quarto pois acabo de aplicar veneno, e estou me coçando todo pois sinto que eles estão andando no meu corpo, é horrivel. Não adianta agua sanitaria, ja apliquei pura e diluida, limpo meu quarto de dois em dois dias e parece que não adianta, eles no outro dia aparecem em peso. Uma coisa eu falo se for para se mudar para outra casa, lavem bem todas as roupas e não leve os móvei, principalmente MDF

  87. Marcia disse:

    Não estou em posição de contribuição com uma doação… mas, seu texto e a sequência de comentários sobre esses bichos são MUITO engraçados!! E eu cheguei nessa página por causa da palavra LYSOL – o desinfetante! Boa sorte pra todos!

  88. Cecília disse:

    Bruno, troque o colchão. Descobri que o colchão era a maternidade deles, além de móveis de MDF. Limpe a casa com pano umedecido com Pinho Sol. Isso não resolveu totalmente o problema, mas melhorou muito.
    Leia meu depoimento registrado em 30/01/2011.
    Cecília.

  89. amigo este é anova especie de barata germanica bem mais forte que a outra,ela prorifera muito rapido,aqui na minha região sou a unica empresa que da um ano de garantia e resolve este problema.

  90. kelly disse:

    ACHEI A SOLUÇÃO!!!!!!!!!!!!!!

    Gente estava sofrendo com esses bichinhos em casa tb ( piolho de livro) fiz 2 detetização com um empresa e nada passava 30 dias eles voltavam, ate que um dia liguei para uma empresa falei com um engenheiro agronomo dei a descrição desses bichos e graças a Deus ele me deu a solução!!!! Bom a solução é o seguinte: Comprar uma bomba de detedização comprei a minha no mercado livre, primeiro se tiver muitooo bichinhos na casa com a bomba aplica em toda a parede da casa butox ( faz uma solução bem forte)!! No outro dia aplica na casa inteira nas paredes com a bomba agua sanitaria es a soluçao agua sanitaria!!!!! MAS tem q aplicar em todas as paredes de da casa!!!!!!! depois que aplicar deixa a casa toda fechada por uns 15 minutos depois abre para circular vento, importante deixar sempre a casa aberta pois assim o mofo nao volta!!! Gente no outro dia que eu apliquei a agua sanitaria os bichos sumiram !!!! E ate hj nao voltou!!!
    Porem tem que fazer as medidas preventivas em 20 em 20 dias faço a mesma ritual mesmo sem ter os bichinhos, para que eles não votem!!!!

    Outra informação importante: vcs devem olhar as madeiras de armarios e gavetas em cima e atras do guarda roupa para verificar se esta com mofo se tiver, lixa toda a madeira para retirar o mofo e depois passa selante de madeira deixa secar e depois passa verniz maritimo NUNCA mais irá da mofo!!!!!!

    Bom na minha casa fiz esses procedimentos e seu certo os bichinhos desapareceram!!!!!!!!!!!!

  91. Erika disse:

    Eu estou passando pela mesma situação… Tenho um quarto da casa q esta apresentando umidade em uma das paredes… Com o tempo passando pude perceber que o guarda-roupa que esta neste quarto começou a ter a presença destes bichinhos. Eles ficam quase que invisíveis… Basta um tapinha, pronto! Eles se movimentam e bem rapidinho. Apliquei vinagre branco no armário que é de MDF… Passaram dois dias e voltaram. De acordo com o que li aqui no blog desde o início vou fazer o seguinte. Vou resolver o umidade da parede, vou passar o butox como a Kelly orientou e depois vou lixar os movéis e passar o selante e após o verniz maritimo que já me aconselharam inclusive. Ah, esqueci tbm de incluir o uso continuo do Mofim.
    Aí é só esperar… Se der certo volto e tbm dou meu depoimento…
    Isso é mt ruim e parece que vai ficando neurótica por limpeza…
    Emfim, é isso ai vou torcer mto para dar certo!

    Até…

  92. Erika disse:

    Enfim*

  93. kelly disse:

    Erika o butox vai matar na hora tem uns ate que sobrevive o ideal é passar agua sanitaria na parede que esta umida ai sim vai resolver mesmo o problema é a AGUA SANITARIA que realmente mata!!!!!

  94. Allan disse:

    Pessoal,

    Eliminei praticamente 100% destes corrodencios. Na parede do quarto do meu filho sempre tinha muitos. O principal atrativo é umidade e MDF. Por isso sempre que forem comprar um móvel ou armário FUJAM do MDF. Na minha casa o rodapé é de MDF e me arrependo muito por isso. Quando aparece algum é sempre lá. Consegui eliminar passando o verniz Mould Killer, vendido em casas especialistas em alergia, em todos os rodapés e quadros de MDF. Para manter os local sem bichinhos a regra é: manter o ambiente sempre bem arejado e com sol. A noite manter o ar condicionado ligado. O ar condicionado resseca o ambiente!!! E de vez em quando espirrar Lysol spray para dar uma reforçada para que o mofo não apareça. Hoje encontro em média 1 corrodêncio a cada 15 dias… já posso me considerar um vitorioso!!!
    E lembrem-se: móveis de MDF nunca mais! Prefiram madeira maciça, lacca, acrílico, plástico, PVC, etc.

  95. Leticia disse:

    Kelly, vc aplicou agua sanitaria pura ou misturou com água?

  96. kelly disse:

    Leticia apliquei agua sanitaria PURA!!! Coloque mascara que é forte demais!! kkk

  97. Rafael disse:

    Cara, muito legal isso. Qualquer outro iria exterminar os bichinhos do bem!

  98. Danielly disse:

    Bom dia, Estou aqui muito desesperada ja tinha percebido esses bichinhos no meu quarto, mas ontem acheui dois deles na minha cama, quase fiquei louca, mas vou tentar a agua sanitaria.

  99. Lílian disse:

    Pessoal, PRAGA é pouco !! Já tentei: água sanitária, pintura nova, pinho sol, verniz…..quase tudo. Eles voltam, podem causar irritação na pele, e andam por tudo! Sempre aparecem em algum lugar. O que fazer? Limpeza e retirar a umidade com ar condicionado ou ventilação.

  100. Giselle disse:

    Gente,
    estou com este mesmo problema. Lí todos os posts, estou desesperada e acho que o único que achou a solução de todos nós foi o Milton (dr_rabbitfoot@hotmail.com) mas mando e-mail p/ ele e volta. Alguém já conseguiu falar com ele? Preciso muito de ajuda!

  101. Ana disse:

    Olá, eu também tenho esses insetos no meu apartamento, e eles me perturbam psicologicamente, porém, depois de ler muita coisa sobre eles, sei que eles existem no mundo todo, especialmente onde há clima tropical, e não fazem mal à saúde, mas dedetização é solução paliativa, já que eles retornam. O Milton não dá resposta e os bichos continuam se reproduzindo. Boa sorte a todos nós.

