Live CD Ubuntu não dá boot – Intel Desktop Board D845GVSR

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês a solução de um problema.

Na empresa onde trabalho, a uns anos atrás, adquirimos vários Intel Desktop Boards especificamente os D845GVSR .
Recentemente, fui instalar o Ubuntu 7.04 nessas máquinas, e me deparei com um problema, cujo qual muitas pessoas ao redor do mundo tiveram.

Quando foram instalar o Ubuntu nessas máquinas, simplesmente o live-cd não carregava, depois de você selecionar qualquer opção dele.

Após o boot, só uma mensagem de Loading …. piscando aparecia na tela e de lá não passava.

Pesquisei em vários fóruns do Ubuntu, e ninguém até o momento tinha conseguido resolver o problema, então parti para uma pesquisa insana, durante uns 3 dias.

Instalei outros linux, e neles o boot sempre funcionava normal, assim como o reconhecimento de vídeo. Nesse ponto eu já estava pensando que poderia ser um problema com o live-cd, só que o live-cd funcionou normal em outra máquina.

Bootei novamente, só que dessa vez resolvi procurar opções mais avançadas do CD do Ubuntu. a função live-expert não funcionou.

Fui experimentando os F5 F6 F7, quando vi alguma coisa relativo a VGA.

Lembrei dos tempos do Slackware, então resolvi tentar o seguinte, como eu conhecia o valor que eu queria colocar, e sabia dessas configurações abaixo :

# VESA framebuffer console @ 1024x768x256

# vga = 773

Fiz novamente o boot, apertei ESC, daí ele foi só para um linha de texto escrito

boot:

E nessa linha coloquei o seguinte :

boot : live vga=773

Para o meu espanto, a coisa funcionou normalmente, instalei normalmente, e ficou tudo funcionando em princípio.

Quando fui executar o meu primeiro boot após a instalação, percebi que ocorria a mesma tela preta do início, porém, ao alternar entre os terminais, ví que os serviços carregavam normalmente.

De repente, a tela funcionou normal, bem, pensei, essa tela preta só pode ter haver com o que o grub está carregando no início.

Então fui para /boot/grub/menu.lst e ao final da linha de carregamento, mais precisamente depois de splash, e inseri o valor vga=773

boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=UUID=a887c9df-288d-42c4-b031-a4c6d3ba2c43 ro quiet splash vga=773

Executei mais uma vez o boot, e tudo dessa vez ficou certo.

Bem, espero que possa ter ajudado muitas pessoas que já perderam a paciência com essas máquinas Intel, e dizer a elas que com um pouco de pesquisa tudo se resolve.

Abraços.