  102. Carol disse:

    Gente,

    Estou com este problema há cerca de 1 ano, desde que mudei de apartamento e troquei todos os móveis. Adivinhem vocês, MDF, é claro! Fiz de tudo (mesmo) e nada acabou 100% com o problema. O que me restou foi uma árdua rotina de limpeza e uma vigilância que beira à loucura (em especial à área onde guardo meus livros). Aliás, ninguém soube me dizer com certeza se há algum indício de que nossos amados psocopteras comem livros. Se alguém souber a resposta, ficarei grata! No mais, espero que cada um encontre uma maneira saudável de lidar com eles. Lembrem-se sempre de que o fato de termos racionalidade não faz de nós (seres humanos) os animais mais evoluídos da cadeia.

  103. André disse:

    Galerinha dos Corrodêncios

    Li o fórum todo, e vou tentar dar minha contribuição, já que tbm não consegui ainda exterminar esses malditos bichos filhos da puta!

    Moro em Santos/SP em um apartamento de frente para o mar, então umidade é o que mais tem aqui, mesmo deixando as janelas abertas c/ ventilação não irá diminuir a umidade. O apartamento é novo, comprado na planta a apenas 6 meses. Há um pouco mais de um mês descobri esses bichos, que acredito serem os corrodêncios em meu armário do quarto onde durmo. Só descobri pq vi algumas gavetas com mofo verde e pensei, caracás, estou a 4 meses aqui e já ta mofando? Todos os armários foram limpos após a casa mobiliada e as roupas todas lavadas antes de irem pro guarda-roupas. Quando fui limpar o mofo do armário me deparei com os tais maleditos bichos, os maiores devem ter cerca de 1-2mm e são escuros, pretinhos, e na hora de tentar mata-los eles correm rápido pra direção de alguma fresta, quina de móveis, prateleiras, gavetas, rodapés etc. Já fui tentar matar alguns e até hj vi uns 2 ou 3 que voaram, apesar de notar, que pareciam ter asas, nunca havia visto voarem, mas pelo visto alguns mais adultos voam sim, mas é uma exceção. Normalmente estão dentro do armário, ou perto dos cantos dos armários e rodapés, já que ambos são feitos de MDF, isso parece ser o que mais atrai eles. Os menores são mais claros, pro tom do bege/marrom e difíceis de serem vistos.

    Comecei a primeira limpeza do armário, sem saber com o que estava lidando, com água e detergente neutro, e lavei algumas roupas suspeitas de mofo que menos uso. Só que a partir da primeira vez que vi o bicho fiquei meio paranóico e passei pelo quarto olhando parede, teto, e tudo mais, e comecei a ver o tal bicho em vários lugares. Até em outros ambientes, como banheiro (gabinete e chão) e um ou outro perdido no segundo quarto que é usado como escritório.

    Após limpar o guarda-roupa todo e o quarto inteiro, aspirar colchão, limpar criado-mudo, varrer e passar pano, novamente voltei a vê-los passeando pelo ambiente.

    Comecei a pesquisar na internet e vi um site, pragas online onde o relato parecia ser o mesmo bicho que me incomodava, e que indicavam limpar tudo com água sanitária e aspirar os cantos e frestas dos armários. Fiz todo o procedimento de esvaziar o guarda-roupa e limpar ele todo com água sanitária pura e tbm aspirei os cantos e frestas. Não funcionou novamente, voltaram a aparecer, sempre aos poucos e depois em maiores quantidades. Isso, sem contar as paredes que sempre encontro um ou outro passeando por elas, e até na cama já peguei tbm, normalmente nas laterais, principalmente no lado da cabeceira que fica encostada na parede.

    Fui então na casa do inseticida e levei alguns “Félás” preso num pote de maionese e mostrei pra moça do balcão, ela me disse é bichinho de umidade. A moça falou, leva um Mata-Mofo profissional, (um produto acho que a base de amônia) e limpa tudo com ele, e nos cantos do armário onde o pano não chega, você borrifa com um spray, e depois borrifa K-Othrine pelo ambiente. Fiz a terceira limpeza no armário, com esse mata-mofo profissional, e aparentemente os bichos detestam o produto pq quando limpava uma prateleira, vc via alguns menores saindo das frestas em direção aonde não tinha sido limpo.

    Achei que estava indo no caminho certo e andei a limpar tudo com esse produto, e tbm a passar lisoform bruto puro para desinfetar um monte de coisa que ficava dentro de armário, joguei caixas de papelão fora, de sapatos tbm, alias encontrei muitos nos sapatos da minha esposa e olha que são muitos pares, que saco pra limpar todos, fiquei passando aspirador e espirrando o mata-mofo em todos os 3000 pares de sapatos… e tudo que não tinha muita utilidade sai jogando fora pra evitar de deixar o armário entulhado e de facilitar o bicho a se esconder e proliferar.

    Depois da limpeza do ambiente todo, apliquei o K-Othrine na parte externa do guarda-roupa, em toda a sua volta perto do teto, nas laterais do armário que são encostadas nas paredes laterais do quarto, e no rodapé do armário, pra evitar deles saírem de dentro do armário, ou se estivessem fora, de entrar novamente nele. Não quis aplicar dentro do armário com medo de contaminar as roupas ou objetos de uso com veneno. Apliquei tbm o veneno nos rodapés do quarto, e ao redor de portas e janelas.

    Parecia ter dado resultado por alguns poucos instantes de alegria, mas logo comecei a reparar um aqui, outro ali, e até mesmo onde tinha aplicado o K-othrine a poucas horas, lá estava o bicho passeando pelo local, logo pensei, esse bicho filho da puta é imortal, não é possível.

    Chamei duas dedetizadora pra analisar, e disseram ser bicho de umidade, perguntei o nome técnico, e não souberam dizer, apenas que teria que ser dedetizado a casa toda, com o mesmo inseticida pra insetos rasteiros, é um veneno genérico que serve pra matar todos os insetos, como baratas, pulgas… só que disseram que tem que ser aplicado onde o bicho aparece, ou seja passar nas paredes, armários, teto etc… . Ai já me desiludi, apartamento novinho, tenho medo de manchar as paredes ou estragar os armários por serem de MDF, é muito fácil de absorver os líquidos e inchar a madeira, além de ter o medo do veneno acabar entrando em contato com roupas e etc. Achei muito brutal o modo como tem de ser feito a desinsetização por pulverização, só de pulverizar o K-othrine já fiquei com medo pois molhava e escorria o produto até fazia poças no rodapé do armário, onde dava uma leve secada pra não correr o risco de inchar o piso laminado ou o próprio rodapé do armário.

    Depois de tudo que passei, um mês lutando pra exterminar os FDP, parece estar voltando a estaca a zero, eles estão voltando com bastante intensidade, esses miseráveis se procriam rápido mesmo.

    Agora estou estudando utilizar um dedetizador que vc mesmo aplica, chamado JIMO GAS Fumigante, ou JIMO Dedetizador ativado por água. Por formar uma névoa é fácil de se espalhar pelo ambiente alcançando todos os pontos do cômodo. Quando aplicado, tem que deixar a casa toda fechada sem ventilação por 8 horas. O primeiro tem a vantegem de ser barato (R$ 6,00-8,00), mas deixa cheiro e um pó branco que se espalha pelo local, que acredito ser o próprio veneno, esse vc abre a lata e põe fogo para o gás queimar e emanar o veneno pelo ambiente. O segundo é a base de água, que quando adicionado gera uma névoa de veneno igual ao primeiro, mas não deixa cheiro nem pó branco residual, porém é mais caro, por volta de R$ 20,00-25,00. Cada um desses produtos tem a mesma área de cobertura de 14m² ou 35m³. Pensei em por logo 2 no quarto onde eles aparecem mais, que tem área de 13m² e no restante da casa, por um por ambiente.
    Será que alguém já utilizou esse produto e se tem uma eficácia boa para os corrodencios. Se for que nem falaram que possui fase ovular, não sei se esse tipo de dedetização tem essa abrangência pra matar, ou só mata os adultos. Ai complica, pois provavelmente onde estão se procriando são locais que não tenho acesso pra limpar ou aplicar veneno, e gastar R$ 150,00 com esse produto pra não solucionar é complicado.

    Já estou cansado de tanto limpar, e não tem dado certo, lisoform, água sanintária, mata-mofo profissional, K-Othrine, nada resolveu, mofo com certeza não tem mais, agora resta saber pq que eles continuam a se proliferar.

    Meu e-mail para troca de experiências: andrepieri@hotmail.com

    Desculpem o texto enorme, mas isso é mole escrever perto do trabalho que tenho tido em busca de uma solução para o problema.

    Obrigado a quem se dispuser a ajudar

  104. ines disse:

    Olá!
    O que é pinho sol?
    Voces são do Brasil, eu sou de Portugal…
    Alguem pode ajudar a saber o que pinho sol
    Eu chego a conclusão que isto acontece quando mudamos de casa…
    Pois é o meu caso e de muita gente
    Continuo pesquisando…
    Obrigada

  105. Andre disse:

    Pinho Sol é um desinfetante aqui do Brasil, assim como agua sanitaria e o lisoform, serve para matar bacterias, fungos…

  106. Márcia disse:

    Sofro muiiiiiito com o mofo e o nojento bichinho do mofo “corrodencio”.

    Eu já havia tentado 1000 coisas, estava ficando neurótica e não aguentava mas limpar a casa e os objetos mofados.

    Segue dica que vem dando certo aqui em casa:

    1 – Comprei um desumidificador com capacidade de 120m3 que fica ligado direto, faço rodízio entre os ambientes (inclusive a cozinha), na primeira semana de uso tirei uns 20L de H2O.

    2 – Tenho 10 aparelhos “Mofim” espalhados pela casa ligados 24h, não coloquei dentro do guarda roupa porque tive medo, estão em locais distantes de objetos que possam pegar fogo.

    3 – Uso sachês com sílica dentro do garda roupa.

    4 – Estou conseguindo eliminar os bichinhos do mofo limpando o ambiente com pinho sol NÃO diluido em água e Funbac.

    O meu caso era tão crônico que até o meu sofá estava mofando, pois moro bem próximo da praia!!

    Espero ter ajudado.

  107. Letícia disse:

    Olá pessoal. Nao sei quantos de vocês ainda estão na busca da soluçao para esses bichinhos imortais. Acho que a maioria dos que passaram por aqui gostariam de saber a tal solução milagrosa que o Milton encontrou (relatada em um comentário acima). Depois de tentar mil coisas sem sucesso, resolvi seguir o caminho do Milton e tentar achar a fórmula mágica. Mas antes disso, resolvi achar o tal do Milton. Fiz uma pesquisa baseada no email de contato que ele deixou (algumas pessoas escreveram para ele, mas o email voltava). Pra encurtar a história, achei um Milton na internet que usava o mesmo e-mail, e a partir daí encontrei um outro e- mail de contato. O quê o desespero não faz com a pessoa, hein? Escrevi para ele e ele confirmou ser o tal Milton deste fórum, autorizou que eu divulgasse o novo email dele aqui e por fim disse que poderia me ajudar. Falou que entrava em contato mais tarde, pois estava entrando numa reunião. Só que ele náo respondeu mais. damas lá consegui achar as vim aqui para contar. Esperei por algum tempo e nada. Tenho tentando alguns produtos novos, com certo sucesso, e até pode ser o mesmo que ele usou. Mas como ele disse que fez uma mistura de produtos, ainda acho que ele aplicou algo diferente. Já que ele autorizou a divulgação do email, aqui vai: mjferrarezzi@gmail.com
    Talvez alguém de vocês tenha mais sucesso ao tentar falar com ele. Deixo aqui o meu email para o caso de alguém ter novidades a respeito da solução: leticiabs79@gmail.com

  108. Letícia disse:

    Agora que notei que tem uma frase perdida e sem sentido no meu texto acima. Por favor, desconsiderem-na.

  109. vanessa disse:

    ola,depois de quase 3 anos em que postei aqui sobre essas pragas me mudei de endereço 2 vezes,hoje moro num ap muito confortavel e sem mofo,porem essas imundicies vieram junto de mala e cuia,por mais que se limpe eles sempre voltam,embora hoje nao seja em grandes proporçoes eu ainda encontro eles no banheiro e no armario da cozinha e sinceramente cansei de lutar,aprendi a conviver com eles,nao sou mais neurotica e nao dou mais bola,deixo eles la,de vez em quando limpo a casa e os armarios,mas sei que eles voltam entao desencanei total,desisti,afff,tenho 2 crianças pequenas que ja tomam o meu tempo o dia todo e se eu for enlouquecer por causa do amavel corrodencio entao pode me internar…obrigada por me ajudarem

  110. Bárbara disse:

    Me deparei com esses bichinhos, quando fui limpar o guarda roupa. Tirei todas as roupas para lavar e limpei o guarda-roupa com lysoforme e passei na cada toda um pano no chão com k-othrine. Varro a casa e eles saem todos mortos, além de outros bichos que entram na casa. Por enquanto está dando resultado…daqui algumas semanas verei se realmente teve solução.

  111. Ellen disse:

    Gente eu moro há um ano e meio em uma casa que tem alguns focos de mofo no meu quarto e no banheiro deve ser infiltração,percebi esses bichinhos no teto do banheiro, e no meu quarto mais consegui controlar com butox, eles sumiram por meses, mais há alguns dias voltaram novamente e agora estão no teto do meu quarto, dessa vez vou tentar k-otherine,vamos ver o que acontece, ja perdi até a vontade de ficar limpando a casa =/
    se alguém quiser trocar experiência vou deixar meu e-mail: ellencarvalho38@yahoo.com.br

  112. Ellen disse:

    Tenho certeza que o problema é na casa, pois eles ficam mais nas paredes e meus móveis são novos,e dificilmente vejo eles nos móveis é móveis , é mais nas paredes mesmo.

  113. Alice disse:

    Olá pessoal

    Eu já percebi que este Blog é a maior fonte de pesquisa na internet até agora, para falar a respeito destes malditos bichinhos do morro, corrodêncio, ou seja lá que nome tiverem…

    Os que tem na minha casa, não são iguais ao da foto que aparece aqui no topo….são bem pretinhos (os adultos), e tem o corpo como uma bolinha gordinha e a cabeça como uma bolinha um pouco menor…..e são MICRO bem pequenos, perto de 1 milimetro mesmo. Possuem asas, e os filhoes são mão claros e ainda menores…tal como descreveu o André, acima, em 10 de dezembro de 2012. Inclusive quando tentamos matá-los eles correm rapidamente para alguma fresta….adoram os rodapés e cantos dos armários…o meu também é de MPD – desculpem o termo, mas eu apelidei de “Merda Da Porra” …rsrsrs ainda mais agora que descobri que os bichinhos acham apropriado para se esconderem…

    Eu me mudei para um apartamento há 7 meses (não é no litoral, é em SP mesmo)…e o mofo já tomou conta do meu guarda roupas, que é embutido. De cara, apareceram os bichinhos, e eu percebi por toda casa…e são imortais os filhos da mãe, não descobri como matá-los ainda!

    Eu chamei uma empresa especializada em mofo, e eles eliminaram o mofo da minha casa, “desinfecção e prevenção”, com garantia de 1 ano, vamos ver, parece que ficarei livre do mofo.

    Porém, os bichinhos ainda estão lá…na terça feira vai fazer quase 1 semana que eles foram, se os bichinhos não tiverem morrido, a empresa vai voltar para reforçar o serviço para que eles morram…o dono da empresa, disse que devem ser ainda os ovos que estavam lá…mas que logo devem sumir, eu volto aqui em breve pra contar pra vocês, espero que dê certo!

    …Lysoform bruto ou spray, cândida pura, pinho sol…inseticida que vende no mercado…Todos estes, eu já tentei, e não resolveu.

    Eu volto aqui para dar noticias.

    Meu e-mail: alicemaramoraes@gmail.com

    Boa sorte pra nós!!!! Eu estou ficando neurórica com esses bichos! :(

  114. Alice disse:

    Pessoal, vejam neste link do youtube

    São estes os malditos bichinhos!!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=4y0cF1UlqgQ

    Vou aguardar a conclusãoo dos serviços da empresa do mofo, e falou pra vocês!!!

  115. Alice disse:

    Olá pessoal!!! :D

    Uma pessoa entrou em contato comigo pelo e-mail que eu deixei aqui, e então eu me lembrei de vir aqui contar pra vocês a solução!!!! Foi o Paulo, vejam o que eu respondi pra ele:

    Oi Paulo, tudo bem?!!!

    Que ótimo que você me perguntou, eu tinha me esquecido de contar a minha experiência lá no Blog, farei isto! rsrs

    Olha só….Eu consegui eliminar SIMMM!!! Porém eu acredito que tenha sido única e exclusivamente, porque eu acabei com a fonte de alimento deles “o mofo e bolor”….

    Os bichinhos apareceram somente no meu quarto (e é um apartamento novo, tem 1 ano que moro lá).

    Eu sentia cheiro de mofo, e não sabia de onde vinha….Até que descobri. Em baixo de todas as gavetas do meu armário “novinho que tinha menos de 6 meses” …Armário embutido que eu mandei fazer…..estou te mandando uma foto das gavetas, para você ver o estado que ficou em menos de 6 meses!!! rsrsrs

    Eu chamei uma empresa que me prometeu ELIMINAR o mofo, e os bichinhos (com garantia) etc e tal….Porém eles só jogaram veneno e disseram ter “impermeabilizado” o guarda roupas por dentro… E depois que eu limpei o mofo, em 20 dias já estava voltando… :(

    O mofo, volta sempre…..Então quando começa a ficar aquela “suave nuvenzinha de mofo branquinha bem superficial”, eu já limpo imediatamente!

    E foi assim que eu acabei com os bichinhos…Nunca mais voltaram!

    A cada 15 dias, eu dou uma passada de pano em baixo das gavetas, não leva mais do que 15 minutos….Passo primeiro o pano seco, e depois com Lisoform, bem molhado mesmo pois o Lisoform desinfeta e é bom anti mofo…. Faço isto, para que nunca mais fique como na foto da gaveta que estou anexando pra você ver…rsrs

    Eu moro no térreo e chove bastante na parede de trás do meu guarda roupas do quarto e não bate muito sol pra secar…Eu comprei um impermeabilizante incolor, que é utilizado para piso de ardósea e passei 5 demãos na parede lá atrás…..Tenho “sachês de giz e silica” espalhados por todo guarda roupas, nas gavetas, e também aquele anti mofo “Secar”, que custa caro, já estou até desistindo de comprar… Isto, porque a umidade do meu quarto é sempre muito alta, então não tem muito o que fazer…

    No próximo verão eu vou passar verniz em baixo das vavetas….Vou tirar uma por uma e passar duas demãos de verniz, porque aí não absorve mais a umidade….Eu fiz isto numa sapateira de madeira e na tábua de passar roupas e deu certo ;) … Aí acho que vou diminuir a minha “limpeza quinzenal do mofo nas gavetas”…rsrs

    Outra coisa que funciona bem, que eu coloquei em 1 dos gaveteiros e ví resultado e vou colocar nos outros (atrás do gaveteiro no fundo das gavetas)…é o MOFIM…Um aparelinho elétrico, ele emite calor e pode ficar ligado direto quase não gasta energia e não vai incendiar a casa…rs…. Eu coloquei em 1 dos gaveteiro, e neste quase não forma mofo, muito menos do que nos outros….Então meu marido vai fazer uma ligação e vai passar 3 MOFIM por tras dos gaveteiros, vai fazer tipo uma extensão para colocar em todos; deve ficar bom…

    Então, concluindo (porque eu falei demais)…rs….De acordo com a minha experiência, os bichinhos só são eliminados quando não há mais alimento pra eles….”mofo e bolor”… Aí eles vão morrendo aos poucos , ou “deixando de procriar”… Você vai matando todos eles e pegando com os aspirador de pó….E vai ver que terá cada vez menos (tenha FÉ), até SUMIR! :D

    Ah!…Sempre que for lavar as roupas que não usa muito, que ficam um pouco mofadas depois de muito tempo sem usar, colocar meio copo de Lisoform junto com o amaciante quando for lavar…

    Espero ter ajudado! BOA SORTE!

    Alice.

  116. Fernanda disse:

    Bom, li alguns comentários. E nao achei nenhum parecido com o meu caso.
    vou relatar aqui a minha história. Meu apto fica no andar 21. Há mais ou menos uns 5 meses venho observando um bicho no meu banheiro. Até parece esse tal de corrodencio. Ele é bem frágil, nao tem sangue e chega até pular chegando perto dele. Já percebi em vários tamanho e na face adulta ele nao pula fica mais escuro e cascudinho. Tem ate uma manchinha branca perto da cabeça.
    Eu tive problemas com umidade aqui. Qdo de fato percebi o tamanho da gravidade estava estado na minha suite. Cheguei a jogar fora a cama box. (Parte de baixo do colchão) pq estava enfestado desse bicho. Mas na face adulta, cascudinho. Já detetizei. Passei sanitária pura. Aldrin, tudo q imaginar e nada de matar o danado.
    Amanha vou chamar o marceneiro pra tirar o closet do lugar. Pq já arranquei gabinete do banheiro, vedei a quina da porta d banheiro. ( ele sempre fica na soleira Do banheiro). Nao sei da onde sai essa praga. Minha vontade é de por fogo em tudo!, que raiva.

    Amanha vou passar botox pra ver se é bom.!,,

    Abracos
    Espero que acabe logo com isso,😡

  117. Fernanda disse:

    Tenho a foto. Nao sei como anexar aqui.

  118. Você pode mandar a foto para meu e-mail que eu anexo para você. gustavorobertux arroba gmail ponto com.

  119. Fernanda disse:

    Enviando

  120. tatiane disse:

    nao tem jeito

  121. tatiane disse:

    tive que sair de casa ,paguei caro a dedetizaçao e nao adianta aparece muito mas

  122. tatiane disse:

    como ja foi comentado eles se mudam com vc eu tambem tenho 2 crianças ,tento me acustumar com essas coisas.

  123. tatiane disse:

    ainda tenho esperança ,meu email;tatianepraxedes28@gmail.com

  124. Maria Luzia disse:

    Boa noite,
    Achei o blog pesquisando sobre esse maldito inseto.Esse infeliz apareceu na minha casa tem quase 2 meses, e aqui não tem problema de mofo, fiz muitas das coisas que li nesse blog, até uma dedetização super cara, duas vezes, e ele ainda aparece.Por causa da dedetização perdi os armários dos quartos, pois a pulverização do produto danificou os armários.Só sei de uma coisa.Eu não vou deixar que esse maldito bichinho tenho o poder da minha casa nas mãos dele.
    Se alguém aqui conseguiu eliminar, zerar, por favor me digam como ok.
    Boa sorte pra todos que com certeza estão sentindo o mesmo que eu.

  125. Claudia disse:

    Boa noite! São 2h49 e perdi o sono por causa desses bichinhos dos quais se tem falado há mais de 4 anos aqui. Já pesquisei muito e encontrei pouca informação, mas, felizmente cheguei a este blog, no qual, ao menos,posso fazer um pouco de terapia de grupo (achava que eu era a única que estava enlouquecendo com esses bichinhos!)
    A minha.história é parecida com muitas: fico paranóica limpando tudo com álcool, Veja, Cândida; já fiz duas dedetizações com a Dddrin (SBC), pego alguns com armadilhas de durex, aspiro paredes, irrito as pessoas que tendem a minimizar o problema… Nossa!
    Bem… Vou tentar o Pinho Sol, que foi muito citado, e estou pensando em algum desumidificador. Prometo contar o resultado! Obrigada por compartilharem tantas experiências!

  126. Claudia disse:

    Ah! E não recomendo o tratamento da Dddrin. O teto do apto ficou manchado, algumas placas do piso laminado incharam e os .bichinhos estão aqui, livres, leves e soltos. Sem contar o desgaste de ter que embalar todas as roupas e utensílios, ficar alguns dias sem poder entrar em casa e encontrá-la como se houvesse ocorrido uma enchente. Eles aplicam um produto chamado Piretrina, nas não encontrei para venda. Eles dão garantia de 3 meses, mas em 4 os bichos voltam.

  127. Raptauer disse:

    Estou fazendo um teste com naftalina, comprei 4 pacotes e espalhei pelo quarto com a maior infestação deles. Mas aspirei todos os visiveis e passei também o jimo cupim. As Naftalinas coloquei em todos os cantos possiveis, inclousive de armarios, gavetas, embaixo dos armarios e camas.

    Vamos ver o que acontece.

  128. Cristina Daniela disse:

    Boa tarde! Venho enfrentando uma árdua batalha a dois anos !!! Usei K-Othrine, dedetização, vinagre, cloro , cândida. Eles voltam em quantidade maior. Para piorar meu piso é laminado e na minha casa só bate o sol da manhã ! Nâo sei mais o que fazer

  129. Leticia disse:

    Claudia
    Já vi alguns sites no exterior recomendarem a piretrina no combate a esses bichinhos. Mas sempre em conjunto com outros inseticidas. A piretrina tem efeito residual curto, ela serve para desalojar os insetos. Por isso ela deve ser usada onde eles se escondem. Ela deve ser aplicada semanalmente ou até mais frequente se for preciso. Existe um produto que, em tese, está disponível no Brasil, mas nunca vi pra vender. Talvez tenha sido esse que usaram:
    http://www.bayeravesesuinos.com.br/scripts/pages/pt/produtos/biossegurana/aquapy/index.php

    Andei lendo pela internet que a naftalina pode afastar esses bichos de lugares fechados, como armários, por exemplo. Pode ser tóxica e o cheiro é ruim, mas como todo mundo aqui tá desesperado, resolvi compartilhar essa informação. Eu não tento porque tenho criança pequena em casa, senão arriscaria. O que fiz essa semana foi colocar cânfora nos armários, que tem um cheiro mais agradável. São pedrinhas brancas que você compra em farmácia, são bem baratinhas. Espalhei várias pelas prateleiras e gavetas… Vamos ver se funciona. Acho que não mata os bichos, mas se afastá-los dos armários já é um ganho.
    Quem tentar a naftalina ou a cânfora, por favor volte aqui para contar o resultado. Essa troca de experiências é muito importante se quisermos achar a solução!

  130. Leticia disse:

    Olá pessoal
    Como vocês, eu venho enfrentando esses bichinhos, no meu caso há anos. Ainda não fui sortuda como alguns aqui, ou seja, ainda estou na luta para me livrar deles.
    Com base no que está escrito aqui e em informações que pesquisei, sabemos que se trata de um inseto atraído pela umidade. Eles se alimentam principalmente de fungos (mofo), mas também de cereais , pólen , fragmento de insetos mortos . Há muitas famílias e espécies deste inseto, por isso alguns são pretinhos, outros marrom, meio transparente, com asas, sem asas.
    Apesar dessa diferença, baseado nos relatos anteriores, podemos identificar pontos em comum nos nossos apartamentos/casas:
    1) Algumas pessoas chegam aqui dizendo que sua casa/apartamento tem infiltração, muitas paredes mofadas, cheiro de mofo etc.
    2) E outras, na qual me incluo, não tem esse mofo aparente, mas eu acho que tem casas/aptos todos iguais: piso laminado, rodapé em MDF, muitos móveis em MDF/MDP EMBUTIDOS, e paredes pintadas com tinta acrílica fosca.
    Com base nisso, a minha sugestão é que, se você está lendo isso, gaste um tempinho para contar sobre o seu apartamento / casa. Tipo de piso, de rodapé, móveis e tipo de pintura. Já vimos que não há uma solução mágica para o problema e só a troca de informações vai nos ajudar.
    A minha casa é exatamente assim: Apartamento, primeiro andar, piso laminado nas áreas secas, rodapé de MDF, móveis EMBUTIDOS DE MDP, painéis de embutir TV e cabeceiras também de MDP, pintura acrílica fosca nas paredes e tetos. Moro em Curitiba, cidade bastante úmida. Encontro os bichos principalmente nos rodapés e nos sapatos, mas também nos armários, por enquanto em pouca quantidade, e alguns passeando pelas paredes e nos banheiros (no rejunte).
    Os poucos que relataram ter eliminado os bichos, mencionaram que tiveram que acabar com o mofo antes. Mas onde está esse mofo que não vejo? Pelo que o pessoal relatou, nos móveis e nas paredes. Desconfio também do piso laminado. Mesmo que a gente não veja, ele está lá, minúsculo, mas suficiente para servir de alimento para os bichinhos. Afinal, os insetos estão sempre onde há alimento e esconderijo.
    Alguns obtiveram sucesso impermeabilizando os móveis com verniz Mould Killer ou marítimo, principalmente as partes sem acabamento. Dê uma olhada nos seus móveis embutidos. Há várias partes escondidas sem acabamento. Eu notei que a presença dos bichos é muito menor nos meus móveis soltos da parede (não embutidos e por tanto longe da umidade das paredes).
    Essa semana, tirei um pedaço do meu rodapé de MDF para verificar. O rodapé não tinha acabamento na parte que encosta na parede. O mofo estava lá! Vou ter que trocá-lo por outro que seja feito que outro material. Existem alguns de EVA e também de poliestireno. Agora estou desconfiada do laminado… Também pretendo mudar a pintura. Veja, eu não tenho mofo aparente nas paredes e não preciso resolver problemas de infiltração. Talvez só uma pintura nova ajude, mas tem que ser de outro tipo. Vou tentar uma anti-mofo ou com acabamento brilhante ( não costumo ver insetos em paredes com esse acabamento).

  131. Leticia disse:

    NO que tange à dedetização, também já tentei várias. Engraçado que mata todo o resto dos insetos, menos esses malditos. Vou publicar algo separado sobre dedetização porque é bastante longo. Adianto que provavelmente estamos usando o princípio ativo errado. Chega de Deltametrina (Butox/ K-Othrine). A maioria tentou e não deu certo. Não sei o que eles usam nas dedetizadoras, mas aquels que contratei não revelam, apenas falam que é para insetos rasteiros em geral, e que mata todos eles. Sei…
    De qualquer maneira, estou em contato com mais uma dedetizadora e achei legal que o gerente não me prometeu um milagre. Disse que eu poderia resolver na base da limpeza com aspirador de pó e com a impermeabilização dos móveis. Segue o relato:
    “Acreditamos que você pode ter levado de uma casa para outra o foco de Psócidos através do guarda roupas, principalmente se ele for de madeira compensada, que possui uma característica de absorver mais umidade, inclusive das paredes. Ou ainda pode estar em livros, livros dentro de armários feitos de madeira compensada então é uma maravilha para estes insetos.

    Se esta for á realidade da sua casa, então recomendamos o seguinte:

    - Seja feita uma limpeza periódica em todo o armário, da seguinte forma: Esvaziar, desencostar o armário da parede, aspirando inclusive toda a parte de trás dele, limpar usando um lustra móveis ou cera para hidratar e impermeabilizar temporariamente as superfícies (com o tempo o procedimento deve ser repetido, principalmente na época mais chuvosa e úmida). A aspiração é muito importante, pois ajudará a eliminar ovos, ninfas e adultos;

    - Lavar ou sacudir as roupas na área externa e colocá-las ao sol;

    - Se houver livros ou papel dentro do armário, retirar todos eles, aspirar um por um e se possível colocar em outro local, preferencialmente ventilado e sem muita umidade;

    - O local do armário também é estratégico, ás vezes o simples fato de mudar o armário de local já pode ajudar muito.

    Mais do que isso, só vendo o local, se tivermos foto dos cômodos, pode ajudar a elucidar ainda mais o assunto e a estratégia de controle.

    Já tivemos experiência com infestação em residência com estes insetos e conseguimos controlar somente com aspirações e impermeabilizando os móveis com lustra móveis durante as limpezas.

    Ás intervenções químicas também podem ajudar neste controle, mas elas somente não refletirão em resultados esperados. Neste momento acredito que as ações descritas são as melhores para ajudá-la neste controle.”

    Bom pessoal, espero contar com a colaboração de todos que chegam aqui. Todos precisamos de ajuda. Eu estou na luta e ainda não tive tempo de testar tudo o que foi sugerido, pois trabalho fora e tenho filho pequeno. Então, conte como é a sua casa, onde os bichos estão, e volte aqui para contar se algo deu certo.

  132. Cristina Daniela disse:

    Leticia, bom dia !

    Fiz uma dedetização e o principio ativo foi Grupo químico de piretrinas e piretroides. Moro em um apto que não bate sol e meu piso é laminado.
    A dedetização amenizou o problema mas tenho aplicado frequentemente o Kotrine e Butox. Já estou me programando para efetuar a troca do piso laminado por porcelato.
    Vou fazer o procedimento que vc relatou e irei postando para todo o grupo.

  133. Ana disse:

    Pessoal, Estou em pânico com tudo que li aqui.
    Estou com uns bichinhos minusculos, ( tipo 1 mm ) na minha casa que já apareceram tempos atrás, a empresa de DDtização falou q era formiga fantasma, mas sinceramente, pelas minhas pesquisas não parece nada.
    A característica dele é bem essa que alguém colocou aqui do Psicoptera corrodens. Liposcelis.
    Eles são quase transparentes a vão escurecendo na medida que crescem. Da ultima vez que ddtizei eu tinha um problema de mofo na casa e eles estavam lá, resolvi o problema mas Agora eu vejo no banheiro. Minha casa não tem muita ventilação, por isso estou quase certa q é isso.
    Mas o pior problema não é esse. Estou me coçando toda! Não vejo na minha cama, mas tenho receio que estejam nas roupas de cama e etc.
    Por favor, alguém pode me dar uma ajuda mais objetiva do que posso fazer? obrigada. Podem mandar email: core.ana@hotmail.com

  134. Leticia disse:

    Olá Cláudia,
    Já é um consenso aqui que eles são atraídos por umidade e MDF/compensado (que retem muita umidade). O piso laminado é um compensado com uma camada de lâmina, e usa cola para a instalação. Alguns acham que os psócidos podem se alojar por baixo do laminado porque fica úmido, outros porque usa cola, que também atrai os malditos. Veja nesses links:

    https://www.facebook.com/www.dddrin.com.br/posts/463649983710030
    http://www.pragas.com.br/pragas/geral/piolho-de-livro.php

    Você realmente acha que eles podem estar no piso? Já teve evidências disso? Eu estou começando a achar que sim… NO meu caso, eles aparecem no rodapé, por cima, e vão pra baixo quando cutucados. O rodapé está embolorado por dentro. Mas quem olha de fora não vê. Pensei me trocar o rodapé por algo que não mofe, como os rodapés de poliestireno da Santa Luzia. Mas se o problema for no piso, não vai adiantar. Deixo meu e-mail aqui se quiser trocar um ideia a respeito do piso. Ou vamos nos falando por aqui.
    leticiabs79@gmail.com

  135. Cristina Daniela disse:

    Boa tarde Leticia!

    Estarei enviando para você um email com nome de inseticidas.

    Nâo sei se posso divulgar aqui estes nomes, ok

    abç

    Daniela

  136. Sandra disse:

    Pessoal, há vários anos tenho estes insuportáveis bichinhos em minha casa. Moro em uma cidade muito úmida e, por isso, fica difícil exterminar tal inseto. Já fiz inúmeras dedetizacoes e não resolveu. Já fiz várias limpezas e também não resolveu. Vou relatar o que amenizou o problema: a) passar verniz Mould Killer nas partes sem acabamento dos móveis; b) limpezas constantes de rodapés, armários e objetos; c) jogar fora papéis velhos que possam acumular mofo…digitalizei muita coisa para poder guardar apenas documentos essenciais. O mais importante, entretanto, foi o seguinte: quando eu fui limpar um determinado armário, tirei TUDO o que estava dentro, pois os bichos se escondem dentro das roupas, sapatos etc. Limpei o armário com lysoform. Antes se colocar roupas e sapatos de volta, lavei e passei tudo. O ideal eh fazer isso em todos os armários da casa mais ou menos ao mesmo tempo, para evitar q o armário limpo volte a ser infestado.

  137. Caroline disse:

    Olá! Pesquisando na net sobre o bicho minusculo que encontrei no meu apto achei esse post e li todos os comentarios. Percebi que as pessoas falam de bichos distintos do comentario original e acabei por identificar pessoas com o mesmo bicho do meu apto.
    E isso é muito bom pq eu nao estava encontrando quase nada sobre o assunto. Em julho de 2013 realizei uma mini reforma no meu apto para a chegada do bb. Coloquei papel de parede em 2 paredes do apto e coloquei mais 3 armarios embutidos nos quartos, e uma cabeceira na minha cama, Tudo de mdf. Em novembro de 2013 percebi 2 bichinhos beeeeeem pequeninos e proximos da tomada do meu quarto. Achei q fossem formigas. Em dezembro de 2013 fiquei fora por 1 semana e ado retornei a casa estava infestada de pequeninos bichinhos, minusculos, alguns Tao pequenos q parecem sujeirinha.
    Estavam em todos os lugares mas principalmente no meu quarto, cama, cabeceira, nos travesseiros, berço do meu bb, horrivel. Esperei passar o ano e logo no dia 2/1 liguei para diversas dedetizadoras, e a primeira que me retornou veio Realizar o serviço. Dedetizei o apto com spray e o gas. E os bichinhos sumiram por 1 semana. Liguei novamente para a dedetizadora, e mais uma vez o apto foi dedetizado, mas sem o gas por causa do bb. Passada uma semana os bichinhos retornaram. Liguei novamente na dedetizadora e o apto sera novamente dedetizado. Limpei o apto inteiro. Tudo! Lavei tudo o que podia. Embalei coisas q nao uso, joguei coisas fora, lavei, limpei, mas eles continuam aparecendo. Estou paranoica! Procuro os bichinhos de madrugada com uma lanterna! O Detalhe é que mudarei de apto em 1 mes e estou com muito medo de carrega-Los comigo. Nao levarei os colchoes e nenhum armario mdf mas se elea estao em todos os lugares – ate em embalagens de pasta de dente! – como fazer.
    Tentarei a limpei a com o pinho sol, pq ja limpei com todos os produtos citados. Lysoform e candida e Baygon, passados alguns minutos, isso minutos, os bichinhos transitam pelo local como se nao houvesse nada.
    Desculpem o desabafo, mas ninguem que convive comigo me entende, e aqui, estamos todos enfrentando a mesma situação.
    Obrigada!

  138. André disse:

    Já fazia um bom tempo que não passava pelo forum, e como tem várias pessoas mandando e-mail perguntando se obtive sucesso, então vou atualizar a todos com os procedimentos que realizei em casa.

    Vamos lá, se resolvi o problema, vou dizer que parcialmente!
    O inseto inicial que descobri, ficava na suite, dificilmente encontrava em outro lugar da casa. Descobri o porque de encontrar somente na suite, um dia como mutos, enfrentando a maratona de limpeza tentando exterminar os malditos, fui aspirar a cama, estilo box. Encontrei algumas vezes alguns pretinhos por lá, então resolvi aspirar todo ele. Ao virar a base da cama para cima, consegui ver através do tecido de revestimento uma sombra de um corrodencio andando por dentro, rasguei na hora o tecido TNT, e havia milhares de corrodencios. Na hora tirei o base da cama box do apartamento. Inicialmente eu tentei matar eles, jogando veneno SBP e Raid (contem como base piretroides e piretrinas) o que mata eles instantaneamente. Até ai o projeto era esse, joguei uns 6 frascos inteiros de veneno ao longo de uns 2 ou 3 dias e acompanhava até o dia seguinte se encontrava algum morto, até que não encontra-se mais nenhum. Até que funcionou, porém, resolvi reclamar no site reclame aqui contra a fábrica, pois nitidamente o inseto veio com a cama. Eles prontamente me atenderam e trocaram o conjunto todo por um novo.

    Antes do conjunto novo da cama chegar, já que havia eliminado o foco dos insetos, resolvi fazer a dedetização do apartamento todo. Comprei e apliquei o Jimo Gas Dedetizador Ativado por agua, e fiz o procedimento conforme o rótulo, deixei o apartamento fechado por 24 horas. Dá um trabalho imenso, pois tem que abrir todos os armários, retirar as gavetas e todo o conteudo de dentro, pro dedetizador poder penetrar em todo os cantos, e lacrar qualquer tipo de janela ou respiro pro veneno nao se dissipar antes do prazo. Após as 24 horas vem o pior, pois vem a parte da limpeza/arrumação de tudo. Roupas e utensílios de cozinha foram todos lavados pra descontaminar. É trampo viu galera.

    Por umas semanas fiquei aliviado, pois não encontrava um inseto sequer pelo apartamento, mesmo com aquela neura e olhar clínico procurando por eles. Mas depois comecei a reparar em uns insetos diferentes, que provavelmente via antes, mas achava que era os filhotes menores. Parece até filhote do corrodencio escurinho, pelo formato, mas tenho minhas duvidas se é o mesmo, pois este é mais bobinho, fica imóvel ou é mais lento que os escuros quando tenta matar, estes tem coloração castanho claro para médio, e também são menores que os escuros, na faixa de menos 1mm ou menos, e parece que fica nisso, não crescem mais, pois os mais escuros e rápidos, sumiram!

    Estes insetos clarinhos tem pelo prédio, pois encontro no corredor do prédio, e tem também no apartamento do vizinho de porta e de meu irmão que mora dois andares acima.

    Tenho convivido com estes mais pacificamente, pois aparecem em menor quantidade, são mais discretos e bobinhos que os outros. E acredito que mesmo após outra dedetização o problema não iria se resolver, pois como disse estão pelo prédio também.

    É isso galera, tentei, cheguei no meu limite e não consegui sucesso 100% mas cheguei em um nível que o convívio com eles se tornou menos preocupante. Só de saber que estes não andam pela minha cama já é um alívio e tanto. Alias pelo que comentam, são insetos inofensivos.

    Claro que ainda quando vou fazer limpeza da casa mantenho uma atenção maior para controle de mofo dos armários, aspiro frestas do piso e rodapé toda vez que limpo a casa. As vezes dou uma geral pelas parede e mato os que vejo pelo método dedão, e assim vou vivendo.

    Uma coisa que percebi foi a diminuição do mofo nos armários quando passei a deixar uma fresta das janelas abertas durante o dia, antes deixava tudo fechado pra evitar empoeirar a toa.

    Espero ter ajudado alguns colegas de sofrimento.

    Ps. Como alguém ai disse, vou informar sobre meu apartamento. É novo, primeiro dono, comprado na planta. Pisos nos quartos laminados c/ rodapés de MDF. Armários planejados de MDF/MDP. Paredes pintadas com Suvinil Acrilico Fosco. Apartamento quase inteiro com forro de gesso acartonado. Cama Box da marca Simmons.

    Valeu

  139. Rosemary disse:

    Caroline boa tarde,
    estou com o mesmo problema que o seu. …. inclusive com bebe recém nascido e nada resolve, quero mudar de apartamento e com medo de levar comigo também!!!
    parece uma formiga ou um piolho branco quando jovem e mais velho acinzentado, não sei se é o mesmo caso que o seu.

    Segue meu relato.
    em agosto de 2013 quando entrei de licença maternidade, descobri que o guarda-roupa de madeira que eu comprei estava infestado de bichinhos que parecem uma formiga, mas ao tentar matar, eles esfarelam; detetizei a casa duas vezes mas o problema são os ovos colocados, pois pela detetização, o rapaz disse que somente os vivos morreriam.
    me desfiz do guarda-roupa e de um monte de coisas, pois eles se desenvolvem em tudo – madeira, batente de porta, cortinas, abajour de tecido, tela de pintura.
    a construtora foi resolver o problema da umidade, mas não tem bolor minha casa, o problema é que trabalhamos fora e parece que a umidade é por falta de ventilação, por não ter ninguém para abrir a casa durante o dia.

    Estou desesperada, pois tenho uma criança de 7 meses em casa, após a ultima detetização achei que estava livre desta praga e agora vejo em bolsa de tecido, no abajour da minha filha, os bichos se reproduzindo novamente, no banheiro também tem e muito.

    quando pequenos são cinzas claro ao envelhecerem, vao escurecendo a cor, parece um piolho ou uma formiga, acho que os dois… andam rápido e se espalham com facilidade.

    Como acabar com umidade de banheiro? se tomamos banho e o ajulejo fica molhado, mas o banheiro é bem ventilado; no resto da casa não tem umidade de bolor nas paredes, apenas os moveis nos quartos ficam com bolor atrás deles, mas não na parede.

    Não sei mais o que fazer e nem sei se me expliquei direito – parece ser algum tipo de bicho de umidade e se reproduzem muito rápido, mas não sei o tipo.

    Me ajudem por favor, fico imensamente agradecida.

  140. tatiane disse:

    oi,estou novamente aqui para chorar com vcs,tambem nao tenho paz .meu marido acha que e bobeira .
    nao sei oque faço.Todo dia e um sofrimento ,mas estou tentando me acostumar com eles .tenho 2 filhos pequenos ,ate o meu filho de 5 anos pergunta pelos corrodencios.
    olha ,o que eu faço e colocar cloro ,e adianta um pouco ,limpar sempre . paz para todos nos.

  141. Daniela disse:

    É isso mesmo, esses bichinhos são uma praga aparecem por todos os lugares.os meus parecem que saem de trás do armário, não estou aguentando mais, será que alguém já obteve alguma solução? Ia dedetizar mais pelo que li nao vai adiantar muito, por favor me socoram….

  142. jaine disse:

    Minha casa tem mofo e as paredes estão úmidas sempre limpo com candida ou álcool nunca tinha visto esses minúsculos bichinhos mas hoje fiquei extremamente preocupada quando olhei nas paredes e vi aqueles montes de mini bichinhos eles são marrom bem clarinho quase transparente tive um ataque de choro pois morro de nojo de todo e qualquer bicho joguei veneno sbp limpei as paredes com candida pura e meio q me senti aliviada mas depois q li os comentários estou com medo pq muitos dizem q cada vez q limpa eles aparecem em dobro….o que fazer? Esses bichinhos devem fazer mal a saúde se são bichos de umidade e a umidade geralmente e acompanhada de mofo q faz muito mal a saúde esses bichos devem fazer mau tbm…

  143. gabriella disse:

    Estou com o mesmo problema e pior eles me picam, estou com o corpo cheio de caroços que coçam mt e minha filha de 6 meses tbm, não sei oque fazer, o teto e de forro de madeira e a casa e mt umida,o jeito vai ser mudar de casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>